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Temas de Teologia e Ética

Fundamentos antropológico-teológicos clássicos em torno do Logos e propostas religiosas contemporâneas

Prof.: Dr. Luiz Jean Lauand

Horário: 3ª.f. - 1º. período da tarde.

II Semestre 2013.

 

Ementa
A disciplina propõe-se examinar três grandes temas antropológicos do pensamento cristão clássico da criação pelo Logos e discutir sua atualidade para as propostas religiosas de hoje.

 

Objetivo
Revisitar temas que estão na reflexão sobre a religião desde há séculos e podem ser reexaminados e trazidos para o diálogo contemporâneo, para um mútuo enriquecimento: do pensamento clássico, que se põe à prova com as experiências modernas; e das próprias propostas religiosas contemporâneas, que podem se beneficiar do confronto com a antiga antropologia cristã.

 

Programa

1. As relações entre o religioso e o secular e o alcance e fundamentos da autonomia das realidades temporais face ao religioso. O cristianismo e o Islã.

1.1. Mística e realidade quotidiana.

1.2. O relacionamento corpo / espírito no homem e seus fundamentos filosóficos

2. A doutrina clássica de philosophia negativa e theologia negativa (Pseudo Dionísio Areopagita e Tomás de Aquino) e o alcance do conhecimento humano.

3. A clássica virtude cardeal da prudentia: sobre a autonomia e a liberdade do cristão em suas decisões de ação.

 

 

Bibliografia básica:

AGOSTINHO. Confissões. Petrópolis: Vozes, 1988.

_________.     A Trindade (De Trinitate). 2ª ed. São Paulo: Paulus, 1994.

ALCORÃO Tradução do sentido do nobre Alcorão para a língua portuguesa, realizada por Helmi Nasr; com a colaboração da Liga Islâmica Mundial. Al-Madinah: Complexo do Rei Fahd, 2005

ARISTÓTELES. Metafísica. Bauru: Edipro, 2006.

ARMSTRONG, K. Em nome de Deus. O fundamentalismo no judaísmo, no cristianismo e no islamismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

CASTRO, R. C. G. A influência do Pseudo Dionísio em Tomás de Aquino. Tese de doutorado Feusp, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26012011-094150/pt-br.php

SILVA, Marcio Fernandes da Educar para a submissão – o caso Opus Dei. São Paulo: Factash, 2009.

GILSON, Étienne La unidad de la experiencia filosófica. 3. ed. Madrid: Rialp, 1973.

HEIDDEGER, M.   Heráclito, Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998.

INCONTRI, Dora (org.) Educação e espiritualidade. Bragança Paulista: Comenius, 2010.

INTELLECTUELS de l’Islam contemporain. Revue des mondes musulmans et de la Méditerranée No. 133, Aix-en-Provence: PUP, 2008.

LAO TSÉ Tao Te Ching Tradução de Mario Sproviero http://www.hottopos.com/tao/dao_de_jing01.htm Acesso em 14-07-11.

LAUAND, Jean (org)  Filosofia e Educação: O Ocidente e os Orientes. São Paulo: ESDC, 2006.

________ Filosofia, linguagem, arte e educação. São Paulo: Cemoroc Feusp, 2007.

MARÍAS, J. Sobre el Cristianismo. Barcelona: Planeta, 1998

_______ Tratado sobre a convivência São Paulo: Martins Fontes, 2003

_______ A pespectiva cristã São Paulo: Martins Fontes, 2000

_______ Problemas del cristianismo Madrid: Planeta D’Agostini, 1995

PIEPER, J. Werke CD-ROM zum Gesamtwerk (B. Wald editor). Hamburg: Felix Meiner Verlag, 2008.

_______ Luz Inabarcável - o Elemento Negativo na Filosofia de Tomás de Aquino. Revista Internacional d’Humanitats. São Paulo: Cemoroc Feusp, No. 28, 2013 http://www.hottopos.com/rih28/index.htm. No prelo.

_______  Virtudes fundamentales. Madrid: Rialp, 1976.

_______  Filosofía Medieval y Mundo Moderno Madrid: Rialp, 1973

TOMÁS DE AQUINO Opera Omnia. (edição eletrôn. de Roberto Busa em CD-ROM). Milano: Editel, 1992.

______ Verdade e Conhecimento. Tradução, estudos introdutórios e notas de Jean Lauand e Mario Bruno Sproviero. São Paulo, Martins Fontes, 2ª. ed. 2012

______ A Prudência: a virtude da decisão certa. Tradução, estudos introdutórios e notas de Jean Lauand. S Paulo: Martins Fontes, 2005

______ Sobre o Ensino e Os sete Pecados capitais. Tradução, estudos introdutórios e notas de Jean Lauand. S Paulo: Martins Fontes, 2004.




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