Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Educação / Docentes / Roseli Fischmann

Roseli Fischmann

Roseli FischmannCurrículo Lattes

 

Livre Docente pela Universidade de São Paulo (1994), Departamento Administração Escolar. Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade de São Paulo (1989). Mestre em Educação, área Administração Escolar (1982), Universidade de São Paulo. Aprovada para o título de Professor Titular, USP (1997). Visiting Scholar da Harvard University, na área de Ética Social e Psicologia Política no período 2003-2005. Expert UNESCO para a Coalizão Latino-americana e Caribenha de Cidades contra o Racismo, a Discriminação e a Xenofobia (2006-2008). Presidente e membro do Júri Internacional do Prêmio UNESCO de Educação para Paz, Paris (1999-2002). Membro do Grupo de Trabalho temporário assessor do Conselho Executivo da UNESCO, Paris, para Educação para Direitos Humanos como representante do GRULAC (1998-1999). Fellow, The John D. and Catherine T. MacArthur Foundation, Chicago (1994-1997). Entre outras colaborações na área governamental: integrou a Comissão Especial do Governo do Estado de São Paulo sobre Ensino Religioso nas Escolas Públicas (1995-1996); integrou a equipe de redação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC, sendo responsável pela redação do tema transversal Pluralidade Cultural (1995-1997); idealizou e coordenou o Manual Direitos Humanos no Cotidiano (1997-1998), obra resultante de parceria USP/UNESCO/Secretaria Especial dos Direitos Humanos; presidiu a Comissão Julgadora do III Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, iniciativa conjunta da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e CNPq (2008). Docente da Faculdade de Educação da USP desde 1975, sendo ainda, após aposentada, colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação daquela FEUSP e coordenadora do Grupo de Pesquisa “Discriminação, Preconceito, Estigma”.

 

Principais publicações

 

  • Universidade, escola e formação de professores (co-org.). São Paulo, Brasiliense, 1986.
  • Escola Brasileira – Temas e Estudos (Coord). São Paulo, Atlas, 1987.
  • “Ensino Religioso Em Escolas Publicas: Subsídios Para O Estudo da Identidade Nacional e O Direito do Outro”. In: Bicudo, M.A. et al. A Formação do educador. Volume 2. Sao Paulo: UNESP, 1996.
  • “Medios Masivos de Comunicación, y Responsabilidad Educativa: Indignación y Derechos Civiles”. In: Psicologia Política del Nuevo Siglo: una ventana a la cidadania. México: Sociedad Mexicana de Psicologia Social/Secretaria de Educación Pública, 1999.
  • Crianças e adolescentes : Construindo uma cultura de tolerância (Co-org.). São Paulo, EDUSP, 2001.
  • Povos indígenas e tolerância: construindo praticas de respeito e solidariedade(Co-org.). São Paulo, EDUSP, 2001.
  • Mídia e Tolerância: A ciência construindo caminhos de liberdade (Co-org.). São Paulo: Edusp, 2002. São Paulo, EDUSP, 2002.
  • Historical and legal remarks on cultural diversity and higher education in Brazil in the context of the school system. Higher Education Policy - The Quarterly Journal of the International Association of Universities (IAU), v. 18, p. 375-395, 2005.
  • Ensino religioso em escolas públicas: Impactos sobre o Estado laico (Org.). São Paulo: FAFE/ FEUSP/ PROSARE/ MacArthur Foundation, Factash, 2008.
Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA
INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
ALUNOS