Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Ciências da Religião / Notícias / Professor da Metodista publica texto em revista internacional

Professor da Metodista publica texto em revista internacional

Periódico alemão é especializado em estudos bíblicos

14/06/2016 19h40 - última modificação 06/07/2016 20h15

Um texto tão antigo, tão rico e com um alcance tão grande quanto a Bíblia atravessa séculos e é abordado por diferentes povos ao longo do tempo. As transformações e adaptações que acontecem nesse caminho são naturais e tornam-se temas de estudos ao redor do globo.

O estudo “Between Exodus and the Final Judgment: “Sertaneja” Worldview and the Trajectory of Antonio Conselheiro’s Belo Monte”, realizado pelo Professor Dr. Paulo Augusto de Souza Nogueira, do programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Metodista, em parceria com o Prof. Dr. Pedro Vasconcellos, da Universidade Federal de Alagoas, foi publicado no periódico alemão "Journal of the Bible and Its Reception" (JBR).

Nele, os autores refletem sobre como os temas e enredos bíblicos passam por transformações e são reproduzidos, utilizando como base a história de Antônio Conselheiro e seu Belo Monte. O texto relaciona o desenvolvimento da imagem de Conselheiro, a criação de Belo Monte e a Guerra de Canudos com capítulos da Bíblia.

Vasconcellos pesquisa há anos a recepção da Bíblia na cultura popular no Brasil, especialmente em Canudos. “Contribuí na elaboração do estudo com reflexões teórico-metodológicas sobre como na cultura popular temas e enredos bíblicos são recriados com liberdade, criatividade e aplicação a novos contextos”, declara Nogueira.

O professor destaca a importância do JBR como uma publicação que busca articular esse tipo de leitura da Bíblia nas diferentes culturas, causando reflexão sempre baseada na pergunta: “Como um texto tão antigo como a Bíblia é atualizado e ressignificado em culturas de povos tão diferentes, fazendo sentido a essas populações?”

Nogueira e Vasconcellos foram os primeiros estudiosos brasileiros a publicar um texto no periódico alemão. A JBR é publicada duas vezes ao ano pela Editora Walter de Gruyter, com sede em Berlim e pode ser adquirida por meio do site da Editora.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
SOBRE O PROGRAMA