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Módulos

Durante todo o percurso do aluno no curso de Publicidade e Propaganda, vários desafios são propostos pelos temas pedagógicos que permeiam os módulos comuns e específicos. São eles que definem a estrutura das situações-problema e estudos de caso a serem desenvolvidos no Projeto Integrado de cada semestre.


Essa proposta, que já estava presente nos projetos anteriores do curso, mostra-se como um modelo vencedor, que sempre é revisitado para uma adaptação à realidade atual do mercado publicitário e às necessidades de formação do profissional egresso.


Com isso, fica claro o caráter transitório dos Projetos e dos temas pedagógicos, que não podem deixar de se adaptar à medida que as transformações sociais, econômicas e midiáticas modificam a área de conhecimento da Comunicação.


Na atual configuração, os temas pedagógicos são desenvolvidos para uma formação integral do aluno nos módulos de cada semestre (integração horizontal) e na sequência de temas e conceitos no decorrer do curso (integração vertical).


O primeiro período do curso se caracteriza pelos contatos iniciais do estudante com a realidade universitária, com as problemáticas da comunicação e da observação da linguagem publicitária. Por isso, os módulos se concentram em torno do tema pedagógico A Eficiência da Linguagem Publicitária - Publicidade de produtos e serviços no mercado brasileiro entre 1900 aos dias de hoje.


No segundo período, os grupos de alunos já têm condições de dar forma às suas primeiras ideias, pelos conhecimentos adquiridos até este momento, como as ferramentas para a produção de conteúdos publicitários, os estudos das possibilidades e características dos meios e veículos de comunicação. Por isso, o tema pedagógico se refere à produção de campanhas publicitárias sobre responsabilidade social, Sustentabilidade e Publicidade.


As questões de gestão, pesquisa e comportamento do consumidor fazem parte do terceiro período, cujo tema visa valorizar o empreendedorismo com ética e respeito às leis, pela proposta de planejamento de uma empresa na área de Publicidade e Propaganda. Com isso, a intenção é preparar o aluno para a realidade atual, em que pequenas agências são atores importantes no mercado publicitário regional. Tema: Ética e Gestão na Agência de Publicidade – Estudos de mercado: concepção, desenvolvimento e divulgação da agência de publicidade de atuação setorial (segmento de negócio) ou regional.


O quarto período traz, com o estudo de mercados específicos, o desafio do desenvolvimento de campanhas para produtos e públicos diferenciados. Por meio das ferramentas e dos novos meios (principalmente a internet), a preocupação com a criação e com a produção de mensagens se torna ainda maior, unindo os conhecimentos adquiridos até o momento e preparando o aluno para os próximos passos. Tema: A Comunicação de Marcas e Atletas na Web – Medalhas Digitais.


Mais uma vez, em conformidade com os desafios atuais do mercado publicitário, o tema do quinto período é a eficiência comunicação para o varejo. Pelo planejamento, da criação e da produção de campanhas, é essencial preparar o aluno para um mercado que aumenta a cada dia e emprega grande parte dos egressos dos cursos de Publicidade e Propaganda.


As outras ferramentas da comunicação, além da publicidade tradicional, são os temas do sexto período, pela promoção de vendas, do merchandising e dos eventos para a realização de campanhas para o mercado de moda. Com a realização do MetoFashion, evento já tradicional no curso de Publicidade e Propaganda da Metodista, os alunos conseguem desenvolver sua capacidade de criar campanhas com propostas inovadoras e valorizar a realização de trabalhos em grupo. Tema: Administração de Marcas através do Marketing Promocional – Metofashion.


