Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Ciências da Religião / Estrutura do Programa / Planos de Ensino - 2º Semestre de 2013 / História e Teologia do Cristianismo na América Latina

História e Teologia do Cristianismo na América Latina

Prof. Dr. Lauri Emilio Wirth
Segundo Semestre de 2013, Terça-feira, 16:15 às 18:45 hs.
I. Ementa

História e Teologia do cristianismo na América Latina
“Estuda as estratégias de inserção e reprodução do cristianismo na América Latina, o diálogo e o confronto no campo religioso, suas tendências e transformações internas e sua relevância para as demandas sociais e as culturas locais na atualidade” (Conf. Ementário de disciplinas).

II. Objetivos

O curso terá um foco transversal. Discutirá textos representativos de grupos e denominações religiosas para identificar como eles abordam a fé e ou a religião do Outro. Suspeita-se de que o lugar epistemológico a partir do qual os textos são escritos é fundamental para entender seu conteúdo. A partir daí é possível identificar convergências entre tendências teoricamente opostas como, por exemplo, entre o Bispo Dominicano Bartolomeu de Las Casas e o calvinista Jean de Léry que, segundo alguns, inaugura uma “hermenêutica do Outro”, a partir de suas vivências na Bahia da Guanabara, em meados do século XVI. Pretende-se, também, inverter o foco, para decifrar a leitura que os colonizados faziam da fé do colonizador, como o fez o indígena Felipe Gaumán Poma de Ayala.

III. Avaliação

a) Participação em aula
b) Apresentação de um seminário
c) Elaboração de monografia

IV. Conteúdo programático

A. Introdução e questões metodológicas.                                          

B. Temas

1. O que projeta a Europa para o centro do sistema-mundo?
2. Fundamentos teológicos do universalismo da cristandade colonial
3. “Bases legais” da conquista
4. Cristóvão Colombo
5. Pero Vaz de Caminha
6. Juan Ginês de Sepúlveda
7. Bartolomeu de Las Casas: o único modo de cristianizar
8. Bartolomeu de Las Casas: uma sociedade imaginada
9. Jean de Léry: a hermenêutica do outro
10. Protestantes, negros e indígenas na ocupação holandesa do Brasil
11. A religião do outro em Antônio Vieira
12. Cristianização e escravidão negra
13. Felipe Gaumán Poma de Ayala e a crítica radical a partir do lugar dos vencidos
14. Ouvir os silêncios: podem os/as subalternos/nas falar?               


Bibliografia provisória (a ser complementada no mês de julho)
BRUIT, Héctor Hernan. Bartolomé de Las Casas e a simulação dos vencidos: Ensaios sobre a conquista hispânica da América. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995.
DE CERTEAU, Michel. A escrita da história. 2.ed., Rio de Janeiro: Forense, 2007.
LAS CASAS, Bartolomeu de. Brevíssima relação da destruição das Índias: o paraíso destruído. Porto Alegre, L & PM Editores, 1985.
LAS CASAS, Bartolomeu de. Liberdade e justiça para os povos de América: oito tratados impressos em Sevilha em 1552. (Obras completas v. II), São Paulo: Paulus, 2010.
LAS CASAS, Bartolomeu de. Único modo de atrair todos os povos à verdadeira religião. (Obras completas v. I), São Paulo: Paulus, 2005.
LEÓN-PORTILHA. Miguel. A conquista da América Latina vista pelos Índios: relatos astecas, maias e incas. 4.ed., Petrópolis, Vozes, 1987.
LÉRY, Jean de. Viagem à terra do Brasil. Belo horizonte/Ed. Itatiaia; São Paulo/Editora da     Universidade de São Paulo, 1980.
MAYER, Alicia. Lutero en el paraíso: la Nueva Espanha en el espejo del reformador alemán. México: UNAM/Fondo de Cultura Económica, 2008.
MONTEIRO, John Manuel. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São     Paulo. São Paulo, Companhia das Letras, 1994.
POMPA, Cristina. Religião como tradução: missionários, Tupi e Tapuia no Brasil colonial. Bauru: EDUSC, 2003.
SCHALKWIJK. Frans Leonard. Igreja e Estado no Brasil holandês: 1630-1664. Recife,    Fundarpe-Governo de Pernambuco, 1986.
SEPULVEDA, Juan Gines. Tratado sobre las justas causas de las guerras contra los Índios. Mexico: Fondo de Cultura Economica, 1987.
SOUZA, Laura de Mello e. Inferno atlântico: demonologia e colonização – séculos XVI-XVIII. São Paulo, Companhia das Letras, 1993.
SUESS, Paulo (coord). A conquista espiritual da América Espanhola. Petrópolis: Vozes, 1992.
TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. 3.ed., São Paulo: Martins Fontes, 2003.
História e Teologia do Cristianismo na América Latina

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA