Ir para o conteúdo.

Ferramentas Pessoais

Facebook da Metodista Twitter da Metodista Youtube da Metodista Vimeo da Metodista Youtube da Metodista Linkendin da Metodista
Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Ciências da Religião / Estrutura do Programa / Religião, Sociedade e Cultura

Religião, Sociedade e Cultura

Estudo, em perspectiva interdisciplinar, das múltiplas interfaces que se estabelecem entre a sociedade, a cultura e o campo religioso – instituições, movimentos, organizações, práticas e experiências religiosas –, com a utilização de instrumentais das ciências sociais, da história, da economia, da psicologia, da pedagogia, da teologia e da filosofia.

Linha de Pesquisa 1: Religião e dinâmicas socioculturais


Estudo das inter-relações de instituições, organizações, movimentos e sujeitos, e suas respectivas práticas religiosas, com os processos sociais, culturais, econômicos e políticos nas suas dinâmicas de reprodução e transformação, com ênfase nos estudos de gênero, poder, cotidiano, periferia e mídia.

Linha de Pesquisa 2: Religião e dinâmicas psicossociais e pedagógicas.


Estudo dos aspectos psicossociais, pedagógicos e missiológicos das experiências e práticas religiosas no mundo contemporâneo, assim como dos impactos e das influências das transformações hodiernas nas experiências e práticas religiosas.

Disciplina Obrigatória da área:


Religião Sociedade e Cultura: questões epistemológicas

Analisa o processo de produção de conhecimento acerca da relação entre religião, sociedade e cultura, mapeando os paradigmas teóricos e correntes interpretativas das dinâmicas religiosas em contextos culturais diversos.

Disciplinas optativas:


Psicologia e Religião

Identifica e analisa as relações entre religião e psicologia. Estuda criticamente as antropologias, ontologias, valores e entendimentos de religiosidade salugênica e patogênica, implícitas e explícitas em diversas teorias da personalidade em diferentes contextos culturais.

Dinâmicas Religiosas e Processos Terapêuticos

Analisa a relação entre religião e processos terapêuticos, principalmente em situações de crises e conflitos pessoais, familiares e sociais decorrentes de doença, morte, luto, desigualdade, pobreza e violência; priorizando a natureza sistêmica dos conflitos geradores de sofrimento no contexto latino-americano.

Educação e Religião

Analisa a relação entre a religião e os processos educativos na sociedade, estudando as práticas pedagógicas das instituições e organizações religiosas e também os pressupostos teológicos e espirituais das propostas educacionais.

Cultura, Religião e Processos Educativos

Analisa as relações entre a cultura, religião e educação nas sociedades contemporâneas. Estuda a cultura como um processo educativo que assumiu a função de “ensinar” os valores fundamentais da vida pessoal e da sociedade, e as práticas religiosas educativas que reproduzem e/ou se contrapõem aos valores dominantes na sociedade.

Gênero e Religião

Analisa, à luz de diferentes proposições teórico-metodológicas dos estudos de gênero, a maneira como os discursos, práticas e representações religiosas influenciam e são influenciados pelas relações sociais de sexo, e seus entrecruzamentos com raça/etnia, classe e aspectos geracionais.

Movimentos e instituições religiosos contemporâneos

Descreve e interpreta a dinâmica religiosa contemporânea, analisando a produção simbólica de movimentos e instituições religiosos de origem recente. Estuda prioritariamente rupturas e continuidades de tradições religiosas, seus processos híbridos de assimilação, incorporação e transformação em diferentes contextos socioculturais.

Movimentos messiânicos e milenaristas

Analisa as relações dinâmicas entre a matriz messiânica judaico-cristã e suas variações em diferentes culturas. Estuda as condições sociais e históricas que propiciam a irrupção messiânica e/ou milenarista, destacando-se a produção e recepção do sagrado pelas comunidades em tempos de crise, bem como as relações entre religião, poder, camadas sociais, esperança, utopias e crenças.

Ciências Sociais e Religião

Mapeia e analisa as contribuições teórico-metodológicas dos autores clássicos e contemporâneos das Ciências Sociais para o estudo e compreensão do fenômeno religioso.

Religião, Poder e Práticas Políticas

Estuda as relações de poder, dominação e contestação construídas nas interfaces entre as esferas política e religiosa, à luz da sociologia, antropologia, história e ciência política. Enfatizam-se as práticas político-religiosas dos grupos sociais, instituições e movimentos religiosos, em suas relações e distribuição de poder, tanto nas relações internas quanto nas suas relações com o contexto social em que acontecem.

Transformações socioculturais e religião

Estuda as transformações das práticas e do imaginário religioso no âmbito de mudanças sociais de longo alcance. Busca no estudo das tradições religiosas hegemônicas e da memória de movimentos dissidentes elementos para a compreensão e a critica da religião na atualidade e suas implicações para a vida cotidiana, a pluralidade religiosa e as transformações sociais no mundo contemporâneo.

História social das religiões

Estuda, em perspectiva comparada, diferentes instituições e movimentos religiosos, ressaltando-se suas similaridades e diferenças, seus processos de difusão, conservação e reelaboração de suas fronteiras e concepções de ortodoxia e heresia, assim como de suas atitudes e manifestações religiosas.

Cultura midiática e religião

Estuda, sob ótica interdisciplinar, a intersecção religião e mídia como um fenômeno característico da cultura midiática contemporânea. Analisa a construção social da cultura midiática, os impactos das novas formas midiáticas na religião e a presença desta nos meios de comunicação.

História e Teologia do cristianismo na América Latina

Estuda as estratégias de inserção e reprodução do cristianismo na América Latina, o diálogo e o confronto no campo religioso, suas tendências e transformações internas e sua relevância para as demandas sociais e as culturas locais na atualidade.

Teologia e economia

Estuda como o campo econômico-político incorporou no sistema de mercado valores e princípios teológico-messiânicos; e como os discursos, dinâmicas e lógicas econômicas foram assimilados no campo religioso contemporâneo.

Práticas Pastorais contemporâneas

Examina, em perspectiva inter e transdisciplinar, práticas pastorais contemporâneas. Estuda fatores culturais, antropológicos e psicossociais que interagem com essas práticas e analisa os elementos teológicos que lhes correspondam ou são pressupostos.

Missão e cultura na América Latina

Estuda, em perspectiva interdisciplinar, diferentes práticas de missão dos movimentos e instituições cristãs, os seus fundamentos teológicos em diferentes períodos históricos. Prioriza o estudo dos Congressos, Conferências e organismos ecumênicos e missionários, problematizando a relação entre a missão e a cultura na América Latina.

Liturgias e discursos religiosos

Estuda, sob perspectiva interdisciplinar, as diferentes formas de discursos religiosos e práticas litúrgicas e seu desenvolvimento nas diferentes tradições culturais e religiosas, e como os atos litúrgicos são assimilados e recriados em outras culturas.

Estudos do protestantismo

Analisa as origens históricas dos movimentos, instituições, crenças e práticas oriundas da Reforma do século XVI e suas implicações na expansão do Ocidente e na construção da modernidade.

Religião no mundo urbano na América Latina

Estuda o papel das religiões no mundo urbano moderno, religiosamente plural e ao mesmo tempo secularizado. Aborda aspectos históricos, sociais e econômicos que explicam a urbanização e a constituição das periferias nas metrópoles como expressão da desigualdade social das sociedades latino-americanas e seus efeitos no campo religioso.

Temas emergentes em religião, sociedade e cultura

Estuda temas de relevância acadêmica recente no campo das relações entre cultura, religião e sociedade. Prioriza-se a abordagem interdisciplinar, aberta a novas tendências teóricas e propostas metodológicas inovadoras da pesquisa das religiões.

Questões de método em história e nos estudos culturais da religião

Estuda diferentes métodos historiográficos e de estudos culturais com o objetivo de aprimorar a metodologia para o estudo das religiões nas fronteiras do moderno sistema mundial. Analisa os conceitos subjacentes à interpretação da religião e seu papel na elaboração de identidades culturais e religiosas.

SOBRE O PROGRAMA
AGENDA
AGENDA - Mais…
X
Baixe aqui o aplicativo da Metodista

GRÁTIS - Na Store