Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Psicologia / Sobre

Sobre o Curso

 inscricoes

 

A Psicologia deve ser entendida como estudo do comportamento, dos recursos e dos potenciais que todo indivíduo possui, e não apenas de patologias, fraquezas e distúrbios. Estudioso do comportamento humano por meio dos tempos, o psicólogo é aquele profissional com habilidade de levar as pessoas a analisar suas ações e a encontrar soluções para seus conflitos.

Mas esse trabalho não se dá apenas no campo pessoal. Além das áreas tradicionais, como o trabalho desenvolvido em clínicas, escolas, orientação vocacional ou em recursos humanos, o psicólogo atua também com grupos de trabalhadores em empresas e instituições públicas ou privadas, na área do esporte, nos hospitais, ONGs, na área ambiental e na ecologia humana, na justiça e no trânsito com o objetivo de prevenir doenças e promover a saúde individual e coletiva.

A formação em Psicologia oferecida pela Metodista, conforme Diretrizes Nacionais, apresenta duas ênfases: Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia da Saúde e Comunitária, que garantem um profissional sempre em busca de desenvolver indivíduos aptos a trabalhar nas diversas possibilidades de atuação. Além das ênfases indicadas, o curso possibilita também a atuação na área clínica e na educação.

Com duração de cinco anos, o curso oferece em sua matriz curricular Estágios Básicos (Observação de Bebês, Aspectos Psicossociais da Infância e Adolescência - ECA, Desenvolvimento de Adolescentes), desde o início do curso, e Estágios Profissionalizantes, nas áreas de Psicologia Clínica, Psicologia da Educação, Psicologia do Trabalho e Organizacional e Psicologia da Saúde e Comunitária, nos últimos anos da formação.

O curso possui tradição no meio acadêmico e um corpo docente composto predominantemente por professores titulados, vinculados a grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

O mercado de trabalho também confere reconhecimento ao curso, pois os alunos contam com constante oferta de estágios, bem como de vagas efetivas, desde os primeiros anos da formação.

Além disso, o curso obteve nota quatro no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE, tendo sido classificado entre os 15 melhores cursos de Psicologia do País.

Confira detalhes do curso neste vídeo abaixo:

 

O Profissional

O profissional da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho identifica as condições de promoção de saúde psicológica dos trabalhadores a partir da compreensão das relações entre indivíduo-trabalho-organização e do reconhecimento da interação entre saúde, qualidade de vida e produtividade. Prevê também atividades de desenvolvimento e acompanhamento de pessoal. Inclui ainda o diagnóstico da dinâmica organizacional, dos processos de trabalho e da inserção do indivíduo nesse contexto.

O profissional da área de Psicologia da Saúde e Comunitária observa as variáveis psicossociais nas instituições, grupos ou comunidades, realiza diagnóstico e planeja estratégias de intervenção nesse contexto, a partir do uso de técnicas e procedimentos psicológicos, com vistas às mudanças de comportamentos, atitudes e resolução de conflitos com foco na promoção da saúde e prevenção da doença de natureza psicológica.

 

Mercado de Trabalho

O profissional poderá trabalhar nos mais diversos segmentos em que atua o Psicólogo. Existem inúmeras possibilidades de atuação para o profissional liberal ou contratado de organizações e instituições do setor público ou privado: hospitais, órgãos judiciários, ONGs, instituições de ensino, empresas, entre outras.

A comunidade em geral é fonte de atuação, onde o profissional intervém na clínica, no trânsito, no meio ambiente e na ecologia humana, na qualidade de vida, na justiça, no esporte, no treinamento e no desenvolvimento de pessoas, na educação, na pesquisa, na habilitação, na formação e desenvolvimento de mão de obra para os vários setores empresariais ou institucionais.

Desenvolver programas em projetos sociais, hospitais, postos de saúde, instituições e organizações por meio de práticas diversas, como a psicoterapia, orientação e prevenção de saúde com famílias, crianças, jovens, adultos ou idosos, individualmente ou em grupo é outra possibilidade de atuação dos profissionais formados em Psicologia.

 

Relações Internacionais

A articulação entre o curso de Graduação em Psicologia e a Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (Mestrado) possibilitou um acordo de colaboração entre a Universidade Metodista de São Paulo e a Universidade do Algarve, na cidade do Faro, em Portugal. Essa parceria permite a mobilidade de professores e alunos, a realização de pesquisas conjuntas, conferências e eventos entre as universidades. Desse modo, o aluno, desde os primeiros contatos com a graduação em Psicologia, pode participar efetivamente dessa parceria.

São publicados artigos científicos de pesquisadores das duas universidades, bem como o livro "Psicologia da Saúde: teoria e pesquisa", com 20 capítulos distribuídos entre os professores do curso. A obra aborda temas voltados para adaptação e sofrimento, qualidade de vida, aspectos psicológicos associados a doenças crônicas, comportamentos de risco, toxicodependência e programas de prevenção, bem-estar subjetivo, bem-estar no trabalho e construção e validação de medidas.

Conheça a infraestrutura da Metodista:

Vídeo Institucional | Universidade Metodista de São Paulo from Metodista on Vimeo.

Comunicar erros

MARIANTONIA CHIPPARI - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

 

psicologia.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: