Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Ciências da Religião / Notícias / Palestrantes do I Seminário Interdisciplinar “Capitalismo como religião e o pensamento crítico latino-americano”

Palestrantes do I Seminário Interdisciplinar “Capitalismo como religião e o pensamento crítico latino-americano”

Jung Mo SungPossui graduação em Filosofia (1984) e em Teologia (1984) doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1993) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Durante os anos de 2011 a 2014 ocupou também o cargo de Diretor da Faculdade de Humanidades e Direito dessa universidade. É membro do Comitê Científico do GT "Class, Religion and Theology" da American Academy of Religion. Tem experiência na área de Ciências da Religião e Teologia, com ênfase em Religião e Educação Para Solidariedade e na Crítica teológica à economia política. Tem pesquisado os seguintes temas: religião e educação; teologia e economia; capitalismo como religião; igreja e sociedade; neoliberalismo, globalização e solidariedade. É professor visitante da Yonsei University/Global Insitute of Theology, Coreia do Sul. 

Silvio Salej - Possui graduação em Filosofia pela Pontificia Universidad Javeriana (Santa Fé de Bogotá, Colômbia-1991) e mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris Dauphine (França) e em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil) no âmbito do Colégio Doutoral Franco-Brasileiro- CAPES, Ministério da Educação do Brasil e Ministère de lÉducation National (France). Tese defendida em maio de 2008. Tem experiência profissional na área do Desenvolvimento Regional, com ênfase em sistemas produtivos locais, organização da produção e sistemas de participação cidadã. Foi coordenador da Pós-Graduação em Sociologia da UFMG. Atua, principalmente, nos seguintes campos de pesquisa: capital social sob a óptica de redes sociais, políticas públicas, construção de qualidade em mercados agroalimentares. Lidera o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Análise de Redes Sociais (GIARS)- Certificado UFMG - CNPq - Professor Adjunto IV - Dpto de Sociologia - UFMG.

Alberto da Silva Moreira - Graduado em Filosofia e Teologia. Concluiu o doutorado em Teologia Fundamental na Westfalische-Wilhelms-Universität de Münster, Alemanha, em 1988 e o pós-doutorado em Ciências da Religião (Mídia e Religião) na Facultat de Teologia Fonamental, em Barcelona-Espanha e na Nottingham-Trent-University, Inglaterra, em 1998. Atualmente é Professor Adjunto (tempo integral) da Universidade Católica de Goiás no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religão, do qual foi coordenador. Pesquisador do CNPQ (Pd nível 2). Trabalhou como editor-científico da Editora Vozes e no Instituto Franciscano de Antropologia, na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista. Atua nas áreas de Sociologia e Ciências da Religião, Teologia e Franciscanismo, com ênfase em Ciencias da Religião. Em 2008 assumiu a Cátedra Hemmerle como Gastprofessor da Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule de Aachen, Alemanha. Atualmente realiza um estágio de pesquisa sênior na faculdade de Sociologia da Università Degli Studi di Padova. É membro da International Society for the Sociology of Religion, coordena o Núcleo de Estudos Avançados em Religião e Globalização e o Centro de Estudos Brasil-Oriente Médio na PUC Goiás; assessora o Grupo de Enfrentamento ao Tráfico Humano da CNBB e movimentos sociais no Centro-Oeste. 

Franz Hinkelammert - Economista e teólogo alemão. Obteve seu doutorado em Economia pela Universidade Livre de Berlin em 1960. Foi professor na Universidade Católica de Chile de 1963 a 1973. Após o golpe militar, ele voltou a Alemanha onde foi professor por dois anos e depois foi para Costa Rica foi ajudou criar DEI (Departamento Ecuménico de Investigaciones), onde elaborou a sua crítica teológica a economia. É autor de dezenas de livros, muitos deles publicados em vários países e vários idiomas. Hoje leciona no curso de doutorado na Universidade de Costa Rica, em San José, Costa Rica.

Lauri Wirth - Possui graduação em Teologia, pela Escola Superior de Teologia - São Leopoldo-RS (1983), e em Ciências Sociais, pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2016); É doutor em Teologia pela Universidade de Heidelberg - Alemanha (1991). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, da Universidade Metodista de São Paulo 2001-2004), Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião (2005-2006) e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (2007-2010), na mesma IES. Atualmente é professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, da Universidade Metodista de São Paulo. Principais ênfases: História do Protestantismo - História do Cristianismo na América Latina - Religião e Cotidiano. É membro do Centro de Estudos da História da Igreja na América Latina (CEHILA) e da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR).

Allan Silva CoelhoPossui graduação em Filosofia (2002) pelo Centro Universitário Assunção/UniFAI, mestrado (2006) e doutorado (2014) em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, com estágio de pesquisa/ doutorado sanduíche na EHESS/Paris-França (Programa CAPES-PDSE). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP e membros dos grupos de pesquisa: Religião e Educação; Críticos da Modernidade. Atua principalmente com as epistemologias divergentes e alternativas e com a crítica da Modernidade, estudando os temas: capitalismo como religião, perspectivas anticapitalistas na educação, cristianismo da libertação e fundamentos filosóficos dos direitos humanos.

Josué Cândido da Silva - Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz e coordenador do sub-projeto de Filosofia do PIBID da UESC. É membro do conselho editorial da revista Cognitio e Cognitio-Estudos (PUC-SP) e da Revista Especiaria (UESC). Tem experiência em Filosofia com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica transcendental, ensino de filosofia, Apel, pragmática transcendental e mediação histórica.

Raimundo Barreto - é professor assistente no Seminário Teológico de Princeton (New Jersey – EUA). Graduação em Teologia no Seminário Teológico Batista do Norte/Escola Superior de Teologia (Brasil), Mestrado em Teologia no McAfee School of Theology/Mercer University e Doutorado em Religião e Sociedade, com concentração em Ética Social, pelo Princeton Theological Seminary. Atuou como diretor da Divisão de Liberdade e Justiça da Aliança Batista Mundial (BWA). Ensina e pesquisa diferentes disciplinas, que incluem cristianismo mundial, teologias de libertação e pós-colonial, cristianismo latino-americano, ética social, teologias públicas e interculturais e relações inter-religiosas. Dentre outras publicações, é autor de Evangélicos e pobreza no Brasil (Novos Diálogos, 2013) e um dos organizadores dos livros Engaging the Jubilee: Freedom and Justice Papers of the Baptist World Alliance (2010-2015) com Ken Sehested, Luis Rivera-Pagan e Paul Hayes (Falls Church, VA: Baptist World Alliance, 2015) e O Cristianismo Mundial como Religião Pública, com Ronaldo Cavalcante e Wanderley Pereira da Rosa (Vitória, Brasil: Editora Unida, 2016).

Oneide BobsinPossui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1981), mestrado em Ciências da Religião (1984) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Professor titular da Escola Superior de Teologia (Faculdades EST) em Ciências da Religião. Coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Protestantismo - NEPP e editor de Protestantismo em Revista. Tem realizado pesquisa e estudos na interface das diversas manifestações do Protestantismo com outros fenômenos religiosos brasileiros e globais

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA