Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Psicologia da Saúde / Linhas de Pesquisa / Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - Mestrado e Doutorado - tem a Psicologia da Saúde como área de concentração. Visando atingir seus objetivos de capacitar novos pesquisadores e docentes em Psicologia da Saúde e de levantar novas questões, aprofundar e refletir sobre os conhecimentos da psicologia que visem contribuir para a promoção e a proteção da saúde em todos os contextos, para prevenção e tratamento de doenças e todos os tipos de comportamentos e disfunções relacionados, as atividades do programa estão orientadas por três Linhas de Pesquisa: Processos Saúde-Doença e Psicofisiologia; Saúde, Violência e Adaptação Humana e Trabalho, Organizações e Saúde

Essas linhas se assentam nas perspectivas da Psicologia da Saúde que visam à prevenção-tratamento de doenças e à proteção-promoção da saúde nos variados contextos. As três linhas de pesquisa estão assim definidas:

Processos Saúde-Doença e Psicofisiologia: desenvolve estudos no âmbito da consciência, dos afetos, da cognição, dos mecanismos neurofisiológicos e do comportamento. Neste contexto, fomentam-se pesquisas com ênfase na promoção, proteção, prevenção de riscos e de agravos à saúde de acordo com os eixos temáticos: processos psicossociais e saúde; psicopatologia, grupalidade e saúde; avaliação da personalidade; neuropsicologia, saúde mental e violência; consciência, atenção e neuroeletrofisiologia.

Saúde, Violência e Adaptação Humana: Dedica-se ao estudo e à investigação de fatores de risco e de proteção envolvidos nas situações de violência, tanto na perspectiva do agressor quando da vítima; investiga ainda conflitos e fatores de crise e adaptação humanas. Mais especificamente, procura examinar gênero, relações materno/paterno infantil, familiares e institucionais relacionadas à crise e à violência, bem como aqueles fatores que envolvem a proteção e restauração dos processos salutares.

Trabalho, Organizações e Saúde: Estuda características dos indivíduos, do trabalho e das organizações para predizer e proagir na gestão do comportamento e das organizações, visando o bem-estar do ser humano, de grupos e da organização. Investiga os níveis de análise individual, grupal e sistêmico, e suas dimensões dinâmicas. Examina processos de saúde e adoecimento psíquicos, vínculos que articulam pessoas e bem-estar, comportamentos individual, social e organizacional, poder e justiça organizacionais, conflitos grupais, violência, exclusão e movimentos sociais. Inscreve-se no campo do conhecimento e adota orientações teóricas da Psicologia Social e Organizacional, em interface com outras áreas das Ciências Humanas. Utiliza abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas.

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA
Formulários semestrais - Bolsas de Estudo