Seminário de projeto de pesquisa
Universidade Metodista de São Paulo
Faculdade de Humanidades e Direito
Curso de Pós-Graduação em Ciências da Religião
Docente: Profa. Dra. Sandra Duarte de Souza e Prof. Dr. Paulo Barrera Rivera
Período: 1º. semestre de 2014
Horário: Quartas 13h30 às 16h
EMENTA:
Busca-se analisar o processo de produção do conhecimento científico sobre a religião, valorizando-se o planejamento, execução, coleta e análise de dados, delimitação do problema, definição do referencial teórico, determinação das estratégias de verificação, preparo e apresentação do relatório de pesquisa para qualificação.
OBJETIVO GERAL:
Discutir os aspectos epistemológicos e metodológicos que envolvem a pesquisa científica acerca do fenômeno religioso, partindo-se da análise detalhada dos projetos de pesquisa das/dos participantes da disciplina.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Analisar os aspectos teórico-metodológicos que envolvem a pesquisa do fenômeno religioso;
- Analisar as etapas básicas da investigação científica no campo das Ciências da Religião;
- Construir um pré-projeto de qualificação que envolva a discussão e o aprofundamento das propostas de pesquisa das/dos participantes da disciplina, considerando-se a pertinência da proposta, a delimitação do objeto, o estabelecimento de objetivos, a construção da problematização e a discussão da metodologia da pesquisa;
- Estimular o debate público dos temas de pesquisa dos discente e seus aspectos metodológicos.
CONTEÚDO
- Propostas de Pesquisa
- A produção do tema de pesquisa
- Interpretação e Superinterpretação – a produção da interpretação
- Aspectos éticos que envolvem a pesquisa
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA UMESP:
http://www.metodista.br/areas/pesquisa/comite-de-etica-em-pesquisa-cep-umesp
- Ciência e Religião: articulação dos saberes
- Método e objeto das Ciências da Religião
- Insider ou outsider? A natividade/não-natividade em debate
- A construção do objeto de pesquisa
- Como formular projetos de pesquisa
- Encontros para discussão do projeto (até 5 pessoas – 30 minutos p/pessoa)
- Problematização, objetivos, projeção
- Simulação de exame de qualificação
METODOLOGIA
- Leituras obrigatórias . Aulas expositivas . Debates intraclasse
- Discussão dos projetos de pesquisa da turma
- Simulação de exame de qualificação
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BORBA, S., PORTUGAL, A., e SILVA, S. Pesquisa em Educação: a construção teórica do objeto. In: Ciências & Cognição. Rio de Janeiro, UERJ, v. 13/1, pp. 12-20, mar., 2008.
BOURDIEU Pierre, A Profissão do sociólogo. Preliminares epistemológicas. Petrópolis, Vozes, 2002
CAMURÇA, Marcelo. Ciências da Religião. Método e objeto, tensões e perspectivas. In: Ciências Sociais e Ciências da Religião: Polêmicas e Interlocuções. São Paulo: Paulinas, 2008, pp. 57-67.
CARDOSO RUTH (org), A Aventura Antropológica, São Paulo, Paz e Terra, 2004
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA UMESP: http://www.metodista.br/areas/pesquisa/comite-de-etica-em-pesquisa-cep-umesp
ECO, Umberto. Interpretação e Superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.
JAPIASSU, Hilton. Ciência e Religião: articulação dos saberes. In: Religião, Ciência e Tecnologia. São Paulo: Paulinas, 2009, pp. 105-133.
MAZIÈRE, Francine. A análise do discurso: história e práticas. São Paulo: Parábola, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec / Rio de Janeiro: Abrasco, 1999.
PGCR. Manual para elaboração do exame de qualificação. São Bernardo do Campo: UMESP, 2013.
SÁ, Celso Pereira de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
VELHO, Otávio. O que a religião pode fazer pelas Ciências Sociais? In: TEIXEIRA, Faustino (org.). A(s) Ciência(s) da Religião no Brasil: afirmação de uma área acadêmica. São Paulo: Paulinas, 2001, pp. 233-250.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALVES-MAZZOTTI, Alda e EWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais – pesquisa qualitativa e quantitativa. São Paulo: Pioneira, 1999.
ANDERY, Maria Amália. (org.) Para compreender a ciência. Rio de Janeiro: Garamond; São Paulo: EDUC, 2003.
AUSUBEL, D. P. The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. New York: Kluwer Academic Publishers, 2000.
BABBIE, Eari. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte, Editora UFMG, 1999.
BACHELARD, G. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000.
BASTOS, L. da R. et al. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
BAUER, Martin e GASKELL, George (orgs.) Pesquisa qualitativa com texto, Imagem e som: um guia prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
CORTES, Soraya M. de Vargas. Técnicas de coleta e análise qualitativa de dados. In: Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v.9, p. 11-47.
DARBON, Sebastien: O etnólogo e suas imagens. IN Samain, Etienne: O Fotográfico. HUCITEC. São Paulo, 1998, pp. 101-111.
DEMO, P. Complexidade e aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2002.
DEMO, P. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo, Atlas, 2009.
DENZIN, N. K. & LINCOLN, Y. S. (orgs.) O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FEYERABEND, P. Contra o método. São Paulo: UNESP, 2007.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
HESSEN, J. Teoria do Conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MENDONÇA, Antônio G. O presente status do estudo das religiões: campo religioso e fenomenologia. In: O Estudo das Religiões: desafios contemporâneos. São Paulo: Paulinas, 2003.
LEVILLE, C. DIONNE, Jean, SIMAN, Lana M. (adapt.) A construção do saber – manual de metodologia em ciências humanas, Porto Alegre: UFMG-ArtMed, 1999.
RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 2000.
SALOMON, Délcio V. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VOLPATO, Gilson Luiz. Pérolas da redação científica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.