Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Ciências da Religião / Notícias / 8ª Jornada Teológica de CETELA

8ª Jornada Teológica de CETELA

11/07/2006 11h43 - última modificação 22/08/2006 12h29


Interculturalidade, Negociação de Saberes e Educação Teológica

Este foi o tema da 8ª Jornada Teológica de CETELA, realizada na UMESP – Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo, nos dias 04 a 08 de Julho, em parceria com a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista e o Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Ciências da Religião da mesma Universidade, com o apoio da ASTE – Associação de Seminários Teológicos Evangélicos e ASETT – Associação Ecumênica de Teólogas e Teólogos do Terceiro Mundo.

O evento contou com a participação de cerca de 60 pessoas, provenientes de 20 Instituições Teológicas afiliadas a CETELA, do México, Guatemala, Costa Rica, Nicarágua, Cuba, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Brasil. O tema foi desafiador e mostrou como a educação teológica intercultural ainda precisa ser mais desenvolvida tanto nas escolas e instituições de formação teológica em nossa região como nas igrejas, numa realidade caracterizada por multiplicidade de culturas e vozes que nem sempre se sentem contempladas na teologia que se ensina nem nas publicações da pesquisa feita na América Latina e Caribe.

A Dra. Wanda Deifelt, luterana brasileira, atualmente lecionando no Luther Seminary, em Decorah, Iowa, EUA, apresentou palestra sobre o tema da Jornada no dia 6 de julho, no auditório da Faculdade de teologia da UMESP, desde o enfoque da teologia feminista. Na mesma noite o Dr. E teólogo reformado suíço José Estermann, pesquisador do ISEAT – Instituto Superior Ecumênico Andino de Teologia, em La Paz, Bolívia, falou sobre “Dios no es europeo y la teología no es occidental. Hacia una deconstrucción intercultural y interreligiosa de la teología en América Latina desde la sabiduría indígena andina”. Foram ainda assessores o Dr. Antonio Carlos de M. Magalhães, coordenador do IEPG_CR da UMESP; o teólogo chileno e presidente de ASETT Diego Irarrázaval e o Dr. Matthías Preiswerk, do ISEAT de La Paz, atualmente coordenador de Servicios Pedagógicos e Teológicos.

No dia 07 de julho, várias propostas para a educação teológica em chave intercultural foram destacadas, entre elas, a necessidade de uma revisão não só de conceitos, mas principalmente da pedagogia que orienta o fazer teológico na América Latina. É urgente que se trabalhe a identidade docente enquanto educadores e educadoras na formação teológica, em uma realidade que muda muito rapidamente e que exige abertura para a multiplicidade de culturas e demandas religiosas muito exigentes. Trata-se do desafio de adotar uma dinâmica aberta ao outra e a outra, ou como dizia Diego Irarrázaval em sua palestra: ”escutar ao Espírito que oferece surpresas mediante rostos de pessoas”, tanto as mais próximas quanto aquelas que não conhecemos e cujas necessidades não sabemos como acolher ou responder.

Ao final da 8ª Jornada Teológica, CETELA realizou sua XI Assembléia, na qual foi eleita a nova Junta Diretiva para o período de 2006 a 2009, e que ficou assim constituída: Presidente – Dr. Nestor Míguez, do Isedet, Argentina; Vice-Presidente – Professora Alix Lozano, do Seminário Bíblico Menonita, de Bogotá, Colômbia; Secretária – Professora Blanca Cortes, da Faculdade Evangélica de Estudos Teológicos, de Manágua, Nicarágua; Tesoureira – Judith Bocángel, do ISEAT, de La Paz, Bolívia; Vogal – Professor Gerónimo Yantalema, do ISEA, de Riobamba, Equador. Como Secretário Executivo o professor Roberto Zwetsch, da EST – Escola Superior de Teologia, de São Leopoldo, Brasil, Zwetsch foi reafirmado no cargo por mais um período.

A próxima Jornada está marcada para 2009 e terá como país anfitrião o Chile, que estará naquela época comemorando 100 anos de presença pentecostal no país.


C E T E L A

Comunidad de Educación Teológica Ecuménica Latinoamericana y Caribeña

Comunidade de Educação Teológica Ecumênica Latino-Americana e Caribenha

E-mail: cetela@est.com.br

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
SOBRE O PROGRAMA