Educação e Religião
Professor: Dr. Jung Mo Sung
I I Sem/2013 - 3afs, das 13:30 – 14:00hs.
Ementa
Analisa a relação entre a religião e os processos educativos na sociedade, estudando as práticas pedagógicas das instituições e organizações religiosas e também os pressupostos teológicos e espirituais das propostas educacionais.
Objetivo do Curso
O objetivo específico deste curso é possibilitar aos discentes um exercício de leitura crítica que revele os pressupostos antropológicos e a dimensão da espiritualidade presente nas propostas educacionais “libertadoras” e a dimensão pedagógica nas propostas de religião libertadora. Para isso, vamos analisar o livro “Pedagogia do oprimido” (Paulo Freire) e “O dogma que liberta” (Juan Luis Segundo) com foco na relação entre “educação e espiritualidade”, “liberdade e a libertação social” e “liberdade e lei”; com auxílio de autores da teoria pós-colonial, teoria da complexidade e da teologia da libertação.
Programa
1.Introdução.
2.Educação como prática da liberdade em Paulo Freire.
3.Educação, liberdade e condição humana.
4.Religião e revelação como processo pedagógico.
5.Diálogo na educação e na religião.
6.Desenvolvimento social como liberdade
7.Espiritualidade, religião, liberdade e educação.
8.Conclusão
Bibliografia básica
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 11ª. Ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 7a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
SEGUNDO, Juan Luis. O dogma que liberta. São Paulo: Paulinas.
Bibliografia complementar
ADORNO, Theodor W.. Educação e emancipação. 2a.ed., Rio de Janeiro: paz e Terra, 2000.
ASSMANN, H. & SUNG, Jung Mo. Competência e sensibilidade solidária. Educar para esperança. Petrópolis: Vozes, 2000.
ASSMANN, Hugo. Metáforas novas para reencantar a educação. Piracicaba: Unimep. 2a. ed., 1998.
ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação. Rumo à sociedade aprendente. Petróplois: Vozes, 1998.
BERLIN, Isaiah. Dois conceitos de liberdade. Em: Estudos sobre a humanidade. São Paulo: Cia das Letras, 2002, pp. 226-272.
COMBLIN, José. Vocação para a liberdade. São Paulo: Paulus, 1998.
COMBLIN, José. “Perplexidades de quem ensina”. Vida Pastoral, n. 198. jan-fev/98, São Paulo, pp7-12.
DELORS, Jacques et Alli. Educação: um tesouro a descobrir. 3a. ed., São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 1999.
DENNETT, Daniel C.. Freedom Evolves. New York: Viking, 2003.
GRAY, John. Cachorros de palha: reflexões sobre humanos e outros animais. 2ª. Ed., Rio de Janeiro: Record, 2006.
HANNOUN, Hubert. Educação: certezas e apostas. São Paulo: Unesp, 1998.
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
MIGNOLO, Walter D. Histórias locais / Projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro.. São Paulo: Cortez; Brasília:Unesco, 2000.
SEGUNDO, Juan Luis. Que mundo? Que homem? Que Deus? : aproximações entre ciência, filosofia e teologia. SAO PAULO: Ed. Paulinas, 1995.
SPIVAK. G. C. An Aesthetic Education in the Era of Globalization. Boston: Harvard University Press, 2012.
SUNG, Jung Mo. Educar para reencantar a vida. Petrópolis: Vozes.