Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Processos Gerenciais - A Distância / Notícias / MEC reconhece curso de Processos Gerenciais EAD

MEC reconhece curso de Processos Gerenciais EAD

No final de maio o curso EAD recebeu nota máxima 5 do MEC

03/07/2015 18h10 - última modificação 21/07/2015 12h47

O curso de Processos Gerenciais da Universidade Metodista de São Paulo acaba de ser oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação. Portaria 499 de 1º de julho de 2015 atesta a legalidade da graduação como Curso Superior de Tecnologia na modalidade EAD (Ensino a Distância), representando a segunda láurea em menos de dois meses. Em maio último o curso já havia sido contemplado com a nota máxima 5 do MEC.

A portaria de reconhecimento é assinada pela secretária de Regulação e Supervisão de Educação Superior, Marta Wendel Abramo, e foi saudada pela coordenadora do curso, professora Rosana de Almeida, e pelo diretor da Faculdade de Gestão e Serviços, Fulvio Cristofoli, como grande conquista da Metodista.

O tecnólogo em Processos Gerenciais atua como gestor interno de empresas de qualquer porte ou como gestor do próprio negócio (empreendedor), desenvolvendo projetos e estratégias de mercado sempre com foco em inovação. Com 1.920 horas/aula e estrutura modular de 4 semestres, o curso possibilita ao aluno contato com tecnologias atuais que levam ao desenvolvimento de competências para adequá-las e utilizá-las nas empresas. As aulas contam com recursos audiovisuais e de multimídia, além de laboratórios de informática para prática e contato com novas tecnologias de gestão.

“A portaria comprova a qualidade dos nossos cursos de tecnologia e é o reconhecimento de que fizemos excelente trabalho, tanto na administração quanto na parte pedagógica com os docentes", diz professor Fulvio. “A visita do MEC e a publicação da portaria coroam um trabalho de muita colaboração e participação de todos: direção, coordenação, professores e alunos. Buscaremos a continuidade da qualidade e da inovação do curso”, acrescenta a coordenadora Rosana de Almeida.

Grade curricular “excelente”

Para receber nota 5 do MEC, o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais passou por visita de avaliação entre 8 e 11 de abril passado. Mecanismos de interação entre docentes, tutores e estudantes, material didático institucional de qualidade e conteúdos curriculares foram os principais pontos sublinhados no relatório de avaliação. A estrutura curricular foi considerada “excelente” nos quesitos flexibilidade, interdisciplinaridade, compatibilidade da carga horária total e articulação da teoria com a prática.

Experiência profissional do corpo docente foi outro conceito nota 5, pois levou em conta que pelo menos 70% dos professores têm atuação na área de no mínimo cinco anos. Quanto à experiência fora no magistério, todos possuem mais de cinco anos e alguns ainda atuam no mercado, o que foi sublinhado como ponto positivo pelo governo, pois agrega a vivência dos docentes aos conteúdos ministrados. Outro ponto alto do relatório do MEC foi a bibliografia básica, complementar e periódicos especializados do curso.
Certificação intermediária

O curso de Tecnologia em Processos Gerenciais teve início no 2º semestre de 2007. Desde 2009, quando formou a primeira turma, já colocou cerca de 500 tecnólogos no mercado. Oferece 210 vagas anuais para os mais de 30 Polos de Apoio Presenciais, sendo 150 para o primeiro semestre e 60 para o segundo. O regime acadêmico é seriado semestral por módulos, com certificação intermediária e matrícula por módulos. O tempo de integralização mínima do curso é de quatro semestres.

O MEC fundamenta suas avaliações em dados do Núcleo Docente Estruturante (NDE), Comissão Própria de Avaliação (CPA), titulação de docentes e atividades discentes. Também há visitas in loco às instalações, que no caso do curso EAD é o campus Rudge Ramos. Foi citado que, além de estúdios específicos para cursos de EAD, são utilizados outros do curso de Comunicação, auditórios, instalações sanitárias, área de convivência, sala de professores, NDE e os espaços destinados aos professores auxiliares para acesso à plataforma.

A Universidade Metodista de São Paulo foi autorizada a ofertar cursos superiores a distância pela portaria nº 4.386, de 15 de dezembro de 2005, publicada no DOU em 19/12/2005.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,

ROSANA DE ALMEIDA

rosana.jpg

Minicurrículo


Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: