Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Psicologia / Notícias / Metodista lança selo dos 45 Anos do curso de Psicologia no Dia do Psicólogo

Metodista lança selo dos 45 Anos do curso de Psicologia no Dia do Psicólogo

Uma palestra foi realizada para discutir a trajetória e desafios da profissão

27/08/2016 18h15 - última modificação 02/09/2016 21h17

Uma palestra foi realizada para discutir a trajetória e desafios da profissão

Em celebração ao Dia do Psicólogo, a Universidade Metodista de São Paulo realizou às 9h deste sábado um bate-papo especial com Leila S. Cury Tardivo, Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo na Graduação e Pós-Graduação. O evento fez parte das comemorações dos 45 anos do curso de Psicologia da Metodista.

A professora Mariantonia Chippari, coordenadora de Psicologia, abriu a manhã com a apresentação da linha do tempo do curso. Ela ressaltou a importante colaboração de diversos docentes e funcionários que contribuíram na construção dessa trajetória de sucesso.

Também foi lançado o selo de 45 Anos do Curso de Psicologia, uma marca importante, que confirma a tradição e importância da Metodista na área. Mariantonia enfatiza "o compromisso do curso em garantir a democratização das decisões, respeitando a tradição, mas buscando sempre a inovação"

Para introduzir a professora Leila, Marília Martins Vizzotto, docente de Psicologia, fez uma breve fala a respeito de alguns desafios que a profissão está enfrentando atualmente. "Temos que pensar bem na formação do psicólogo, pois temos perdido muitas coisas da nossa área, como a avaliação psicológica", argumenta.

 A Psicologia como Ciência e Profissão no Brasil: Percurso e perspectivas

A palestrante deu início à sua fala agradecendo: "quero expressar meu sentimento de gratidão a vocês. Tenho vindo a muitos eventos e bancas, e fiz muitos amigos de verdade aqui. Acho importante também o reconhecimento do trabalho de qualidade que vocês fazem".

Em seguida, fez uma retrospectiva sobre a história da Psicologia no Brasil. Apesar de já ser praticada anteriormente no País, a profissão só foi regulamentada em 1962, e fomos os primeiros da América do Sul a fazer essa promulgação, segundo Leila.

Ela citou nomes importantes dos primeiros anos da Psicologia no Brasil, como Durval Marcondes, Arrigo Leonardo Angelini e Lourenço Filho, discutindo a importância que os primeiros profissionais tiveram e os desafios encontrados para que a profissão fosse reconhecida no País. "Muitos médicos apoiaram a regulamentação da profissão, mas também tivemos muitos profissionais contra", conta Leila.

Além disso, Leila conversou com os alunos e professores presentes a respeito da necessidade de fazer um trabalho responsável. "Existe um grupo de profissionais que lutam contra essa lei que proíbe testes, pois acreditamos que seja uma proibição muito mais ideológica do que científica, ou ética. O problema não está nos teste em si, mas em como são usados. Como posso tratar alguém sem avaliar antes?", questiona.

Ela ainda falou sobre a importância em exercer a profissão de maneira responsável. "Temos que fazer a avaliação do paciente levando em conta que ele é um indivíduo, pensando em seu contexto social e histórico", diz.

Um dos desafios que a profissão encontra, segundo Leila, é exatamente essa compreensão dos indivíduos em sofrimento, pensando no contexto social. "O psicólogo precisa fazer sua formação, mas como um ser inserido, que pense além dos muros, que pense na sociedade em que está inserido", finaliza.

Os 45 Anos de Psicologia da Metodista ainda reservam excelentes encontros. No próximo mês, a Universidade promove a 39ª Semana da Psicologia – 45 anos de história (1971 – 2016) Tradição e Inovação. Clique aqui para ver toda a programação.

Metodista lança selo dos 45 Anos do curso de Psicologia no Dia do Psicólogo

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,

MARIANTONIA CHIPPARI - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

 

psicologia.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: