Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Psicologia / Estágios

Estágios

O Estágio Curricular para formação em Psicologia na Metodista é uma introdução à vida profissional, de forma tutelada pelo curso, na figura do professor – supervisor. É um momento privilegiado de articulação entre teoria e prática.

Os alunos realizam os estágios obrigatórios da graduação por meio do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Atendimento em Psicologia – NEPAP dentro da Policlínica Metodista e em diversos locais externos. O NEPAP é uma unidade do curso da Faculdade da Saúde, responsável pela realização de estágios e atendimento à comunidade. Articula-se com o Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde, e aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, favorecendo a educação continuada. Deste modo, enfatiza a promoção da saúde em diversos âmbitos.

Os alunos realizam os estágios curriculares no NEPAP nas áreas de: (1) Psicologia Organizacional e do Trabalho; (2) Psicologia da Saúde e Comunitária; (3) Psicologia Escolar e Psicologia Clínica. A Policlínica Metodista apresenta uma nova concepção no atendimento integrado ao cliente, que reúne em um único espaço serviços de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, além de exames laboratoriais, orientação farmacêutica e avaliação física. Os estágios na graduação em Psicologia da Metodista têm como finalidade:

1 – Promover a saúde psicológica da comunidade, por meio do desenvolvimento de habilidade e competências para a leitura diagnóstica individual, grupal e institucional, bem como para a utilização das terapêuticas adequadas;

2 – Coordenar, acompanhar e intervir em processos psicológicos individuais, grupais e institucionais;

3 – Implementar a formação do aluno, consolidando práticas epistemológicas e metodologicamente fundamentadas;

4 – Integrar as atividades de monitoria, pesquisa e participação em eventos científicos; e,

5 – Promover, por meio da interlocução com a Pós-graduação, a inserção do curso nos programas de fomento à pesquisa.

Além disso, O NEPAP busca levar o aluno da graduação de Psicologia a:

1 – Atuar em equipes inter e multiprofissionais nos processos e nos fenômenos psicológicos presentes na realidade atual.

2 – Observar, identificar, diagnosticar e intervir, realizando orientação ou aconselhamento ou psicoterapia, nos níveis individual, grupal, institucional e organizacional, norteados por abordagens psicológicas.

3 – Interligar as atividades desenvolvidas nos diversos âmbitos da formação básica e profissional

4 – Articular a produção técnico-científica de docentes e discentes.

5 – Elaborar laudos, projetos de pesquisa e relatórios científicos, subsidiados pelas exigências científico-metodológicas.

Todos os estágios realizados pelos alunos do curso são supervisionados por professores supervisores com reconhecida experiência na área. Os alunos são supervisionados semanalmente. Na supervisão ocorre o relato de todos os acontecimentos que houve durante a realização do estágio. A atuação dos estagiários em todas as áreas é pautada e regulamentada a partir do Código de Ética profissional do psicólogo.

O curso de Psicologia conta com uma Comissão de Ética, constituída por um grupo de docentes, cuja finalidade é discutir e orientar alunos, estagiários, professores, supervisores e funcionários no que se refere ao desenvolvimento da atitude ética perante a ação do psicólogo.  Oferecemos aos alunos estágios extracurriculares na área de Orientação Vocacional e Planejamento de Carreira e Psicoterapia Breve.

A partir do 7º semestre, os alunos realizam os estágios curriculares obrigatórios:

Triagem e Plantão Psicológico e Estágio de Psicologia Escolar (realizados no 7º período)

Psicodiagnóstico e Psicologia Escolar (realizados no 8º período)

Psicologia Clínica I e Psicologia Organizacional e do Trabalho I (realizados no 9º Período)

Psicologia da Saúde e Comunitária I; Psicologia Clínica II; Psicologia Organizacional e do Trabalho II; e Psicologia da Saúde e Comunitária II (realizados no 10º período)

 Dentre os estágios acima, o estágio de Triagem e Plantão Psicológico, Psicodiagnóstico e Psicologia Clínica, Orientação Vocacional e Planejamento de Carreira e Psicoterapia Breve são realizados na Policlínica, no Núcleo de Psicologia no Campus Rudge Ramos. Os demais estágios são desenvolvidos em espaços fora da Universidade, ou seja, em instituições ou organizações conveniadas ou em parceria com a Universidade Metodista.  Entretanto, algumas instituições não possuem vinculo colaborativo, de convênio ou de parceria com nossa Universidade. No Núcleo de Psicologia da Policlínica os estagiários atendem a comunidade que procura ajuda psicológica sejam crianças, adolescentes, adultos, indivíduos de terceira idade, famílias e casais.

 Nossa Equipe


A Policlínica conta com a atuação de uma equipe multiprofissional constituída por Psicólogo, Fisioterapeuta, Nutricionista, Educador Físico, Biomédico e Psicopedagogo.

Parcerias Externas


O Curso mantém parcerias diversificadas com a finalidade de proporcionar, ao aluno, locais para a realização de seus estágios e o atendimento da comunidade externa, marcando a inserção regional de nosso curso. Os estágios em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia da Saúde e Comunitária e Psicologia Escolar são realizados em instituições ou organizações parcerias das mais diferenciadas naturezas. Caso um empresa / instituição tenha interesse em estabelecer uma parceria oficial conosco, basta proceder da maneira descrita abaixo para que o acordo de cooperação seja estabelecido.
 

Acordo de Cooperação (AC)

 

É um documento exigido por lei, pelo qual a Instituição de Ensino (representada pela Reitoria da Universidade Metodista de São Paulo) e a Unidade Concedente (representada pelo Diretor/Presidente da empresa) celebram entre si um convênio de cooperação técnico-educacional.

O AC estabelece condições e prazo de validade para a Unidade Concedente ofertar vagas de estágio e para a Instituição de Ensino ofertar candidatos às vagas. É de total interesse e responsabilidade da Unidade Concedente, caso ainda não possua um AC com a Instituição de Ensino, entrar em contato com a Reitoria da Universidade Metodista de São Paulo para firmar tal convênio (preferencialmente antes de ofertar as vagas de estágio). Uma vez firmado, o AC funcionará como uma espécie de "documento guarda-chuva", sob o qual todos os Termos de Compromisso encaminhados pela Unidade Concedente, envolvendo qualquer uma das Faculdades da Universidade Metodista de São Paulo, estarão "cobertos" e poderão ser assinados.

Não cabe ao estagiário ou ainda à coordenação de estágios a responsabilidade pela obtenção da assinatura do AC, uma vez que não são suas competências. Por isso, a Unidade Concedente deverá evitar encaminhar à Coordenação de Estágios um AC junto a um Termo de Compromisso para assinatura, visto que a assinatura de um Termo de Compromisso depende da existência prévia de um AC firmado entre a Unidade Concedente e a Instituição de Ensino. No caso disso ocorrer, a Unidade Concedente deverá estar ciente de que a Coordenação de Estágios poderá auxiliar no processo, dando seqüência aos trâmites internos, pleiteando a assinatura do AC junto à Reitoria da Universidade Metodista de São Paulo antes de assinar o Termo de Compromisso. Por serem processos independentes, cada qual sujeito às suas próprias regras, o tempo para assinatura de um Termo de Compromisso poderá exceder ao indicado no regulamento.

Outras dúvidas da Unidade Concedente sobre o AC podem ser esclarecidas diretamente com o Departamento Jurídico da Universidade Metodista de São Paulo, pelo telefone (11) 4366-5531, durante horário comercial. Em se tratando de Estágio sob a mediação do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios) ou outro centro de integração, toda a documentação, inclusive o AC, deverá ser encaminhada diretamente à Coordenação de Estágios. Acesse todos os formulários necessários para o seu estágio no site da Central de Estágios.

Acesse todos os formulários necessários para o seu estágio no site da Central de Estágios

Comunicar erros

MARIANTONIA CHIPPARI - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

 

psicologia.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X