Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Psicologia da Saúde / Notícias / Metodista debate a violência contemporânea, dia 11

Metodista debate a violência contemporânea, dia 11

28/10/2014 18h55 - última modificação 28/10/2014 18h56

A violência sob diferentes formas de manifestação – doméstica, contra crianças e jovens, sexual, no trânsito, na vida urbana, entre outras – vai mobilizar diversos estudos e palestrantes dia 11 de novembro próximo na Universidade Metodista de São Paulo, campus Planalto. O evento se estende das 8h30 às 21h reunindo professores, psicólogos e pesquisadores do tema, além de trabalhos acadêmicos. O encerramento estará sob responsabilidade da juíza Teresa Cristina Cabral Santana Rodrigues dos Santos.

A “Violência Contemporânea” será o tema central deste ano da VII Mostra de Psicologia da Saúde promovida pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Saúde da Metodista. O tema é considerado preocupante tanto do ponto de vista jurídico, social e político, quanto psicológico e de saúde pública, como define a professora Marília Martins Vizzotto.

“O Brasil está entre as sociedades mais violentas do mundo, dados os índices de violência urbana com assaltos, sequestros e extermínios, acrescendo-se mortes e incapacitações consequentes do trânsito, da violência praticada no lar, da violência familiar e contra a mulher, além das altas taxas de violência praticada contra criança e jovens em particular. Não menos preocupantes também se incluem a violência contra idosos e os atos violentos específicos dirigidos às etnias indígenas. Exigem-se, portanto, tomadas de decisão diante das violências diretas e daquelas indiretas: mortes sem assistência médica, óbitos por fome e desnutrição”, descreve a professora como cenário de atenção.

Direitos humanos e educação

O objetivo da sétima edição da Mostra de Psicologia da Saúde é discutir a violência tanto na perspectiva dos direitos humanos, abrangendo as preocupações com a violação dos direitos civis, quanto na perspectiva da educação, entre outras áreas, pois todas circundam o eixo da saúde humana.

“No campo da saúde humana, cabe-nos debater sobre as possibilidades de promover a saúde e de fornecer subsídios para as estratégias preventivas em nível primário com vistas a reduzir a incidência ou ocorrência de novos casos, e em nível secundário na identificação precoce da população de risco e início de tratamento. Há ainda um nível terciário, que envolve os cuidados às vítimas e aos agressores, a fim de reduzir as consequências adversas do fenômeno e evitar incapacitações”, explica professora Marília Martins Vizotto.

VII Mostra de Psicologia da Saúde - Violência na Contemporaneidade 

Data: 11 de novembro de 2014
Horário: das 8h30 às 21h

Local: Universidade Metodista campus Planalto,
Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 1000, São Bernardo do Campo – SP

Site: http://mostrapsicologiadasaude.wordpress.com/

Maiores informações: mostrapsicologiadasaude.umesp@gmail.com

Haverá certificado para participantes e expositores.


Programação

8h30 – 11h – Workshop

Workshop 1: Violência Obstétrica: Quem de nós foi mais vítima? Profa. Dra. Miria Benincasa Gomes

Workshop 2: Personalidade, psicopatologia e risco para a violência
Prof. Dr. Antônio de Pádua Serafim

14h30-16h00 – Mesa-Redonda: Violência na Contemporaneidade

Dra. Maria Geralda Viana Heleno
Dr. Antônio de Pádua
Dra. Eda Marconi Custódio
Dra. Marília Martins Vizzotto
Dra. Miria Benincasa Gomes

17h00 às 18h30 – Apresentação de Painéis

19h00 às 19h30 – Mesa de Abertura

Palavra da Pastoral Universitária
Rev. Cesar Roberto Pinheiro

Profa. Dra. Maria Geralda Viana Heleno
Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Saúde

19h30 – Aula Magna: Violência Doméstica: Um olhar interdisciplinar

Dra. Maria Geralda Viana Heleno

Exma. Dra. Juíza Teresa Cristina Cabral Santana Rodrigues dos Santos

21h – Encerramento

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
SOBRE O PROGRAMA
Formulários semestrais - Bolsas de Estudo