Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Ciências da Religião / Notícias / Coordenador de Ciências da Religião participa de "Consulta Internacional"

Coordenador de Ciências da Religião participa de "Consulta Internacional"

Evento debate sobre o significado da Reforma na atualidade

25/05/2016 12h29

Pos religiãoO coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Helmut Renders, participou de duas palestras e foi moderador de grupos de discussão no evento "Reforma - Educação - Transformação", na Alemanha. As consultas foram organizadas pela Aliança Internacional das Igrejas Reformadas e Aliança Mundial das Igrejas Luteranas para discutir o impacto da herança da Reforma hoje.

O jubileu da Reforma de 2017 é para muitas organizações e pessoas uma oportunidade para refletir sobre o significado da Reforma na atualidade. É neste contexto que ocorreu o projeto Reforma – Educação – Transformação. Duas conferências internacionais geminadas aconteceram: a primeira em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, entre os dias 19 e 23 de novembro de 2015, e a segunda em Halle, na Alemanha, entre os dias 18 e 22 de maio de 2016.

Ambos os encontros se ocuparam com a pergunta da Reforma para dentro da atualidade de diversos contextos. Cerca de 100 pessoas participaram da conferência, oriundas de países da África, América Latina, América do Norte e da Europa.

Também foram discutidas a relevância da educação pautada na Reforma para dentro de processos de transformação social e da relevância da Reforma para as tradições eclesiais originárias desse processo. Ações diaconais e sociais promovidas pelas diversas igrejas envolvidas foram discutidas e avaliadas, a fim de encontrar caminhos e impulsos para o fim do sofrimento humano. A discussão também abordou o significado das diversas perspectivas eclesiais para a promoção de processos de democratização.

Assim sendo, o intercâmbio oferecido pelas consultas tratou a respeito de como as igrejas originárias da Reforma estão respondendo tanto a contextos com uma alta pluralidade religiosa e com uma secularização avançada.

Comunicar erros


SOBRE O PROGRAMA