Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Ciências da Religião / Notícias / Professor da Metodista participa de Congresso Internacional na Europa

Professor da Metodista participa de Congresso Internacional na Europa

06/08/2009 17h02 - última modificação 10/08/2009 13h12

O Prof. Paulo Barrera Rivera do programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião participou, na última semana de Julho, do Décimo Terceiro Congresso da International Society for the Sociology of Religion. O Congresso se realizou na cidade de Santiago de Compostela na Espanha e teve como tema central “The Challenges of religious pluralism”. Trata-se do evento mais importante do campo da sociologia da religião no mundo. Reuniu em torno de 400 pesquisadores, na sua maioria de universidades e centros de pesquisa da Europa e Estados Unidos, mas, contou também com 20 pesquisadores de países asiáticos e da América Latina, entre eles o Brasil.

O professor Barrera participou do grupo cujo tema era “The Impact Of Increased Religious Pluralism on the Secularization Process” e apresentou o tema específico “Religious pluralism and Secularization: the Pentecostals in the periphery of São Bernardo do Campo city – Brazil”. O tema apresentado é resultado parcial do projeto do grupo REPAL: “Religião e periferia na América Latina” da Universidade Metodista de São Paulo.

A associação, que organiza tradicionalmente esse evento a cada dois anos, publica a importante revista Social Compass, voltada especialmente para os estudos da religião. O congresso foi uma excelente ocasião para tomar contato com pesquisas sobre religião, realizadas em diversos países, tomar conhecimento de bibliografia recente, lançamento de livros e ainda calibrar o conhecimento que os pesquisadores da Europa e Estados Unidos têm da importante produção científica latino-americana nessa área do conhecimento. O congresso foi aproveitado também para desenvolver parcerias com pesquisadores e universidades interessadas em temas afins do grupo REPAL. 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
SOBRE O PROGRAMA