No sétimo período, todo o conhecimento adquirido durante o curso é aplicado no desenvolvimento de campanhas de responsabilidade social, atualmente ligadas à saúde. Tema: A Comunicação Publicitária na Saúde. Por meio da inter-relação das áreas elencados no semestre, os alunos e alunas deverão apresentar, no final do período, uma campanha de comunicação publicitária, em seus aspectos de pesquisa, planejamento, criação, produção e mídia. A atividade publicitária no contexto das campanhas de saúde, como atividade de extensão, deve evidenciar o compromisso social dos envolvidos no processo, tanto dos clientes (empresas, Estado e organizações não governamentais) quanto dos publicitários, executores do processo.


O aluno pode optar pela monografia, que deverá ser desenvolvida no oitavo período. A elaboração, obrigatoriamente individual, do trabalho monográfico (qualificação) constitui requisito opcional aos alunos do Curso de Publicidade e Propaganda, da Universidade Metodista de São Paulo. A monografia consistirá em estudo aprofundado, em nível adequado à graduação sobre tema claramente vinculado à natureza do curso de Publicidade e Propaganda. Toda monografia terá conteúdo interdisciplinar, teórico e/ou técnico. O aluno continuará alocado em uma das agências da turma, devendo agregar o trabalho monográfico juntamente com suas atribuições dentro do Projeto Integrado.


A conclusão do curso, oitavo período, se dá num ambiente de simulação do mercado publicitário. Um cliente real apresenta uma proposta de comunicação para que os grupos entreguem uma campanha ideal. No mercado publicitário, dá-se a esse processo o nome de prospecção (prospect). No final do semestre, o cliente assiste às campanhas desenvolvidas pelos alunos e as classifica de acordo com o atendimento das suas expectativas. Isso faz com que o aluno esteja preparado para a competitividade do mercado.


Existe também a possibilidade, no último ano, do desenvolvimento de uma monografia individual, voltada aos alunos que pretendem estudar os processos comunicacionais de forma teórica. Sob orientação de professores doutores, essa opção prepara o aluno para os próximos passos da vida acadêmica e tem relação direta com as linhas de pesquisa desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade.


1º Período


Atividades complementares I – 40h/a


Ementa: Incentiva a participação dos alunos em atividades preferencialmente inseridas no contexto da temática do semestre, como cursos, palestras, capacitações, estágios, pesquisas, entre outras.


Comunicação integrada de marketing – um olhar em 360º - 120h


Ementa: Apresenta os conceitos de marketing, ambiente de marketing e marketing mix, demonstrando as suas relações com as ferramentas de comunicação. Visa, pois, a sua aplicação no alcance de objetivos estratégicos em campanhas 360 graus: propaganda off-line e on-line, promoções de vendas e de marca (bellow the line), merchandising, marketing direto, assessoria de imprensa e força de vendas. Oferece, neste âmbito, perspectivas gerais em relação ao processo de desenvolvimento de estratégias e táticas nas mensagens da comunicação integrada de marketing. Debate, ainda, as funções, os tipos de campanhas e os objetivos das peças a serem analisadas no Projeto Integrado do período.


Comunicação, mídias e narrativas – 120h/a


Ementa: Conceitua a redação, a argumentação e a linguagem. Discute de forma crítica os elementos ligados à leitura e à produção de textos por meio de narrativas midiáticas. Enfatiza, ainda, o uso da língua nacional para aprimorar os níveis de leitura e escrita dos alunos para assim torná-los mais críticos na observância dos diferentes gêneros textuais. Utiliza práticas de narrativas literárias para identificar de forma crítica os elementos da linguagem oral e escrita. Introduz também noções básicas de metodologia, com a apresentação da natureza da interrogação filosófica, sua identificação e especificidade frente a outros discursos, e da filosofia como atividade investigadora, crítica e criativa. Para isso, dá ênfase aos aspectos contemporâneos da ciência como articuladora do conhecimento.


Estudos das mídias - a difusão das mensagens – 120 h/a


Ementa: Apresenta a história crítica das mídias no Brasil e no mundo e as características dos meios de comunicação de massa pelo conhecimento dos grupos de comunicação e da mídia como negócio. Além disso, discute o poder da mídia na sociedade da informação e as diversas estratégias de veiculação de conteúdos publicitários nos meios tradicionais, alternativos, massivos e segmentados de comunicação. Visa, pois, possibilitar uma reflexão e uma compreensão das relações sociais, culturais, políticas e econômicas entre a mídia, o cidadão e o mercado.


2º Período

 

Atividades complementares II – 40h/a


Ementa: Incentiva a participação dos alunos em atividades preferencialmente inseridas no contexto da temática do semestre, como cursos, palestras, capacitações, estágios, pesquisas, entre outras.
Artes plásticas, fotografia e cinema – 120h/a

Ementa: Apresenta a história das artes plásticas, da fotografia e do cinema e sua interação com a história da publicidade, mostrando como o desenvolvimento tecnológico e das linguagens trouxe diferentes formas de expressão e possibilidades de mensagens. Demonstra as adaptações de recursos das artes plásticas, do cinema e de suas linguagens na persuasão de venda. No âmbito da fotografia, desenvolve o conhecimento das técnicas de registro, da operação de câmaras e acessórios tradicionais e digitais. Visa, ainda, demonstrar em laboratório a revelação, a ampliação, os princípios ópticos e químicos do processo fotográfico.


Teorias e processos da comunicação – 80h/a


Ementa: Apresenta os conceitos básicos das teorias da comunicação e das principais escolas, suas presenças no campo das ciências sociais e a compreensão das interações, influências e reflexos na sociedade. Discute a ciência como formuladora de problemas, seu papel e sua contraposição ao conhecimento popular. Além disso, analisa os estudos de recepção e audiência, as perspectivas culturais e a apresentação dos pensadores da comunicação no Brasil e na América Latina.


Eletivas de formação cidadã I – 40 h/a


Oficina de criação e informática na publicidade – 160 h/a


Ementa: Contempla a criação de peças para responsabilidade social em mídia impressa e eletrônica, incentivando a utilização de ideias inovadoras na criação publicitária. Apresenta as ferramentas proporcionadas pela informática para o desenvolvimento do conteúdo publicitário, além dos sistemas operacionais e dos programas de editoração eletrônica, de tratamento de imagens e de ilustração.

3º Período


Atividades complementares III – 40h/a


Ementa: Incentiva a participação dos alunos em atividades preferencialmente inseridas no contexto da temática do semestre, como cursos, palestras, capacitações, estágios, pesquisas, entre outras.

 

Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado – 120 h/a


Ementa: Apresenta os principais processos psicológicos que moldam o comportamento do consumidor, os fatores pessoais e sociogrupais, além da relação entre a personalidade e os diversos aspectos do consumo. Contempla a pesquisa em Comunicação Integrada compreendida em todo o processo, durante o qual se constrói a eficiência da mensagem publicitária. Discute, para isso, os tipos de metodologia e as abordagens da pesquisa mercadológica e desenvolve estudos teóricos e práticos.


Comunicação, arte e cultura – 80h/a


Ementa: Introduz os conceitos da estética e da arte, além das características da produção artístico-cultural do mundo ocidental no século XX, do moderno ao contemporâneo, com destaque para as vanguardas e o período pós-Segunda Guerra. Discute a arte, a cultura e os contextos sociais, políticos e ideológicos da sua produção. Apresenta, ainda, a arte como mercadoria, as formas de reprodução, o empreendimento coletivo e as questões de autoria.

Eletivas de formação cidadã II – 40h/a


Gestão, ética legislação e atendimento 120 h/a


Ementa: Apresenta o gerenciamento da agência de comunicação, os modelos de gestão e empreendedorismo. Contempla o atendimento publicitário, o fluxo de informações e a organização do trabalho, oferecendo técnicas de levantamento de briefing, de follow up e de apresentação. Discute ainda conceitos de ética, ética profissional, moral, legalidade, direito e responsabilidade social na publicidade.


