Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Psicologia / Notícias / Aluna de Psicologia é eleita destaque em evento de análise criminal comportamental

Aluna de Psicologia é eleita destaque em evento de análise criminal comportamental

Bárbara expôs o trabalho desenvolvido em sua iniciação científica

11/10/2016 17h45 - última modificação 14/10/2016 18h31

Aluna de Psicologia é eleita destaque em evento de análise criminal comportamental (Foto: Arquivo pessoal)

Bárbara Pires Ribeiro, de 33 anos, aluna do 8° semestre de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo, foi eleita um dos destaques do III SIMPOCRIME (Simpósio de Criminal Profiling e Análise Criminal Comportamental), realizado no final de setembro em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, pelo IPEBJ (Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos).

O evento contou com diversas palestras, discussões e minicursos sobre temáticas como fatores psicopatológicos de comportamentos criminosos, hipnose forense e detecção de sinais de comportamento não-verbais. Vários estudantes apresentaram suas pesquisas, mas apenas dois trabalhos foram considerados destaques e receberam menção honrosa no evento, incluindo o estudo de Bárbara.

Ela apresentou o projeto “Eficácia do Uso do Perfil Criminal Geográfico em casos de homicídio: estudo piloto”, desenvolvido em sua iniciação científica e orientado pelo professor Antônio de Pádua Serafim. Bárbara explica que o projeto está muito ligado “à Psicologia Investigativa e ao perfil psicológico de criminosos, especialmente criminosos em série, área muito bem estudada, desenvolvida e praticada no exterior, mas ainda iniciante no Brasil”.

“A ideia do meu projeto é de que é possível traçar mapas de probabilidade baseados nos endereços dos locais dos crimes, que indicariam a área onde a residência do criminoso poderia estar, de acordo com teorias sobre a jornada criminal psicológica, em relação a jornada criminal geográfica de um agressor”, esclarece a aluna.

Para isso, foram utilizadas técnicas da Psicologia Investigativa e um software em três casos de homicídio em série brasileiros. Os resultados, segundo Bárbara, foram semelhantes aos encontrados no exterior e podem abrir caminhos para mais pesquisas na área, além de poderem aumentar a ligação entre a academia e as organizações policiais do País.

A ideia de trabalhar com essa temática surgiu de sua participação em um minicurso sobre Geografia do Crime, realizado no I Congresso Internacional de Psicologia Jurídica em João Pessoa. Mas foi sua experiência dentro da Universidade que a inspirou a trabalhar com pesquisa: “a Metodista, especialmente com o oferecimento de grupos de estudo e pesquisa, propicia um ambiente onde interessados em determinados assuntos podem se aprofundar neles. Esses grupos têm várias pessoas interessadas em desenvolver trabalhos e há ajuda mútua”.

Atualmente, Bárbara participa do grupo de estudo e pesquisa em “Neuropsicologia, Personalidade, Violência e Saúde Mental”, coordenado pelo professor Serafim, que é referência na área de Psicologia Forense. “Apesar desse campo ser pouco estudado no Brasil, tive a sorte de ter contato com ele através da Metodista, já que, se não fosse por isso, eu provavelmente não teria desenvolvido esse projeto”, declara.

A estudante planeja continuar trabalhando com pesquisa e considera essa premiação o primeiro passo para a construção de sua carreira na área. Além da menção honrosa, ela poderá transformar seu trabalho em artigo para ser publicado no BJFS (Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics). A publicação é a única revista na América Latina com essa temática. “Para quem faz pesquisa e quer seguir a área acadêmica como eu, publicações são essenciais em suas carreiras e me incentiva a continuar produzindo e levando o nome da Metodista para onde eu for”, conclui.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,

MARIANTONIA CHIPPARI - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

 

psicologia.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: