Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Ciências da Religião / Notícias / Doutora Maria Ventura participa da disciplina Metodologia Exegétiva da Bíblia Hebraica de Ciências da Religião

Doutora Maria Ventura participa da disciplina Metodologia Exegétiva da Bíblia Hebraica de Ciências da Religião

11/09/2014 14h05

No dia 04 de setembro de 2014, durante o horário da disciplina “Metodologia Exegética da Bíblia Hebraica”, esteve conosco a professora doutora Maria Cristina Ventura, da Universidade La Salle de San José, Costa Rica. A professora Tirsa, como a doutora Maria Cristina é carinhosamente conhecida, brindou-nos com uma análise bíblica, sob o tema: A Leitura Negra da Bíblia.

Partindo do texto de Jr 38,1-13, Tirsa mostrou a importância da ação do chuchita Ebed-Melec, um eunuco ligado à corte e que libertou o profeta Jeremias da cisterna, onde havia sido jogado pelos príncipes do palácio. Dando atenção aos detalhes que levam o leitor e a leitora a imergir no texto, a biblista Tirsa falou da necessidade de se resgatar personagens comumente deixados à margem pela hermenêutica bíblica clássica. Este é o caso do Cuchita Ebed-Melec, que mostrou um senso de justiça ausente nos demais personagens do enredo, sua ação manteve o profeta com vida para que pudesse continuar a missão.

Ao dar atenção aos personagens periféricos, homens e mulheres, às vezes também crianças, a Leitura Negra da Bíblia tem o objetivo de, a partir da hermenêutica bíblica, criar novas relações na sociedade atual. Só quem tem sensibilidade e atitudes inclusivas é capaz de fazer uma leitura da Bíblia a partir da margem.



Informações: Prof. Dr. Ademar Kaefer

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
SOBRE O PROGRAMA