Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Ciências da Religião / Processo Seletivo / 2sem/2014 / Edital de seleção discente - 2º semestre de 2014

Edital de seleção discente - 2º semestre de 2014

Confira a versão em PDF


UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO – METODISTA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE
(MESTRADO E DOUTORADO)
ANO ACADÊMICO DE 2014 – 2º SEMESTRE


I – Da Inscrição

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo – METODISTA faz saber que se encontram abertas as inscrições para o preenchimento de 11 vagas no Mestrado e 7 vagas no Doutorado, nas seguintes Áreas de Concentração:

Área de Concentração I- Linguagens da Religião
Linhas de Pesquisa:

  • Literatura e Religião no Mundo Bíblico
  • Teologias das Religiões e Cultura


Área de Concentração II - Religião, Sociedade e Cultura
Linhas de Pesquisa:

  • Religião e Dinâmicas Socioculturais
  • Religião e Dinâmicas Psicossociais e Pedagógicas


As inscrições serão feitas na Central de Relacionamentos, de 05 de maio a 11 de julho de 2014, das 8h às 21h30, de segunda a sexta-feira, mediante entrega da seguinte documentação:

a) 1 Foto 3x4;
b) Cadastro de Pessoa Física (CPF) – 1 cópia;
c) Cédula de Identidade ou Carteira de identidade da OAB e para estrangeiros RNE – 1 cópia;
d) Comprovante de Pagamento de Taxa de Inscrição, no valor de R$ 95,00 (Noventa e Cinco Reais)
e) Curriculum Vitae;
f) Diploma de Graduação, devidamente registrado (para inscrição no Mestrado) ou diploma de Mestrado, devidamente registrado (para inscrição no Doutorado) – 1 cópia autenticada.
Diploma obtido no exterior deverá estar revalidado/reconhecido no Brasil, conforme legislação pertinente;
g) Histórico Escolar – 1 cópia autenticada.
Histórico Escolar do exterior deverá estar autenticado pela autoridade consular brasileira no país de origem da documentação e com a tradução registrada;
h) Exemplares de Produção Científica, como relatórios de pesquisa, artigos e, no caso do Doutorado, cópia da dissertação de Mestrado;
i) Projeto de Pesquisa que pretende desenvolver com vistas à futura dissertação ou tese (informações no Anexo B); 1 cópia
j) Ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada. Formulário disponível no link: (http://portal.metodista.br/stricto/ficha-de-inscricao/ficha_de_inscricao_2/view)

Poderão inscrever-se diplomados na Área das Ciências Humanas. Os casos extraordinários serão examinados pela Comissão de Seleção.

Os candidatos residentes fora de São Paulo poderão inscrever-se por correspondência registrada, via Sedex ou por procuração, cujo modelo encontra-se disponível no link: http://portal.metodista.br/stricto/modelo-de-procuracao/modelo-de-procuracao/view, e o boleto referente à taxa de inscrição será enviado ao candidato após o recebimento de sua documentação, pelo e-mail disponibilizado na “Ficha de Inscrição”, com prazo para seu pagamento.

Nos casos de inscrição por correspondência registrada, somente serão considerados inscritos os candidatos cuja documentação e pagamento estejam regularizados no prazo de inscrição.

Local de envio dos documentos de inscrição: Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação – sala 303, 3º andar, Edifício Capa, Rua Planalto, 106 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP – CEP: 09640-060.


II – Da Seleção

O processo seletivo realizar-se-á em duas fases. A primeira destina-se ao exame dos projetos de pesquisa, a segunda aos exames de conteúdos, às provas de línguas estrangeiras e entrevistas. Candidatos reprovados na primeira fase, não serão convocados para a segunda.

Primeira Fase:
Realizar-se-á de 14 e 15 de julho e consta das seguintes etapas: Avaliação dos Projetos de Pesquisa.
a) Divulgação da lista de aprovados[as] na Primeira Fase.

A lista dos nomes dos candidatos classificados será afixada na Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação e disponibilizada na home page da Universidade Metodista de São Paulo: www.metodista.br, no dia 16 de julho de 2014.

Segunda Fase:
Realizar-se-á de 21 a 24 de julho e consta das seguintes etapas:
a) Prova escrita;
b) Exame de proficiência em uma língua estrangeira para candidatos ao mestrado e duas para o Doutorado, dentre os seguintes idiomas: inglês, francês, alemão e espanhol. Alunos estrangeiros poderão fazer o exame de proficiência em língua materna, desde que integre as opções oferecidas. Candidatos para a Linha de Pesquisa de Literatura e Religião no Mundo Bíblico deverão submeter-se a exame de grego e hebraico;
c) Avaliação do Curriculum Lattes;
d) Entrevista.

As etapas acima descritas serão realizadas na Universidade Metodista de São Paulo – Campus Rudge Ramos – Av. Planalto, 106 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo/SP, de acordo com a seguinte programação/cronograma:


Dia 21 de julho, segunda-feira das 9h às 12h
Exame de conteúdos conforme a Área de Concentração escolhida, de acordo com a bibliografia anexa.

Dia 21 de julho, segunda-feira, das 14h às 17h
Exame de Proficiência em língua estrangeira

Dia 22 de julho, terça-feira, das 9h às 12h
Exame de proficiência em língua(s) estrangeira(s). (Destina-se a candidatos ao doutorado que necessitam comprovar proficiência numa segunda língua estrangeira)

Dia 22 de julho, terça-feira, das 14h às 17h
Exames de proficiência em línguas bíblicas: grego e hebraico – para candidatos/as à Linha de Pesquisa de Literatura e Religião no Mundo Bíblico

Dia 23 de julho, quarta-feira, das 9h às 18h
Entrevistas de candidatos ao Mestrado e Doutorado.  


Terceira Fase:

Dia 25 de julho de 2014, sexta-feira.

Divulgação dos resultados. A lista dos nomes dos candidatos classificados será afixada na Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação e disponibilizada na home page da METODISTA: www.metodista.br
Matrículas: 28 a 31 de julho de 2014 das 8h às 19h

Na realização da prova escrita, o candidato entrará no local da aplicação dos testes somente com objetos necessários a sua realização: caneta, lápis e borracha. Portanto, durante a realização da prova escrita não será permitida a consulta a materiais como livros, artigos, anotações e outros materiais. Também será proibido o uso de calculadoras ou similares e apare-lhos de comunicação, tais como pagers, telefones celulares, intercomunicadores, agendas eletrônicas, equipamento eletrônicos, entre outros.

Na realização do exame de proficiência, o candidato poderá adentrar ao recinto portando um dicionário monolíngue ou bilíngue da língua em que realizará a prova, que será de sua exclusiva consulta.

Entrevista

Horário e local da entrevista serão divulgados no primeiro dia da segunda fase dos exames.

No ato da entrevista, os candidatos deverão apresentar documento de identidade. A ausência do candidato no dia, local e hora designada para a realização da entrevista será considerada como desistência.

A Entrevista consiste da arguição sobre o Projeto de Pesquisa, sobre o Curriculum Vitae do candidato e suas publicações. Aborda também as expectativas em relação ao Curso e ao futuro profissional do candidato.

A Critério da Comissão de Processo Seletivo o número de vagas poderá ser ampliado ou remanejado entre os níveis de ensino do programa, de acordo com a disponibilidade de vagas dos docentes/orientadores do Programa.


Proficiência em Língua Estrangeira

Dos candidatos estrangeiros será requerido, além da(s) língua(s) exigidas pelo Programa, o Exame de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-BRAS). Este exame é realizado sempre nos meses de abril e outubro e o certificado tem validade nacional.

Dos alunos da Linha de Pesquisa de Bíblia, serão exigidos também exames nas línguas bíblicas (Grego e Hebraico).

Os candidatos admitidos no Programa que apresentarem insuficiência no conhecimento de língua estrangeira, ou de língua bíblica, poderão submeter-se a novos exames, no prazo máximo de 01 (um) ano, a contar da data do início das atividades acadêmicas, segundo o planejamento feito pelo Colegiado do Programa.

Os candidatos admitidos no Programa que apresentarem insuficiência no conhecimento de Língua Portuguesa para candidatos estrangeiros, poderão submeter-se a novos exames (CELPE-BRAS), no prazo máximo de 01(um) ano, a contar da data de início das atividades acadêmicas, segundo planejamento do MEC.

Poderá ser aproveitado Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, realizado em escolas de línguas reconhecidas. Serão aceitos os certificados expedidos pelas seguintes instituições, ou equivalentes:

Alemão: Instituto Göethe – Intermediário*;
Espanhol: Miguel de Cervantes;
Francês: Aliança Francesa – Intermediário*;
Inglês: Alumni (Nível – Toffel*), Cultura Inglesa (Nível – English Language of Service and Training (ELTS)* ou First Certificate in English (FCE)*, Instituto Cultural Brasil/Estados Unidos – First Certificate in English (FCE)*;

* certificado igual ou superior

Candidatos ao Doutorado com Mestrado credenciado pelo MEC, de outras Instituições Superiores, deverão solicitar ao Colegiado do Programa o aproveitamento de língua estrangeira, comprovado através de certificado.

Não serão divulgadas as razões pelas quais candidatos não foram classificados, nem caberá recurso em nenhuma etapa do processo de seleção. Os candidatos não selecionados ou que tenham sido classificados no exame de seleção, mas não efetuaram a matrícula dentro do prazo estabelecido deverão retirar seus documentos, entregues no ato da inscrição, durante o mês de agosto de 2014. Concluído este prazo, a Central de Relacionamento não mais se responsabilizará pela guarda dos mesmos.


III – Da Matrícula dos Aprovados

As matrículas serão realizadas na Secretaria de Pós-Graduação - Sala 303, 3º andar, Edifício Capa, Campus Rudge Ramos, Rua Planalto 106 - Rudge Ramos – São Bernardo do Campo, de 28 a 31 de julho de 2014, das 8h às 19h.

A matrícula se efetivará com o pagamento da primeira parcela da semestralidade de julho, no ato da matrícula.  

O candidato classificado no exame de seleção que não efetuar matrícula nesta data mencionada será considerado desistente. Casos omissos ou de interpretação duvidosa relativos ao Processo Seletivo em questão serão resolvidos pela Comissão de Seleção Discente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo – METODISTA.

Quaisquer outras informações sobre o Programa poderão ser obtidas junto à Central de relacionamento, pelos telefones: (xx11) 4366.5000, e-mail: ou pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, pelo telefone: (xx11) (4366-5808) ou e-mail: .

São Bernardo do Campo, 07 de abril de 2014.

Prof. Dr. Helmut Renders
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião  


Anexo A: Bibliografia Básica para a Prova Escrita

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Bibliografia para exame de seleção da Área I Linguagens e Religião.

MESTRADO

SMITH, Mark S. O memorial de Deus – História, memória e a experiência do divino no Antigo Israel. São Paulo: Paulus, 2006. Cap.3 (pg.131-180).
NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza (org.). Linguagens da religião. Desafios, métodos e conceitos centrais. São Paulo: Paulinas, 2012, 254 pp.
RIBEIRO, Claudio de Oliveira & SOUZA, Daniel Santos. A teologia das religiões em foco. Um guia para visionários. São Paulo: Paulinas, 2012, p. 91-122.
WOLF, Christoph. Homo Pictor. Imaginação, ritual e aprendizado mimético no mundo globalizado. São Paulo: Hedra, 2013. Cap. I, p. 21-44.

Os Exames de Grego e Hebraico são destinados apenas aos alunos da linha de Pesquisa Literatura e Religião no Mundo Bíblico.

Exame de grego e hebraico
Os candidatos da linha de pesquisa Literatura e Religião no Mundo Bíblico deverão fazer uma prova específica, uma redação com análise de temáticas ou textos da literatura bíblica e com interpretação de expressões ou pequenos trechos em grego e em hebraico. Nesta prova será permitido o uso de dicionários e gramáticas, a critério do candidato.
A bibliografia indicada encontra-se na Biblioteca Ecumênica.


DOUTORADO

ALTER, Robert. A arte da narrativa bíblica. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. Cap. I. – pp. 15-43.
RÖMER, Thomas. A chamada história deuteronomista. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza (org.). Linguagens da religião. Desafios, métodos e conceitos centrais. São Paulo: Paulinas, 2012, 254 pp.
RIBEIRO, Claudio de Oliveira & SOUZA, Daniel Santos. A teologia das religiões em foco. Um guia para visionários. São Paulo: Paulinas, 2012, p. 165-210.
SMITH, Mark S. O memorial de Deus – História, memória e a experiência do divino no Antigo Israel. São Paulo: Paulus, 2006. Cap.3 (pg.131-180).
WOLF, Christoph. Homo Pictor. Imaginação, ritual e aprendizado mimético no mundo globalizado. São Paulo: Hedra, 2013. Cap. I e II, p. 21-85.

Os Exames de Grego e Hebraico são destinados apenas aos alunos da linha de Pesquisa Literatura e Religião no Mundo Bíblico.  

Exame de grego e hebraico

Os candidatos da linha de pesquisa Literatura e Religião no Mundo Bíblico deverão fazer uma prova específica, uma redação com análise de temáticas ou textos da literatura bíblica e com interpretação de expressões ou pequenos trechos em grego e em hebraico. Nesta prova será permitido o uso de dicionários e gramáticas, a critério do candidato.

A bibliografia indicada encontra-se na Biblioteca Ecumênica

Bibliografia para exame de seleção da Área II - Religião, Sociedade e Cultura.


MESTRADO

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, LTC, 1989, pp. 13-41 (parte I) e 101-159 (parte III).
LIENEMANN-PERRIN, Christine. Missão e diálogo interreligioso. São Leopoldo: Sinodal/CEBI, 2005, pp. 101-164.
MOREIRA, Alberto da Silva. O deslocamento do religioso na sociedade contemporânea. In: Estudos de Religião, Ano XXII, n. 34, 70-83, jan/jun. 2008.

DOUTORADO

BOURDIEU, Pierre. A Economia das trocas simbólicas. Perspectiva: São Paulo, 1999, pp. 27-181.
HERVIEU-LÉGER, Danièlle. O Peregrino e o Convertido: a religião em movimento. Petrópolis, Vozes, 2008.
GUERRA, Lemuel Dourado. A interpretação de fenômenos religiosos contemporâneos a partir de Weber: notas inspiradas em uma leitura crítica do Novo Mapa das Religiões. In: Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 23, p. 674-689, out./dez. 2011.  
MÍGUEZ, Néstor; RIEGER, Joerg; SUNG, Jung Mo. Para além do espírito do Império: novas perspectivas em política e religião. São Paulo: Paulinas, 2012, cap. 3, pp. 91-143.

A bibliografia indicada encontra-se na Biblioteca Ecumênica.

Anexo B: Projeto de Pesquisa

Trata-se de uma proposta preliminar de dissertação/tese, e deve revelar o inte-resse do candidato por um tema específico, relacionado a uma das linhas de pesquisa. O projeto deve incluir:

  • Título
  • Nome do autor
  • Resumo de 5 linhas
  • Introdução
  • Definição do problema e dos objetivos da pesquisa
  • Justificativa do tema escolhido
  • Demonstração de sua importância
  • Revisão de Literatura
  • Procedimento metodológico e
  • Bibliografia básica para a investigação do tema selecionado.


Área de Concentração: conforme acima
Linhas de Pesquisa: conforme acima
O projeto deve ser digitado em espaço 1,5 (um e meio) e fonte 12.

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA
X