4º Período


Atividades complementares IV 40 – h/a


Ementa: Incentiva a participação dos alunos em atividades preferencialmente inseridas no contexto da temática do semestre, como cursos, palestras, capacitações, estágios, pesquisas, entre outras.

Comunicação, história e sociedade – 120 h/a


Ementa: Apresenta o panorama histórico mundial do início do século XX, passando pelas duas guerras mundiais e pelo processo de bipolarização política e econômica do pós-guerra. Discute o papel da Europa e dos Estados Unidos no processo de integração econômica. Contempla, ainda, o fenômeno da globalização no terceiro mundo, em especial no Brasil e na América Latina, o surgimento do rádio e da televisão, os impactos desses veículos como formadores de opinião, o desenvolvimento dos meios de comunicação no Brasil e no mundo. Apresenta também a metodologia da pesquisa em comunicação e seus procedimentos na vida acadêmica.


Direção de arte, redação publicitária e produção gráfica – 120 h/a


Ementa: Desenvolve a percepção visual por meio de exercícios de desenho manual e digital, aplicando conceitos estéticos do universo publicitário. Apresenta também a comunicação persuasiva e os aspectos retóricos no desenvolvimento da mensagem. Incentiva o entendimento do briefing de criação e o trabalho da dupla de criação no desenvolvimento de conceitos criativos. Contempla ainda a evolução dos sistemas de composição, finalização e impressão para diversos meios de comunicação digitais e de impressos, a linguagem postscript e os novos formatos de fechamento de arquivos.


Marketing especializado e publicidade on-line -  120h/a


Ementa: Estuda as características e dinâmicas de mercados específicos, com seus componentes e conceitos. Desenvolve o planejamento estratégico de comunicação: posicionamento, determinação da audiência-alvo, objetivos e estratégias. Contempla as novas formas das ferramentas on-line e das ações virtuais como elementos fundamentais para a execução de campanhas publicitárias.

5º Período


Atividades complementares V – 40 h/a


Ementa: Incentiva a participação dos alunos em atividades preferencialmente inseridas no contexto da temática do semestre, como cursos, palestras, capacitações, estágios, pesquisas, entre outras.


Criação e produção para rádio, TV e WEB – 160h/a


Ementa: Desenvolve a criatividade publicitária na linguagem eletrônica. Analisa as suas peculiaridades com a introdução de conceitos e técnicas de comunicação, criação e produção. Apresenta as características da roteirização e da produção para rádio, televisão e internet.


Criação para o varejo – 120h/a


Ementa: Aborda os principais conceitos e técnicas de arte e redação publicitária, evidenciando sua aplicabilidade como instrumental básico na concepção, elaboração e adequação de peças para mídia impressa e eletrônica, em campanhas publicitárias de varejo. De acordo com a visão da dupla de criação (direção de arte e redação), orienta os alunos no desenvolvimento de campanhas publicitárias.


Planejamento estratégico informações de mercado – 120 h/a


Ementa: Apresenta a elaboração do briefing, o desenvolvimento e a análise de dados de pesquisas, além da articulação estratégica das informações por meio de diagnóstico, determinação de objetivos, delineamento dos targets e posicionamento de marca em comunicação. Incentiva a elaboração e a apresentação dos planos estratégicos e táticos de propaganda, de promoção de marca e de assessoria de imprensa. Fornece aos alunos os subsídios teóricos, em consonância com um instrumental prático, que os tornarão aptos para a análise e a elaboração de um projeto de Comunicação Integrada de Marketing.

 

6º Período


Atividades complementares VI – 40 h/a


Ementa: Incentiva a participação dos alunos em atividades preferencialmente inseridas no contexto da temática do semestre, como cursos, palestras, capacitações, estágios, pesquisas, entre outras.


Fotografia publicitária e tratamento de imagem – 120 h/a


Ementa: Apresenta a fotografia como linguagem, as técnicas empregadas para a construção de argumentos de vendas e estímulo ao consumo. Desenvolve a prática da fotografia externa e em estúdio, além de aspectos da produção e da seleção de modelos, a fotografia de produtos, a direção de arte e o trabalho do fotógrafo publicitário. Discute os processos analógicos e digitais, o briefing de produção, os orçamentos, os contratos e as questões de legislação (direito autoral e de uso da imagem). Contempla, ainda, o tratamento de imagens com as ferramentas da informática.

 

Planejamento de campanha e de mídia – 120 h/a


Ementa: Capacita o aluno a fazer o briefing, a coletar dados adicionais, a analisar a situação, a definir objetivos, audiência-alvo, posicionamento e estratégias de comunicação. Apresenta as técnicas de planejamento de mídia e a confecção do plano: elementos indispensáveis, instrumental necessário, informação básica, estratégias, programação de veículos e cronograma de veiculação, além de análise, negociação e planejamento de ações bellow the line.

Promoção de vendas, merchandising, eventos e marketing direto – 160 h/a


Ementa: Apresenta as ferramentas promocionais persuasivas, as ações de promoção de vendas numa campanha e suas formas de criação. Contempla, também, as ações de merchandising no ponto de venda, suas estratégias e desenvolvimento criativo. Discute os conceitos e práticas da comunicação dirigida e as ações de marketing direto e de relacionamento. Desenvolve, ainda, a promoção de marcas pela execução de eventos dentro das estratégias de comunicação planejadas.


7º Período


Atividades complementares VII – 40h/a


Ementa: Incentiva a participação dos alunos em atividades preferencialmente inseridas no contexto da temática do semestre, como cursos, palestras, capacitações, estágios, pesquisas, entre outras.


Comunicação publicitária na saúde – 400 h/a


Ementa: Evidencia o compromisso social dos profissionais envolvidos no processo, tanto os clientes (Estado e Organizações Não Governamentais) quanto os publicitários (executores). Desenvolve o planejamento, o desenvolvimento estratégico e a criação dos programas de comunicação em saúde, com fundamentação teórica e técnicas pertinentes para conhecer crenças, atitudes e preconceitos da audiência e, como resultado, informar, convencer, fortalecer e educar para promover assim a publicidade como ferramenta potencial para a participação popular. Realiza pesquisas descritivas junto ao público para conhecer suas percepções a respeito do problema da saúde, desenvolvendo estudos intensivos da eficiência dos meios de comunicação na divulgação de mensagens publicitárias em saúde, com fundamentação teórica e técnica das formas de planejamento, execução e divulgação das campanhas.

Início da elaboração de uma monografia sobre assunto pertinente ao curso, obedecendo a cronograma específico e encontros obrigatórios com seu orientador.

 

8º Período


Atividades complementares VIII – 40 h/a

Ementa: Incentiva a participação dos alunos em atividades preferencialmente inseridas no contexto da temática do semestre, como cursos, palestras, capacitações, estágios, pesquisas, entre outras.


TCC – Projetos experimentais e monografia – 400 h/a


Ementa: Compreende o planejamento, a criação, a veiculação e a produção em rádio, televisão, cinema e internet de uma campanha publicitária, integrando as áreas pertinentes à profissão do publicitário. Permite, assim, aliar teoria e prática, possibilitando ao aluno o exercício do aprendizado ao longo do curso.

O módulo TCC Projeto Experimental mostra para o aluno a realidade do mercado publicitário no sentido de como esse segmento se comporta diante da concorrência entre as agências de propaganda para a conquista de um determinado cliente.

O módulo TCC Monografia, após a qualificação ocorrida no 7º Semestre, orienta e acompanha o aluno na elaboração de uma monografia sobre assunto pertinente ao curso, obedecendo a cronograma específico e encontros obrigatórios com seu orientador.

TOTAL DE CARGA HORÁRIA: 3400


Comunicar erros

FERNANDO ALMEIDA - COORDENADOR
Fernando Ferreira
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