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Criatividade é o grande combustível para avançar em multimídia, ensina o Colletivo

21/05/2015 20h35 - última modificação 21/05/2015 20h36

Pode parecer paradoxal, mas a expansão sobre mercados totalmente ignorados pelos sócios foi a estratégia com que o Estúdio Colletivo de Design contou para crescer. Na contramão do que faz a maioria de empresas estreantes e mesmo veteranas – de reforçar a presença na expertise --, os diretores da agência multimídia preferiram apostar apenas na criatividade. E ter o mundo como limite.

Foi essa percepção que vitaminou os negócios, a ponto de o Colletivo ter saído de uma pequena sala alugada com sofá, computador e sem qualquer portfólio para projetar-se em sede própria com cerca de 40 funcionários hoje e três linhas de negócios, tudo em uma década. “Tentamos fazer coisas bonitas desesperadamente, mesmo que isso não agrade ninguém”, fala com irreverência a única mulher da sociedade, Vanessa Queiroz, que criou a empresa em 2003 com três colegas da faculdade de Design Digital, Marcelo Roncatti, Fabio Couto e David Bergamasco.

“A ideia da comunicação muda e com ela as estratégias. Saímos da ilustração de mesa para sites e vídeos e chegamos ao fenômeno das redes sociais. Mas sempre demos ênfase ao conteúdo”, descreve Fabio Couto, que participou com parte da equipe dia 19 de maio da 7ª edição do Multicom – A Multimídia na Comunicação, promovido pelo curso de Produção Multimídia da Universidade Metodista de São Paulo.

“Não sabemos, mas aceitamos”     

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Foto Carla Orneas/Agicom

Atender encomendas de clientes fora do core-business inicial que era produzir desenhos para identidade visual foi o que forneceu combustível para os jovens diretores do Estúdio Colletivo, onde hoje atuam quatro ex-alunos da Metodista. A passagem da identidade visual para ilustração, motion (vídeos), design gráfico (para web), vinhetas de filme e publicidade e propaganda, entre outros, teve obviamente muita dose de entrega pessoal, mas também de encarar desafios.

“Em 2005 recebemos uma ligação da agência Tracylocke dos Estados Unidos para desenvolver toda a identidade da campanha do refrigerante Mountain Dew Summer. Disse que iria retornar a ligação e desliguei. Não acreditei no que tinha ouvido ao telefone. Nunca tínhamos feito embalagem de lata, casa itinerante e até grafite. Os rapazes disseram para recusar. Liguei de volta e afirmei que aceitaríamos...”, contou aos risos Vanessa Queiroz, colocando na época todos numa corrida desenfreada atrás de profissionais experientes na área que pudessem ajudar. O contrato vitorioso rendeu PDV (ponto de venda), posters e adesivos do refrigerante no inverno e nos jogos de verão de 2006.

Tentar sempre encontrar algo escondido no fundo do cérebro foi e ainda é o mote do Colletivo para abraçar projetos novos e desconhecidos. A partir de 2006 foi possível mudar para um prédio maior, aumentar a equipe para nove pessoas e abrir o leque de negócios. São hoje várias vertentes: o Estúdio Colletivo desenvolvendo design e ilustração; a Moonstro, que monta estratégia, conteúdo, mídia e monitoramento de redes sociais; e o Battle Lab, como é chamado o laboratório de tecnologia de onde brotam hotsites, aplicativos, games e projetos interativos.

Receita tradicional     

Apesar da aparente rebeldia em seguir as regras do jogo tradicional, Vanessa tem uma receita clássica a dar para quem pensa em montar o próprio negócio: dinheiro para investir, informação para evoluir, conhecimento e perspectivas do segmento, reserva de recursos (para o dinheiro que você não vai ganhar, segundo ela) e tempo para crescer, o que é essencial para o amadurecimento da empresa.

Entre outros trabalhos, o Colletivo e a Moonstro desenvolveram a campanha online do filme Tim Maia, do conteúdo às ilustrações que auxiliaram na divulgação do filme. Também fizeram a gestão das redes sociais de Hemlock Grove, série original da Netflix. Outra ação foi para a Adidas Originals e a revista Sneakers BR, para as quais desenvolveram ilustração de capa e matéria do novo modelo RunDMC, além dos adesivos em homenagem (foto 1). A modernização visual do cartão Itaucard 2.0, ilustrações de embalagens da Pepsi Max para o mercado asiático e vinhetas para a Paramount Comedy Italy foram outros trabalhos.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
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