National Geographic mostra pela 1ª vez tumba milenar em Meguido escavada por equipe da Metodista
16/03/2018 17h00 - última modificação 12/04/2018 12h19
O portal da National Geographic de 13 de março traz com exclusividade reportagem apresentando a tumba real encontrada na antiga cidade-Estado de Cangué, Meguido, no norte de Israel, datada de 3.600 anos e que nunca foi violada. É a primeira apresentação pública daquele sítio arqueológico, cujas escavações receberam em 2016 os alunos da Universidade Metodista de São Paulo Élcio Mendonça e Silvano Tansini, acompanhados do professor José Ademar Kaefer, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.
O sítio histórico de Meguido é particularmente cobiçado pelos arqueólogos bíblicos porque desvenda a existência de um poderoso centro urbano e comercial antes de sua conquista pelo Egito no início do século 15 a.C. Tem sido local de investigação científica há 115 anos. Mas um grande mérito do local é que as escavações arqueológicas mais recentes, de desde 1994, são conduzidas por Israel Finkelstein, da Universidade de Tel Aviv, considerado uma das maiores autoridades na área.
“Trata-se da única tumba real da história das escavações das eras do Bronze e Ferro encontrada na Palestina-Israel”, comenta professor José Ademar sobre um dos achados mais preciosos em valor histórico, que pode expor como a sociedade era dividida entre uma casta real extremamente rica e o povo.
Leia a matéria da National Geographic.
Veja depoimento do professor José Ademar Kaefer sobre a participação nas escavações em 2016:
Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.