Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Psicologia da Saúde / Notícias / Artigo analisa a importância da avaliação neuropsicológica aplicada em casos de psicopatologias

Artigo analisa a importância da avaliação neuropsicológica aplicada em casos de psicopatologias

29/07/2015 19h45 - última modificação 30/07/2015 19h00

O professor Antônio de Pádua Serafim, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo, juntamente com outros cinco pesquisadores da USP e da Unifesp, publicou artigo no Jornal Brasileiro de Psiquiatria.

O paper “Avaliação neuropsicológica forense: caso clínico de depressão e incapacidade para o trabalho” analisa os efeitos de uma avaliação neuropsicológica empregada em um caso de reversão de aposentadoria por invalidez.

O artigo estuda o caso de um juiz de 35 anos que foi submetido primeiramente a uma entrevista clínica e, depois, a uma bateria neuropsicológica de exames. Os dois procedimentos se mostraram ferramentas importantes para a interpretação de aspectos funcionais do diagnóstico em contextos psicopatológicos, à medida em que revelaram a inexistência de quaisquer limitações de desempenho cognitivo do juiz, que o obrigariam a continuar afastado de sua profissão.

Leia o artigo na íntegra.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
SOBRE O PROGRAMA
Formulários semestrais - Bolsas de Estudo