Estudante realiza pesquisas fora do país para confirmação de tese de doutorado
01/12/2014 15h40 - última modificação 02/12/2014 08h06
Como forma de registros e estudos para confirmação de sua tese de doutorado, o aluno Osiel Lourenço de Carvalho criou um Diário de Bordo estudantil. Para aprimorar suas pesquisas, o discente visitou alguns centros de estudos pentecostais na Suíça, Holanda, Inglaterra e França.
Confira os locais de pesquisas para fundamentação da tese, de acordo com o diário:
Agosto
PINGEST- Centro de Estudos do Pentecostalismo em Estocolmo/Suécia
Objetivo: Coleta de informações sobre as origens suecas do pentecostalismo brasileiro
Setembro
Universidade de Coimbra – Centro de Estudos Sociais
Participação no Congresso Internacional “África Hoje”. Na ocasião, apresentei comunicação, no qual relacionei pentecostalismo e africanidade.
Outubro
Pesquisa sobre religião e estado em Portugal – Incluiu leitura de textos; entrevista com o Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa de Portugal; pesquisas no Centro de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.
Pesquisa sobre religião e estado na França – Nesse país, foram realizadas pesquisas na prestigiada SciencesPO- Paris
Pesquisa sobre religião e estado na Espanha – Foi realizada uma proveitosa pesquisa na FEREDE, uma organização evangélica dedicada ao estudo e defesa da liberdade religiosa na Espanha.
Novembro
Pesquisas sobre religião e estado na Inglaterra - No Reino Unido, foi realizada uma entrevista com o professor do departamento de Teologia e Religiões da Universidade de Birmingham, Dr. Allan Anderson. Esse pesquisador é uma referência em pentecostalismo global e nos relatou como é a relação entre pentecostalismo e o Estado na Inglaterra. Foi adquirido também dois de seus livros relacionados com o pentecostalismo global.
Pesquisa sobre religião e estado na Holanda – A pesquisa aqui ficou mais concentrada na Biblioteca Pública de Amsterdam. Dos países pesquisados, a Holanda é o mais secularizado.