Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Psicologia / Módulos

Módulos

I PERÍODO

INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Carga Horária: 80
Ementa: estudo de diretrizes para a leitura, análise e interpretação dos textos. A importância da metodologia científica, objetivos e abrangência. Níveis de conhecimento. O método científico e as atitudes científicas. Noções gerais sobre a atividade de pesquisa. Subsídios metodológicos para a elaboração de trabalhos científicos dentro das normas vigentes. Conceito e utilização da estatística. Tipos de variáveis e suas classificações. Organização dos dados em formas de tabelas e gráficos. Medidas de posição dispersão e associação.

PROCESSOS PSICOLÓGICOS
Carga Horária: 160
Ementa: análise crítica do conhecimento psicológico: senso-comum versus ciência. A multi determinação do comportamento humano na discussão entre o inato e o aprendido, enfocando os processos psicológicos básicos: sensação, percepção, motivação e emoção; e os processos superiores: estados da consciência, memória, linguagem e pensamento. Ênfase na relação desses processos, nos exemplos práticos relativos à realidade do trabalho do psicólogo e na relação destes processos com a formação geral do psicólogo. Aborda os mecanismos biológicos da hereditariedade humana e discute a influência genética sob os processos psicológicos, sociais e culturais. Aspectos normais e patológicos desses processos e sua origem biológica. A divulgação do conhecimento científico através da análise de reportagens da mídia. Mecanismos biológicos da hereditariedade humana. Influência genética sob os processos psicológicos, sociais e culturais.

TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA
Carga Horária: 120
Ementa: a psicologia pré-científica. A diversidade teórica da psicologia resultante da adesão aos diferentes conjuntos de pressupostos. A ciência psicológica e sua diversificação em sistemas e seus principais marcos de construção. Condições históricas, sociais e culturais da construção da subjetividade. A psicologia no Brasil. Bases filosóficas da Psicologia, e os fundamentos epistemológicos das teorias psicológicas.

 

II PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Ementa: participação em atividades acadêmicas, científicas ou culturais (relacionadas ao tema do curso) a serem desenvolvidas, na Universidade Metodista ou fora dela, ao longo do curso de graduação.

COMPORTAMENTO SOCIAL
Carga Horária: 160
Ementa: o pensamento sociológico clássico e seu diálogo com o pensamento social e antropológico contemporâneo. História e fundamentos da Psicologia Social. Diferentes correntes na Psicologia Social e seus principais conceitos. A cognição social e as atitudes. O homem como produto bio psico-histórico-social: constituindo-se pela interação com o meio e com os demais seres humanos em um processo contínuo. Cultura, identidade cultural e alteridade. O compromisso social da Psicologia e sua dimensão ética. O psicólogo e seu compromisso profissional. A questão ética no exercício da profissão. O Código de Ética Profissional do Psicólogo e as resoluções pertinentes à prática profissional e científica.

ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO EM OBSERVAÇÃO PSICOLÓGICA
Carga Horária: 80
Ementa: a observação na ciência psicológica. Observação sistemática versus observação assistemática. Observação etológica, ecológica e experimental. O papel do observador. Registros observacionais. A importância da linguagem científica. O limiar de controle na observação. A observação e sua aplicabilidade: cuidados e dificuldades. A ética no trabalho observacional.

PRINCÍPIOS DE FISIOLOGIA, NEUROCIÊNCIA E COMPORTAMENTO
Carga Horária: 120
Ementa: conceitos básicos da fisiologia geral e endócrina e as bases para o entendimento das neurociências, enfatizando sua relação com o comportamento humano. O funcionamento normal e patológico do sistema nervoso. Introdução de conceitos fundamentais de farmacologia e os mecanismos de ação de fármacos no Sistema Nervoso Central. Os modelos experimentais e a terapia medicamentosa das principais psicopatologias. Conceitos básicos e as bases neurobiológicas da dependência à drogas e o mecanismos de ação das principais drogas de abuso bem como seus efeitos sobre o Organismo e o comportamento.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ
Carga Horária: 80
Ementa: dimensões biológicas, psicológicas e sociais do desenvolvimento humano. O crescimento e o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social do bebê e sua inserção na sociedade. As abordagens cognitiva, comportamental e psicanalítica. A relação pais-bebê, as primeiras interações sociais e afetivas e suas implicações para o desenvolvimento.


III PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Carga Horária: 20
Ementa: participação em atividades acadêmicas, científicas ou culturais (relacionadas ao tema do curso) a serem desenvolvidas, na Universidade Metodista ou fora dela, ao longo do curso de graduação.

DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO
Carga Horária: 120
Ementa: diagnóstico psicológico: das doenças físicas às doenças mentais. As abordagens psicodiagnósticas: médica, behaviorista, psicométrica, fenomenológica, humanista e psicanalítica. As etapas do processo psicodiagnóstico. A psicometria e as técnicas de exame psicológico: histórico, funções e construção dos instrumentos. A diversidade de instrumentos e procedimentos para investigação diagnóstica: tipos de testes, entrevistas e procedimentos clínicos. Ética e direitos humanos em avaliação psicológica. O diagnóstico psicológico nas áreas: de pesquisa, clínica, saúde, educação e jurídica.

ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO EM INSTITUIÇÕES DE ATENDIMENTO À CRIANÇA
Carga Horária: 80
Ementa: a Psicologia e as políticas públicas brasileiras: atendimento das demandas da infância e da juventude. O lugar da criança e do jovem na contemporaneidade. Práticas analíticas e institucionais em estudo de campo.

MÓDULO DE FORMAÇÃO CIDADÃ II
Carga Horária: 120
Ementa: aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio de temáticas, dentre as quais estão a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, os direitos humanos, a inclusão e a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir: Eixo Estético-somático relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano. Eixo de Conhecimento Compreensivo tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético. Eixo de Práticas Interativas objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico-práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania ações de extensão universitária.

PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
Carga Horária: 120
Ementa: evolução histórica da abordagem behaviorista: behaviorismo metodológico, mediacional e radical. Pressupostos filosóficos e metodológicos do behaviorismo radical. O Behaviorismo como modelo de seleção pelas consequências. O Método Experimental. A Análise Experimental do Comportamento como metodologia de estudo do comportamento em situação de laboratório. Princípios da Análise Experimental do Comportamento. Análise do Comportamento aplicada aos contextos sociais e clínicos.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Carga Horária: 120
Ementa: o desenvolvimento psicológico, cognitivo e afetivo da criança nas abordagens psicanalítica, cognitiva e comportamental. A importância das relações afetivas e sociais no desenvolvimento da criança. A perspectiva histórico-filosófica das principais concepções de ensino aprendizagem. A relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano. Teorias da Aprendizagem.


IV PERÍODO

APRENDIZAGEM E COGNIÇÃO
Carga Horária: 160
Ementa: fatores que interferem na aprendizagem e cognição: neuropsicológicos, sensoriais, afetivos e sociais. Análise experimental e aplicada do comportamento e da cognição. As técnicas de avaliação cognitiva, psicomotora e neuropsicológica dos processos de aprendizagem.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Carga Horária: 20
Ementa: participação em atividades acadêmicas, científicas ou culturais (relacionadas ao tema do curso) a serem desenvolvidas, na Universidade Metodista ou fora dela, ao longo do curso de graduação.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
Carga Horária: 80
Ementa: o desenvolvimento psicológico, cognitivo, afetivo e social do adolescente nas abordagens psicanalítica, cognitiva e comportamental. Aspectos biopsicossociais e culturais do desenvolvimento e da aprendizagem. O desenvolvimento dos papéis sociais e a construção da identidade pelo adolescente. A relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano. As teorias contemporâneas da aprendizagem. Teorias da Aprendizagem.

TEORIAS DA PERSONALIDADE
Carga Horária: 160
Ementa: a história do conceito de personalidade. Abordagem psicanalítica: estrutura e dinâmica. Origens e pressupostos básicos das escolas psicológicas de base humanista-existencialista e fenomenológica, seus principais autores e desdobramentos da perspectiva humanista na atualidade.


V PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Carga Horária: 20
Ementa: participação em atividades acadêmicas, científicas ou culturais (relacionadas ao tema do curso) a serem desenvolvidas, na Universidade Metodista ou fora dela, ao longo do curso de graduação.

AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE
Carga Horária: 120
Ementa: histórico da avaliação da personalidade. As técnicas de avaliação da personalidade na pesquisa e em diferentes contextos de atuação do psicólogo. Aspectos metodológicos e os desafios da cientificidade. Procedimentos e técnicas de investigação da personalidade: expressivas, projetivas (gráficas e temáticas). Inventários, escalas e questionários para a avaliação da personalidade.

GRUPO E RELAÇÕES SOCIAIS
Carga Horária: 120
Ementa: evolução do conceito de Grupo: sociológico e psicológico. Concepção Freudiana, Behaviorista, Lewiniana. Tipos de Grupo: Multidão, Bando, Agrupamento, Grupo Primário e Secundário. Histórico da Dinâmica de Grupo. O diagnóstico grupal: aplicações e limitações. Aplicações psicológicas, pedagógicas e terapêuticas da Dinâmica de Grupo. Atributos de um coordenador de grupos. Instrumentos de intervenção centrados no grupo e na tarefa: Grupo operativo. Grupos, Organizações e instituições. Psicologia Institucional: abordagem sócio histórica e psicanalítica. Relações humanas e teorias motivacionais.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADULTO E ENVELHECIMENTO
Carga Horária: 80
Ementa: o desenvolvimento psicológico, cognitivo e afetivo do adulto e do idoso nas abordagens: psicanalítica, fenomenológico-existencial e comportamental. Os papéis sociais desempenhados no contexto familiar, do trabalho, da educação, do lazer e nas demais relações. A morte e outras perdas como integrantes do ciclo vital. Atuação do psicólogo e os direitos do idoso, com ênfase na qualidade de vida.

PSICOLOGIA E DEFICIÊNCIA
Carga Horária: 120
Ementa: conceito de desenvolvimento atípico e de Deficiência. Desenvolvimento atípico: capacidades sensoriais, comportamentais, motoras, cognitivas, perceptivas e psicológicas e sociais. Deficiência e inclusão. Políticas públicas e deficiência. Atuação do psicólogo nas políticas de inclusão no contexto do trabalho e da educação.

PSICOPATOLOGIA
Carga Horária: 120
Ementa: aspectos históricos, evolução de conceitos e critérios de saúde e doença mental. Normalidade e anormalidade psíquica. Psicopatologia geral: alterações de funções psíquicas e os principais quadros psicopatológicos. Psicopatologia Fundamental e a sintomatologia do sofrimento psicológico. As categorias e classificações científicas dos transtornos mentais e suas implicações sociais, políticas, psicológicas e éticas.


VI PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Carga Horária: 20
Ementa: participação em atividades acadêmicas, científicas ou culturais (relacionadas ao tema do curso) a serem desenvolvidas, na Universidade Metodista ou fora dela, ao longo do curso de graduação.

INDIVÍDUO E TRABALHO
Carga Horária: 120
Ementa: o trabalho e a história humana. Evolução histórica da Psicologia Organizacional e do Trabalho. O papel da Psicologia na relação capital e trabalho. Atuação do psicólogo inter e multiprofissionalmente. Trabalho e identidade do indivíduo. Teorias de administração. Processos de trabalho, a análise do seu contexto e perspectivas. Motivação, significado e vínculos do indivíduo com o trabalho. As relações de trabalho na contemporaneidade. Psicodinâmica do trabalho. Saúde do trabalhador. Situação de trabalho.

PSICOLOGIA DA SAÚDE E COMUNITÁRIA
Carga Horária: 120
Ementa: conceito de promoção, manutenção da saúde, prevenção e tratamento das doenças. Paradigmas que norteiam o trabalho do psicólogo como agente promotor da saúde e de prevenção de doenças psicológicas no âmbito institucional e comunitário. O papel do psicólogo e de atuação na Psicologia da Saúde no âmbito institucional e comunitário. A importância dos aspectos psicológicos nos processos epidemiológicos das doenças, nas diferentes especialidades. A equipe multiprofissional e interprofissional.

PSICOLOGIA EDUCACIONAL E ESCOLAR
Carga Horária: 120
Ementa: as contribuições da Psicologia ao estudo dos fenômenos educativos e sua evolução ao longo da história. Psicologia Escolar Crítica e a promoção de saúde. As relações entre desenvolvimento psicológico, aprendizagem e educação. O desenvolvimento da linguagem escrita e sua importância para a inserção cultural e para o desenvolvimento do pensamento humano. O funcionamento, as leis e as concepções que regem o sistema educacional brasileiro. A produção do fracasso escolar e os problemas de escolarização. As avaliações e os diagnósticos de queixas escolares e de necessidades educativas especiais para o planejamento de alternativas de atuação psicológica ou interdisciplinares. As possibilidades de atuação do psicólogo nas políticas públicas de educação e na construção de uma educação de qualidade para todos.

TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS
Carga Horária: 160
Ementa: teorias e técnicas psicoterápicas nas abordagens: psicanalítica, analítico-comportamental, humanista, fenomenológica e existencial. A técnica psicoterápica em diferentes faixas etárias. Principais estratégias para o tratamento de transtornos mentais. 

 

VII PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Carga Horária: 20
Ementa: participação em atividades acadêmicas, científicas ou culturais (relacionadas ao tema do curso) a serem desenvolvidas, na Universidade Metodista ou fora dela, ao longo do curso de graduação.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR E DA EDUCAÇÃO I
Carga Horária: 120
Ementa: o objeto de estudo da Psicologia Escolar e Educacional. O papel e a função do estagiário e do psicólogo nos processos educativos como fator de humanização, autonomização e desenvolvimento da capacidade crítica e atuação cidadã. A postura ética do estagiário e do profissional que atua em instituições educativas. A escola, a ética e o social. Os canais de comunicação. Relações e dinamismos para a difusão do conhecimento. O processo ensino-aprendizagem integrando fatores cognitivos e afetivo-emocionais, conjugando família, escola e comunidade. As práticas metodológicas sistematizadas e o trabalho interdisciplinar.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TRIAGEM E PSICODIAGNÓSTICO I
Carga Horária: 100
Ementa: aplicação de técnicas e procedimentos psicológicos no acolhimento. A escuta psicológica e encaminhamento da demanda no processo de triagem e plantão psicológico. Postura ética e conduta do psicólogo na atuação de avaliação psicológica em triagem e psicodiagnóstico.

INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS FOCAIS
Carga Horária: 100
Ementa: a História e os desenvolvimentos atuais na teoria e prática do aconselhamento psicológico. Diferentes perspectivas teóricas do aconselhamento. O aconselhamento Rogeriano. O aconselhamento psicológico na perspectiva fenomenológica existencial. Plantão Psicológico. Psicoterapia breve, prática de orientação vocacional. Coaching, mentoring e aconselhamento de carreira.

MÉTODOS E PESQUISA EM PSICOLOGIA
Carga Horária: 160
Ementa: a importância da pesquisa na ciência psicológica. Atitude científica. Tipos de pesquisa, instrumentos de coleta de dados e aplicação. Análise de conteúdo verbal. Considerações éticas na pesquisa. Etapas do planejamento do projeto de pesquisa: seleção do tema, formulação do problema, levantamento de hipóteses, objetivos, variáveis, revisão da literatura, recursos metodológicos e teste piloto. Tabulação, análise descritiva e inferencial dos dados.

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Carga Horária: 100
Ementa: cultura e mudança organizacional. Comportamento Organizacional. Liderança, influência social e poder. Grupos e equipes de trabalho. Aprendizagem, desempenho e competências no ambiente de trabalho.


