Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Ciências da Religião / Notícias / Luta abolicionista de John Wesley é tema de novo livro do professor Helmut Renders

Luta abolicionista de John Wesley é tema de novo livro do professor Helmut Renders

23/07/2019 14h55 - última modificação 21/08/2019 12h39

Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião e da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, o professor Helmut Renders é autor do livro John Wesley e a luta abolicionista, lançado recentemente pela editora Aste.

O título retoma e aprofunda uma pesquisa iniciada ao redor da data comemorativa dos 125 anos da abolição da escravidão no Brasil, em 2013. A obra é uma edição bilíngue de algumas cartas e do tratado "Pensamentos sobre a escravidão", escrito em 1774 por John Wesley. "A proposta é oferecer ao público brasileiro acesso aos textos originais com a possibilidade de consulta", explica o autor.

Embora nunca tenha sido a favor da escravidão, nos últimos 20 anos de vida Wesley tornou-se um contestador e mobilizador da opinião pública contra a prática. O precursor do movimento Metodista foi uma das primeiras – e provavelmente a mais forte – vozes anglicanas entre os abolicionistas ingleses.

"Ele estudou o assunto, trocou literatura com especialistas, criou uma rede de contestadores, apoiou a organização politica do movimento por cartas e escreveu um tratado no qual desconstrói os argumentos 'filantrópicos', religiosos, econômicos, antropológicos e jurídicos dos/as defensores/as da escravidão", destaca Renders.   

O título pode ser adquirido pelo e-mail da  ou diretamente com o autor.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
SOBRE O PROGRAMA
X