Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Psicologia da Saúde / Eventos / Grupo de Pesquisa 2012

Grupo de Pesquisa 2012

Apresentação | O que é e como funciona | Programação 

Histórico

A criação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo (Mestrado) em 1978 veio atender à crescente demanda por profissionais de psicologia especializados na área da saúde. Em 1996 recebeu a denominação de Mestrado em Psicologia da Saúde, transformando-se, assim, no primeiro programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Saúde credenciado no Brasil.


Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da UMESP tem, desde 1996, por objetivo capacitar novos pesquisadores e docentes em Psicologia da Saúde, levantando novas questões, aprofundando e refletindo sobre os conhecimentos da psicologia que visem a contribuir para os objetivos da saúde: promoção e proteção da saúde, prevenção e tratamento de doenças e todos os tipos de comportamentos e disfunções relacionados.

 

Linhas de Projetos de Pesquisas

  • Prevenção e Tratamento

Analisa os aspectos psicológicos de enfermidades agudas e crônicas, os componentes emocionais e cognitivos de sintomas psíquicos e somáticos, a dinâmica relacional de indivíduos/grupos e a eficácia de procedimentos e propostas terapêuticas.

  • Processos Psicossociais

Congrega pesquisas sobre as dimensões grupais, institucionais e comunitárias, focalizando os comportamentos de risco, saúde e trabalho, processos cognitivos e instrumentos de avaliação e medidas.

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA
Formulários semestrais - Bolsas de Estudo