Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Ciências da Religião / Notícias / Professora da Metodista é representante brasileira em entidade internacional que reúne cientistas sociais da religião

Professora da Metodista é representante brasileira em entidade internacional que reúne cientistas sociais da religião

Sandra Duarte de Souza foi eleita para conselho de Associação do Mercosul

14/03/2019 19h05 - última modificação 15/03/2019 19h01

Foto oficial do encontro realizado no mês de outubro, quando o novo Conselho foi eleito

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião e da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, a professora Sandra Duarte de Souza foi eleita em novembro de 2018 como uma das duas representantes brasileiras no Conselho da Associação dos Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRMS), organização que tem como objetivo reunir estudiosos/as para analisar o fenômeno religioso de maneira interdisciplinar.

A entidade reúne antropólogos/as, sociólogos/as, cientistas políticos, cientistas da religião e historiadores/as de diferentes países da América Latina, contando ainda com pesquisadores/as dos Estados Unidos e da Europa. "A ACSRMS é referência para quaisquer pesquisadores/as que se interessam pelo estudo de crenças e religiões em nosso continente", destaca a professora.

Ela ainda explica que o Conselho se reúne mensalmente via videoconferência e tem trabalhado na redefinição dos grupos temáticos da Associação. "O leque de abordagens sobre o fenômeno religioso tem se ampliado significativamente. Além disso, o crescimento da Associação e a solicitação de inclusão de outros países como membros têm nos desafiado a pensar novas formas de relacionamento com os/as associados/as", revela.

Relação com a pesquisa

Professora Sandra explica que durante o seu mestrado em Ciências da Religião, na própria Metodista, se interessou pelo trabalho da ACSRMS e participou de diversos congressos promovidos pela Associação.

"O debate qualificado e a possibilidade de dialogar com pesquisadores/as de diferentes países têm me impulsionado a compartilhar e aprofundar minhas próprias pesquisas, a divulgar o trabalho que realizamos aqui na Metodista e a estimular meus orientandos/as a socializarem suas pesquisas em âmbito internacional", diz.


Sobre a professora

Graduada em Teologia e Serviço Social, mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Metodista, onde é professora desde 2001, Sandra Duarte coordena o Grupo de Estudos de Gênero e Religião Mandrágora/Netmal e é editora responsável pela Mandrágora, primeira revista brasileira a ter gênero e religião como eixo temático. 

Até 2018 foi uma das editoras responsáveis pela revista Estudos de Religião, que foi avaliada como periódico de excelência, alcançando a qualificação máxima A1. Em 2019 assumiu a coordenação da comissão de relações internacionais da Pós-Graduação em Ciências da Religião com a proposta de ampliar sua projeção internacional pela celebração de convênios com universidades de diferentes países.

Na Faculdade de Teologia, professora Sandra leciona as disciplinas de Sociologia e Antropologia da Religião, além de coordenar um subgrupo de pesquisa do Centro Otília Chaves que visa preparar estudantes de graduação para a pesquisa científica.

A pesquisa mais recente da docente intersecciona gênero, religião e política, com o título "Mulheres católicas e evangélicas na política: tensionamentos entre o público e o privado". O projeto tem como objetivo levantar, descrever e analisar como mulheres parlamentares que compõem as bancadas católica (FPMCAR) e evangélica (FPE) têm orientado sua atividade legislativa no que tange às questões de gênero.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
SOBRE O PROGRAMA
X