Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Psicologia da Saúde / Notícias / Introdução ao desenvolvimento de bebês é tema de evento

Introdução ao desenvolvimento de bebês é tema de evento

Encontro será realizado no Campus Planalto e reunirá autoridades locais

06/12/2016 15h05 - última modificação 06/12/2016 15h05

pixabay.com

A Universidade Metodista de São Paulo promove no dia 7 de dezembro de 2016 o evento “Capacitação Teórica e Técnica: introdução ao desenvolvimento de bebês”. O evento será realizado no Auditório do Campus Planalto, das 8h às 18h.

O evento integra o término da primeira etapa do projeto “Desenvolvimento Psicológico de Bebês”, financiado pela Fapesp, e que terá duração até 2018. Miria Benincasa, professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde da Metodista é a coordenadora geral do projeto. Já a docente Maria Geralda Viana Heleno participa como pesquisadora colaboradora.

As palestras serão ministradas pelas professoras Hida Rosa Capelão Avoglia e Camila Tariff Folquito. Estarão presentes no evento autoridades da Secretaria da Educação de São Bernardo do Campo, bem como diretores, equipe técnica e professores de creches do município.

Participam da mesa de autoridades a coordenadora de pós em Psicologia da Saúde, Maria do Carmo Martins Fernandes; o diretor da Escola de Ciências Médicas e da Saúde, Rogério Gentil Bellot; o Secretário de Educação, Paulo Dias Neves; e a Diretora de Projetos da Secretaria da Educação, Stella Vieira Swerts Chicchi. 

Confira a programação:

08 às 09h - abertura
09 às 10h30 - Desenvolvimento Psicodinâmico de Bebês
10h30 às 10h45 - Intervalo
10h45 às 12h15 - Desenvolvimento Cognitivo e Social de Bebês
12h15 às 14h - Intervalo para almoço
14 às 18h - Estudo de casos

Saiba mais sobre as pesquisadoras e palestrantes:

Hilda Rosa Capelão Avoglia - Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP e Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo, com especialização em grupos operativos. Professora de Técnicas de Investigação da Personalidade no módulo Avaliação da Personalidade e Psicopatologia, Supervisora de Estágio em Triagem e Plantão Psicológico e Psicodiagnóstico. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde. Integra a linha de pesquisa Prevenção e Tratamento com estudos e pesquisa sobre sofrimento psíquico infantil. Atua na área de Avaliação Psicológica com crianças, adolescentes e famílias.

Camila Tariff Folquito - Psicóloga, graduada pelo Instituto de Psicologia da USP em 2006. Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Realiza pesquisas sobre o desenvolvimento psicológico da criança, com foco nas relações entre desenvolvimento e transtornos na infância e adolescência. É atualmente pós doutoranda em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), e também pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem e Laboratório de Psicopedagogia (LEDA/LAPp), colaborando para a realização da pesquisa Contribuições do jogar para a construção de atitudes favoráveis ao desenvolvimento e à aprendizagem.

Maria Geralda Viana Heleno - Graduada em Psicologia. Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP e Doutora em Psicologia pela USP/SP. Temas de Pesquisas: Qualidade de Vida e Eficácia Adaptativa em doenças crônicas degenerativas; Psicologia da Saúde e Hospitalar; Violência doméstica, saúde mental e Justiça Restaurativa.

Miria Benincasa Gomes - Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Uberaba, mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da Metodista e pesquisadora colaboradora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia da Saúde, com ênfase em Programas de Atendimento Comunitário, institucional e hospitalar. Ha 15 anos realiza atendimentos clínicos individuais e em grupos com adolescentes e adultos. As principais áreas de pesquisa são: adolescência, fatores de risco e proteção, drogas, promoção de saúde, educação para a saúde e violência obstétrica.

Maria do Carmo Fernandes Martins – Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professora Titular e Pesquisadora da Universidade Metodista de São Paulo onde atua no Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde. É orientadora de Mestrado desde 2003; atua na área de Comportamento Organizacional, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia da Saúde, focando seus estudos em construção e validação de instrumentos de medida em psicologia, clima organizacional, satisfação no trabalho, poder organizacional, comprometimento organizacional, conflitos intragrupais, bem-estar no trabalho, bases de poder e resiliência no contexto de trabalho. É parecerista de periódicos nacionais, autora de artigos e capítulos de livros na área.

A organização do evento é das professoras Miria Benincasa e Maria Geralda Viana Heleno, e de Ana Paula Magosso Cavaggioni e Simone S. Drigo.

Capacitação Teórica e Técnica: introdução ao desenvolvimento de bebês
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório do Campus Planalto (
Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 1000. Planalto, São Bernardo do Campo - SP).

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
SOBRE O PROGRAMA
Formulários semestrais - Bolsas de Estudo