Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Ciências da Religião / Notícias / Aluno faz Doutorado Sanduíche junto ao Centro Latinoamericano de Economía Humana, no Uruguai

Aluno faz Doutorado Sanduíche junto ao Centro Latinoamericano de Economía Humana, no Uruguai

Veja as atividades realizadas por Emerson Roberto da Costa

29/05/2015 18h20 - última modificação 29/05/2015 18h17

Emerson Roberto da Costa está fazendo “Doutorado Sanduíche” (01/03/2015 a 30/06/2015) no Uruguai junto ao Centro Latinoamericano de Economía Humana – CLAEH, sob a co-orientação do Prof. Dr. Nestor da Costa Velázquez, sendo orientado no Brasil pela Profa. Dra. Sandra Duarte de Souza.

O Centro Latinoamericano de Economía Humana – CLAEH é uma organização sem fins lucrativos, com vocação pública e regional, fundada em 1957. Sua inspiração doutrinária vem da corrente Economia e Humanismo, promovida desde os anos quarenta pelo sacerdote dominicano Louis Joseph Lebret, que afirma os valores da pessoa humana, a solidariedade e o compromisso com a mudança social ao serviço do desenvolvimento. Desde sua criação, o CLAEH tem conjugado a investigação científica interdisciplinar e a intervenção social, com debates dirigidos a propor políticas públicas. 

Além de disponibilizar local de trabalho, a instituição oferece acesso a uma rede de bibliotecas de universidades uruguaias e a possibilidade de contato com diversos/as cientistas do nosso campo de pesquisa. Dentre outras atividades, realizamos:

a. Discussão de resultados da pesquisa de campo e do projeto com o co-orientador e no âmbito dos grupos de pesquisa Secularización y laicidade e La construcción social de la laicidad coordenados pelo Prof. Dr. Néstor da Costa;

b. Discussão com outros/as teóricos/as e pesquisadores/as da sociologia da religião, da política e gênero. Dentre outros/as pesquisadores/as indicamos o debate com: Luciana Fuques, historiadora, Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de la República; Lorena García, historiadora, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad de la República; Valentina Pereira, Socióloga, Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Católica del Uruguay; Ivonne Calderon, historiadora, Colômbia; Cecilia Olivera, historiadora, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad de la República; Carla Chiappara, Ciência Política, CLAEH.

c. Debate com Niki Johnson, Lilian Celiberti, Mabel Belucci e Rafael Sansenica em eventocom lançamento do livro Historia de una desobediencia: aborto y feminismo (Mabel Bellucci) e La inserción del Aborto em la agenda político-pública uruguaya 195 – 2013: um análisis desde el movimiento feminista (N. Johnson, C. Rocha e M. Schenck).

d. Pesquisa bibliográfica nas bibliotecas do Centro Latinoamericano de Economía Humana – CLAEH, cujo acervo contempla, dentre outras temáticas, a laicidade, teoria política e outras ciências sociais; da Universidad Católica del Uruguay / UCUDAL, cujo acervo contempla obras no campo da teologia, sociologia da religião, teoria política e laicidade; e da Universidad de la República – Uruguay / UDeLar, cujo acervo contempla, dentre outras temáticas teoria política, ciências sociais, secularização e sociologia / ciências da religião e de gênero.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
SOBRE O PROGRAMA