Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Ciências da Religião / Notícias / Religião e Democracia e Teologia Wesleyana são novas obras do prof. Cláudio Ribeiro, da Metodista

Religião e Democracia e Teologia Wesleyana são novas obras do prof. Cláudio Ribeiro, da Metodista

Doutor em Teologia, o professor coloca no centro das reflexões a religião e sua ação transformadora

22/02/2016 20h11

Religião, Democracia e Direitos Humanos, que toma como base o pós-doutorado que acaba de realizar, é a mais nova obra lançada pelo professor Cláudio de Oliveira Ribeiro, titular de Teologia e Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. O estudo busca sublinhar que toda e qualquer ação ou reflexão sobre democracia ou direitos humanos, seja do poder público ou de grupos privados, requer análises mais consistentes e posicionamentos mais nítidos sobre questões diretamente relacionadas. Entre essas questões estão o combate ao racismo, ao sexismo e ao homofobismo e a crítica ao sistema capitalista como produtor de desigualdades sociais, violência e pobreza. 

Lançado pela Editora Reflexão (2016), o livro busca refletir sobre o lugar das religiões nas questões sociais e políticas, sobretudo no  fortalecimento da democracia e na defesa dos direitos humanos no Brasil. "Esperamos responder às necessidades advindas da prática de setores que trabalham em variadas frentes, como a pesquisa sobre religião, educação religiosa nas esferas públicas e privadas, confessionais ou não, imprensa e mídia em geral nas abordagens do quadro religioso, e mesmo setores governamentais e não governamentais em torno da formulação de políticas públicas", afirma o autor, que é pastor metodista e assessor das Comunidades Eclesiais de Base e de movimentos ecumênicos.

Já o livro Teologia Wesleyana em Foco: É Possível Recriar o Metodismo? (Belo Horizonte, Siano/Filhos da Graça, 2015) é dirigido aos amantes do metodismo, independentemente se pertencem à Igreja Metodista ou não, mas que desejam conhecer melhor as bases desse movimento religioso que tanto contribui para a educação no Brasil e no mundo, afirma professor Cláudio Ribeiro. 

“Apresento os principais aspectos da teologia metodista wesleyana a partir da síntese das principais obras sobre o metodismo editadas em português. A obra é acompanhada de reflexão crítica sobre as formas de atuação dessa experiência religiosa no Brasil e de temas relevantes do pensamento de John Wesley, o pioneiro desse movimento, como a concepção ampla e integral de salvação, a doutrina da criação, a visão ecumênica, a perspectiva eclesiológica e sua teologia social e a visão educacional”, comenta o autor.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , ,
SOBRE O PROGRAMA