Colóquio: Linguagem e Antropologia
Universidade Metodista de São Paulo
Faculdade de Humanidades e Direito
Curso de Pós-Graduação em Ciências da Religião
Colóquio - Linguagem e Antropologia: implicações para a Religião e a Educação.
O colóquio discute algumas importantes incidências da antropologia e linguística contemporâneas para o estudo da religião e dos processos pedagógicos.
Fevereiro
19 – Introdução ao Colóquio
26 –Pedagogia e religião na chave antropológica de Kant (textos de Kant, Cassirer, Rui)
Março
12 - Sistemas língua-pensamento e livros sagrados (texto de Lohmann)
19- Constituição de esferas de sentido e implicações para a religião e educação (textos de Humboldt, Cassirer, Sloterdijk)
Abril
2 - Metáfora na Bíblia e no Alcorão. Metáfora e Educação (Textos de Lauand))
9- Antropologia, ateísmo e religião (textos de Bakhtin e Rubem Alves)
16 – Corpo, Antropologia e Educação (Textos de Pieper e Lauand)
23 - Antropologia, religião e educação em Paulo Freire (textos de Paulo Freire).
30 - Os Pecados capitais e o pecado capital da acídia (Textos de Pieper e Lauand)
Maio
7- Seminário de doutorandos
14 - Seminário de doutorandos
21 - Seminário de doutorandos
Bibliografia Básica
1. ALCORÃO Tradução do sentido do nobre Alcorão para a língua portuguesa, realizada por Helmi Nasr; com a colaboração da Liga Islâmica Mundial. Al-Madinah: Complexo do Rei Fahd, 2005
2. CARMIGNAC, Jean, La Naissance des évangiles synoptiques, 1984, Éd. F.X. de Guibert.
3. HIROSE, Chie Fingir para Germinar: Educação e Antropologia. Revista Internacional d’Humanitats. São Paulo: Cemoroc Feusp, No. 20, 2010 http://www.hottopos.com/rih20/index.htm.
4. LAUAND, J; JOSGRILBERG, R. Antropologia, Linguagem e Religião; São Paulo: Factash-CemorocFeusp, 2014 (no prelo)
5 LAUAND, J. Teologia e Ética - estudos tomasianos. São Paulo: CemorocFeusp - Factash, 2013. v. 1. 108p.
6. LAUAND, Jean Amthal a pedagogia de Deus. Collatio (USP), v. 11, p. 33-38, 2012.
7. LAUAND, Jean Metáteses árabes da metáfora: desvelar/velar v. 16, pp.25-30 International Studies on Law and Education jan-abr 2014
8. LOHMANN, J. Ma’na e Logos - estruturas linguísticas e formas de pensamento. Notandum. São Paulo, Cemoroc-USP No. 31, 2013, pp. 47-56.
9. PIEPER, J. Werke CD-ROM zum Gesamtwerk (B. Wald editor). Hamburg: Felix Meiner Verlag, 2008.
10. _______ Luz Inabarcável - o Elemento Negativo na Filosofia de Tomás de Aquino. Revista Internacional d’Humanitats. São Paulo: Cemoroc Feusp, No. 28, 2013.
11. RICOEUR, Paul A Metáfora viva. Lisboa: Rés, s.d.
12. TOMÁS DE AQUINO ______ Verdade e Conhecimento. São Paulo, Martins Fontes, 2ª. ed. 2012
13. ______ Sobre o Ensino e Os sete Pecados capitais. S Paulo: Martins Fontes, 2004.
14. Von HUMBOLDT, Wilhelm, On Language, Ed. By M. Losonski, Cambridge, Cambridge University Press, 1999.
15. Von HUMBOLDT, Wilhelm, Cuatro ensayos sobre España y América, Buenos Aires, Espada Calpe, 1951.
16. CASSIRER, Ernst. Antropologia filosófica – ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
17. SLOTERDIJK, Peter, Esferas I. Burbujas. Microesferologia, Ediciones Siruela, Madrid, 2003.
18. BAKHTIN, Mijail, Marxismo e filosofia da linguagem, São Paulo, Hucitec, 1992.
19. ALVES, Rubem, O suspiro dos oprimidos, São Paulo, Edições Paulinas, 1984.
20. ALVES, Rubem, A alegria de ensinar, São Paulo, Ars Poetica, 1994.
21. ALVES, Rubem, Poesia, profecia, magia, Cedi, Rio de Janeiro, 1983.
22. FREIRE, Paulo, Pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992.
23. FREIRE, Paulo, - Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.