Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Psicologia / Notícias / 45 Anos de Psicologia: Respeito à tradição, sempre em busca de inovação

45 Anos de Psicologia: Respeito à tradição, sempre em busca de inovação

A coordenadora Mariantonia Chippari fala sobre a tradição, transformações e diferenciais do curso da Metodista

14/09/2016 13h45 - última modificação 14/09/2016 19h51

A coordenadora Mariantonia Chippari fala sobre a tradição, transformações e diferenciais do curso da Metodista

A graduação de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo está celebrando 45 anos de história em 2016. Ao longo dessa jornada, a graduação passou por diversas mudanças e reformulações e hoje possui tradição e um nome consolidado, graças aos esforços do corpo docente e da Universidade que trabalham para oferecer uma formação qualificada e em constante atualização.

Criação e Transformações

Criado em 1971, o curso da Metodista está entre os mais tradicionais do país, já que a profissão foi regulamentada poucos anos antes, em 1964. A princípio, ele integrou a Faculdade de Ciências Humanas e Letras, passando depois para a Faculdade de Ciências da Saúde, em seguida para a Faculdade de Psicologia e Fonoaudiologia e, posteriormente, foi integrado à Faculdade de Saúde. Atualmente, está inserido na Escola de Ciências Médicas e da Saúde, após a nova estrutura da Metodista ser aprovada pelo Conselho Universitário (CONSUN).

Segundo a coordenadora Mariantonia Chippari uma das mudanças mais significativas dos últimos anos aconteceu em 2000: “o curso passou por grande transformação, tendo em vista as Novas Diretrizes Curriculares de Psicologia no Brasil. A direção buscou assessoria externa para adaptação às novas diretrizes e a convidada foi a Professor Dra. Carolina M. Bori, referência nacional na Psicologia”.

À frente da graduação desde o ano passado, Mariantonia possui 30 anos de experiência na Metodista, onde vivenciou sua evolução. As melhorias realizadas sempre contaram com a coordenação do curso e corpo docente e discente, que participaram ativamente de debates e simpósios, incluindo a realização da Semana de Psicologia, dedicada à discussão deste tema.

45 Anos de História: Tradição e Inovação

A Semana de Psicologia deste ano inclui a celebração do aniversário e lançamento do selo de 45 anos do curso, data extremamente importante para a história da graduação. “45 anos de história permitem-nos celebrar certo nível de maturidade nos caminhos acadêmicos para fortalecimento da profissão de psicólogo no Brasil, especialmente em São Paulo e região do Grande ABC. Cada ex-aluno representa a seriedade, ética e compromisso e nossa contribuição para o desenvolvimento da profissão”, diz Mariantonia.

No entanto, a professora ressalta que o curso se mantém em constante atualização. “Não existe ciência consolidada. Em seu percurso de 45 anos, o curso de Psicologia preserva sua memória sem, contudo, desconsiderar o diálogo com a realidade social, regional e nacional, pois compreende que este é o caminho para o planejamento e a construção de sua perspectiva futura respeitando a tradição e sempre em busca da inovação”.

Isso se comprova mediante ao reconhecimento da formação que foi, mais uma vez, premiada com 4 estrelas do Guia do Estudante, que a classifica como muito boa. O Guia aponta também que a graduação da Metodista é uma das melhores do país na área. Essa avaliação é resultado de uma série de fatores, que fazem do curso um referencial da união entre teoria e prática.

Diferenciais

“Oferecemos diferentes possibilidades de prestação de serviços para a comunidade e empresas nas áreas da Psicologia Clínica, Psicologia Comunitária e Saúde, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia Escolar. Além disso, existe uma forte integração da graduação com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde e com as especializações Lato Sensu Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional e Psicopedagogia Clínica e Institucional”, ressalta Mariantonia.

Os alunos da Metodista têm a possibilidade de realizar estudos nas áreas de Bem-Estar no Trabalho e Psicologia do Esporte, que possibilitam mais condições de ingresso no mercado de trabalho. A internacionalização da Universidade e realização de eventos são outros fatores que colaboram na excelência do curso. “Os convênios internacionais com instituições de ensino superior celebrados com Portugal e Espanha visam o intercâmbio de docentes e discentes. Incentiva-se a participação de professores e alunos em eventos e congressos, bem como a publicação de trabalhos em periódicos externos e internos, como Psicólogo InFormação e Mudanças”, diz.

É compromisso da Metodista formar profissionais não apenas altamente competentes, mas também conscientes do papel social de sua formação. “A concepção do curso é norteada pelo desenvolvimento de uma postura ética, reflexiva e cidadã, comprometida com a qualidade de vida da população atendida, por meio de uma atuação utilizando instrumentos para estratégias diagnósticas e interventivas junto a grupos, indivíduos e instituições. [A graduação] articula teoria e prática prestando serviços e atendimentos à diversidade da demanda, especialmente a regional”.

Clique aqui e confira todos os eventos de comemoração dos 45 Anos de Psicologia da Metodista.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,

MARIANTONIA CHIPPARI - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

 

psicologia.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: