Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Ciências da Religião / Notícias / Professor Helmut Renders apresenta pesquisa em Lisboa

Professor Helmut Renders apresenta pesquisa em Lisboa

13/01/2015 18h19

Com trabalho que aborda a “religião do coração”, professor Helmut Renders participará de 1 a 5 de fevereiro próximo do XII CONLAB (Congresso Luso-Afro-Brasileiro) na Faculdades de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. O evento ocorre simultaneamente ao 1º Congresso da Associação de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. A linha de pesquisa do professor da Metodista descreve o que ele denomina “religio cordis”, um discurso reproduzido na época do Brasil colonial por jesuítas, carmelitas, franciscanos e beneditinos por meio de artefatos, figuras, gravuras, fachadas e pinturas.

Professor na Faculdade de Teologia e no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Faculdade de Humanidades e Direito da Metodista, Helmut Renders se apresentará no Grupo de Trabalho 77, que tem como tema central Media e Império Português. Sua pesquisa tem como título "O coração do império português: a religio cordis brasiliensis como linguagem iconográfica religiosa e sua sustentação da lógica colonial".

O XII CONLAB pretende reunir cerca de mil cientistas sociais e de humanidades em 39 mesas e 109 Grupos de Trabalho. “O objetivo é promover a internacionalização da área em um espaço pluri e transdisciplinar e ser um espaço de exploração e promoção de ideias e projetos relevantes para o desenvolvimento da paz, da democracia e da inclusão num contexto global de profundas e rápidas transformações”, descreve professor Helmut.

Conforme os promotores, os Congressos Luso-Afro-Brasileiros têm sido desde a primeira edição, em 1990, um dos mais importantes encontros de cientistas sociais e da área de humanas dos sete países de língua oficial portuguesa. Dedicam-se ao esforço de reflexão e compartilhamento de produção científica, almejando ao mesmo tempo a criação, consolidação e internacionalização dessa produção científica em língua portuguesa. Já foram realizados 11 congressos.

Desafios das Ciências Sociais

O tema central do congresso de 2015, “Imaginar e Repensar o Social: Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos depois”, é bastante instigante, segundo os promotores: reconstruir reflexiva e criticamente o primeiro quarto de século do CONLAB em meio às crises sociais e econômicas no mundo e, mais do que isso, projetar o futuro para as ciências sociais e humanas nos países de língua portuguesa.

O XII CONLAB será organizado em duas partes: a primeira consistirá no evento científico subordinado ao tema central. Esta etapa estará organizada em sessões plenárias (conferências) e paralelas (mesas coordenadas e Grupos de Trabalho). Membros associados e a comunidade de pesquisadores em ciências sociais e humanas dos sete países falantes do português e demais pesquisadores desses espaços são convidados a participar. A segunda parte consistirá da dimensão institucional destinada à realização das reuniões estatutárias dos órgãos da AICSHLP, destacando-se a reunião da assembleia geral, com a eleição de novos membros dos órgãos da Associação a tomarem posse em 2016.

Veja mais sobre o Congresso: http://www.conlab2015.com/pt/conteudo/congresso/mensagem-de-boas-vindas/mensagem-de-boas-vindas.html

Veja os resumos dos trabalhos: http://www.conlab2015.com/pt/conteudo/programa-cientifico/gt/resumos-aceites.html

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,
SOBRE O PROGRAMA