Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Ciências da Religião / Notícias / Livro de Salmos é tema de aula magna do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião

Livro de Salmos é tema de aula magna do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião

Professor Tercio Machado Siqueira destacou aspectos envolvidos na interpretação do texto bíblico

30/08/2018 14h30 - última modificação 31/08/2018 09h48

A interpretação do livro de Salmos foi tema da aula magna do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, realizada na quarta-feira (29). O palestrante convidado foi o professor Tercio Machado Siqueira, docente aposentado da Escola de Teologia e do próprio Programa.

Com extenso histórico de pesquisas sobre os salmos bíblicos, inclusive sendo autor da introdução do livro na "Bíblia – Tradução Brasileira: Introduções Acadêmicas", o professor compartilhou sobre métodos exegéticos que permitem aos leitores alcançar a real intenção do texto.

“Como os salmos são basicamente composições que se originaram do povo a partir dos conflitos políticos, sociais e da fé, é fundamental que façamos uma leitura da história do povo bíblico nos períodos pré-exílico, exílico e pós-exílico”, revelou.

Na história bíblica, o termo exílio comumente se refere ao período no qual os judeus foram levados como cativos para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor II e é considerado um marco na história dos israelitas.

A compreensão dos salmos e de vários outros livros do Antigo Testamento depende, entre outros fatores, do momento em que foram escritos – se antes, durante ou após o cativeiro. “Os salmos bíblicos (e outros livros das escrituras) refletem a história, a linguagem e a teologia de cada época”, disse.

Professor Tércio destacou ainda outros aspectos envolvidos no livro, como a relação com demais textos bíblicos, o caráter poético e musical, as lamentações, a esperança e os apontamentos para Jesus e o Novo Testamento.

Após a palestra, a professora Sandra Duarte de Souza e a doutoranda Tainah Biela Dias apresentaram a cartilha "Violência doméstica: uma cartilha para mulheres, técnicas e técnicos do poder público e lideranças religiosas", elaborada pelo Grupo de Estudos de Gênero e Religião Mandrágora/NETMA.  

 

Confira mais fotos do evento:

Aula Magna (Pósreligião)

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
SOBRE O PROGRAMA
X