Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Psicologia da Saúde / Notícias / Aula magna de Psicologia da Saúde debate "visão, movimento e cognição"

Aula magna de Psicologia da Saúde debate "visão, movimento e cognição"

Evento será realizado dia 16 de fevereiro, a partir das 14h, no Campus Planalto

15/02/2016 10h55 - última modificação 15/02/2016 13h46

O Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde promove, no dia 16 de fevereiro de 2016, às 14h, a aula magna "Visão, movimento e cognição", com o professor Renato Teodoro Ramos, da Universidade de São Paulo.

O evento será realizado no Auditório do Campus Planalto e aberto aos alunos, ex-alunos e comunidade.

Saiba mais sobre o tema:
Toda atividade cognitiva é estreitamente relacionada a fenômenos perceptivos que devem ser integrados de forma coerente. Para o ser humano em particular, a percepção visual tem um papel central na construção de representações mentais complexas estabelecidas a partir de funções cognitivas, como reconhecimento de objetos, evocação de mecanismos de defesa, expressão de emoções, percepção de similaridades e padrões, memória espacial, controle de comportamentos sociais e mesmo empatia. Esta apresentação irá discutir alguns mecanismos de integração sensorial com ênfase no seu papel como modulador da interação entre pessoas e ambientes na terceira idade. Além do significado clínico destes mecanismos, será discutida a aplicabilidade de novas técnicas de pesquisa baseadas em realidade virtual no estudo da ansiedade e estresse em idosos.

Conheça o palestrante:
Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1984), doutorado em Medicina Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (1995) e Livre Docência pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2003). Pós-doutorado no Department of Psychiatry, University of Pittsburgh, USA (1996) e no Department of Psychology, King´s College of London (2005). Atualmente é professor associado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: psiquiatria, psicofisiologia, ergonomia cognitiva, psicofarmacologia, transtornos ansiosos e afetivos.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
SOBRE O PROGRAMA
Formulários semestrais - Bolsas de Estudo