Livro do prof. Jung Sung sobre neoliberalismo ganha edição argentina
21/08/2019 15h42
Escrita pelo professor Jung Mo Sung, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, a obra A Idolatria do Dinheiro e os Direitos Humanos acaba de ser publicada na Argentina com o título Neoliberalismo y Derechos Humanos: una crítica teológica y humanista al nuevo del mito capitalista, pela Ediciones La Autora.
A edição traz na 4ª capa comentário do prêmio Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel assinalando, a partir da abordagem do docente da Universidade Metodista de São Paulo, que está em jogo muito mais do que os programas sociais. A seu ver, ganham destaque a noção do papel do Estado na sociedade e os direitos humanos em toda sua integridade, entre os quais saúde, educação, trabalho, dignidade da pessoa humana e seu direito a uma vida digna.
"As igrejas e a reflexão teológica podem iluminar o caminho e encontrar alternativas para construção de um mundo mais justo e humano para todos e todas, e superar o que hoje é dominante (a especulação financeira do Bezerro de Ouro) em direção um novo amanhecer para a humanidade, aquilo que muitos de nós propomos no Fórum Social Mundial: outro mundo é possível", escreveu Perez Esquivel.
Lançado no final de 2018, A Idolatria do Dinheiro foi inspirado na visita do Papa Francisco à Coreia do Sul em 2014, marcada pela presença de dois tópicos principais em seus discursos: a necessidade de que a Igreja seja uma Igreja pobre para os pobres e pela crítica à idolatria do dinheiro. “Comecei a perceber mais claramente a ruptura do 'mito moderno do progresso' com o surgimento de um novo mito, de linha neoliberal, que fortalece uma visão equivocada do ser humano, a qual nega os direitos humanos e só reconhece os direitos dos consumidores”, assinalou professor Jung Sung ao lançar a obra no Brasil.
Leia mais.
Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.