VIII PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Carga Horária: 20
Ementa: participação em atividades acadêmicas, científicas ou culturais (relacionadas ao tema do curso) a serem desenvolvidas, na Universidade Metodista ou fora dela, ao longo do curso de graduação.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR E DA EDUCAÇÃO II
Carga Horária: 120
Ementa: possibilidades de atuação profissional junto aos grupos. A prática do psicólogo em instituições educacionais. A postura e as condições éticas e técnicas para atuação em psicologia escolar e educacional. As relações institucionais e suas relações com os processos de desenvolvimento e aprendizagem. O psicólogo e o estagiário de Psicologia escolar como mediadores e facilitadores nos processos de construção do conhecimento e de promoção de saúde e qualidade de vida. A construção da identidade profissional de psicólogo. A atuação do estagiário nas instituições educacionais e no trabalho interdisciplinar.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TRIAGEM E PSICODIAGNÓSTICO II
Carga Horária: 100
Ementa: aplicação de técnicas e procedimentos psicológicos no acolhimento. A escuta psicológica e encaminhamento da demanda no processo de triagem e plantão psicológico. Postura ética e conduta do psicólogo na atuação de avaliação psicológica em triagem e psicodiagnóstico.

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Carga Horária: 40
Ementa: orientações teóricas, metodológicas, técnicas e éticas para a elaboração e execução do trabalho de conclusão. Apresentação pública do Trabalho de Conclusão de Curso elaborado e executado pelo aluno. Orientações quanto às normas da ABNT para a elaboração e apresentação de trabalhos científicos em psicologia.

PSICOLOGIA E PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS
Carga Horária: 160
Ementa: o processo de diagnóstico e intervenção organizacional: planejamento, desenvolvimento e aplicação e avaliação. O campo de atuação do psicólogo nas organizações e na gestão de pessoas. Atração, retenção e manutenção de pessoal.


IX PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Carga Horária: 20
Ementa: participação em atividades acadêmicas, científicas ou culturais (relacionadas ao tema do curso) a serem desenvolvidas, na Universidade Metodista ou fora dela, ao longo do curso de graduação.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA I
Carga Horária: 100
Ementa: aplicação de métodos, procedimentos e técnicas psicoterápicas no atendimento, individual ou grupal, da criança, adolescente, adulto e família, nos aspectos preventivos e terapêuticos. Aspectos éticos da conduta profissional para o atendimento clínico.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE E COMUNITÁRIA I
Carga Horária: 120
Ementa: a Psicologia Comunitária e da saúde no Brasil. A intervenção psicológica na instituição, nos grupos, em comunidades e nas situações de crise. Aspectos éticos presentes nas intervenções e no contrato profissional.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO I
Carga Horária: 120
Ementa: leitura e compreensão das relações entre o homem e o trabalho, da cultura e da dinâmica Organizacional. Prática de análise diagnóstica em instituições de trabalho. Elaboração das hipóteses diagnósticas e devolutiva. A ética do psicólogo e seu papel de agente de transformação e mudança nas instituições e Organizações.

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS
Carga Horária: 80
Ementa: teorias, metodologias, técnicas e práticas psicológicas frente aos paradigmas do homem contemporâneo na prevenção e promoção da saúde. Apresentação e defesa de Trabalhos de Conclusão de Curso.


X PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Carga Horária: 20
Ementa: participação em atividades acadêmicas, científicas ou culturais (relacionadas ao tema do curso) a serem desenvolvidas, na Universidade Metodista ou fora dela, ao longo do curso de graduação.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA II
Carga Horária: 100
Ementa: aplicação de métodos, procedimentos e técnicas psicoterápicas no atendimento, individual ou grupal, da criança, adolescente, adulto e família, nos aspectos preventivos e terapêuticos.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE E COMUNITÁRIA II
Carga Horária: 120
Ementa: a Psicologia Comunitária e da saúde no Brasil. A intervenção psicológica na instituição, nos grupos, em comunidades e nas situações de crise. Aspectos éticos presentes nas intervenções e no contrato profissional.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO II
Carga Horária: 120
Ementa: leitura e compreensão das relações entre o homem e o trabalho, da cultura e da dinâmica Organizacional. Prática de análise diagnóstica em instituições de trabalho. Elaboração das hipóteses diagnósticas e devolutiva. A ética do psicólogo e seu papel de agente de transformação e mudança nas instituições e Organizações.

Comunicar erros

MARIANTONIA CHIPPARI - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

 

psicologia.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: