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Fundamentos teóricos e epistemológicos da compreensão como método

Professor responsável: Dimas Antônio Kunsch

Inserido na linha de pesquisa ?Comunicação Midiática, Processos e Práticas Socioculturais? e vinculado aos grupos de pesquisa ?A Compreensão como Método?, da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), ?Estudios de Periodismo?, da Universidade de Antioquia (UdeA), de Medellín, Colômbia, e ?Epistemologia do Diálogo Social?, da Universidade de São Paulo (USP), o projeto internacional ?Fundamentos Teóricos e Epistemológicos da Compreensão como Método? assume como objeto de estudo o tema da compreensão aplicado prioritariamente ao campo da Comunicação, entendida esta como virtual articuladora de diálogos e conversas não apenas com outros campos consagrados de conhecimento, mas também com expressões diversas e não científicas de produção de sentidos e de conhecimentos sobre o mundo natural e a vida em suas mais distintas formas de expressão. Entre essas manifestações diversas de conhecimento, que incluem mas não se reduzem ao conhecimento científico, encontram-se as artes, os mitos, as religiões, as experiências, os saberes do cotidiano. Metodologicamente, o estudo geral de um conjunto de autores, conceitos e teorias que fundamentam teórica e epistemologicamente o tema da compreensão como método, tanto em suas formulações objetivas quanto subjetivas, se soma aos esforços empíricos individuais de pesquisa (projetos individuais) dos participantes externos e internos do projeto que aqui se propõe, cada um deles com suas pesquisas específicas, seus referenciais teóricos e suas metodologias, à luz, como se pretende, do pensamento compreensivo, dialógico, complexo, comunicativo. Programado inicialmente para durar dois anos (2018-2019), este projeto tem entre um de seus objetivos, como um aspecto importante e afeto à compreensão, o trabalho em conjunto com diferentes grupos de pesquisa, de dentro e de fora do Brasil, começando neste segundo caso inicialmente pela integração de um grupo da UdeA e avançando para outras escolas de Comunicação, dentro da Colômbia mesma e em outros países latino-americanos. Ao final do percurso, pretende-se, por meio da promoção de eventos e da produção científica de artigos e livros, além do diálogo constante entre os distintos interlocutores, ter alcançado maior clareza na compreensão da compreensão como método, de seus principais fundamentos teóricos e epistemológicos. Prevê-se para dezembro de 2018 o lançamento de uma edição especial da revista colombiana Folios, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Antioquia, e simultaneamente da revista Comunicação & Sociedade, da Universidade Metodista de São Paulo. Um evento científico está programado para a Colômbia, no final de 2018, e outro para o Brasil, no final do ano seguinte. Este projeto dá prosseguimento e aprofunda dois projetos de pesquisa anteriores (?Conversando a gente se entende? e ?A compreensão como método?), que resultaram numa vasta produção em livros, capítulos de livros, artigos científicos, apresentação de trabalhos em eventos científicos, teses de Mestrado e outros produtos. Três Seminários Brasil-Colômbia de Estudos e Práticas de Compreensão foram realizados nos três anos que durou o projeto anterior, ?A compreensão como método? (2015-2017), os três com apoio da Fapesp. Sob o ponto de vista de uma epistemologia pragmática, o projeto objetiva contribuir para a dialogia social, a democracia, a não-violência e a paz social, sem excluir desses esforços a própria ideia de uma produção acadêmica mais ampla e democrática de conhecimento, que é interdisciplinar e mais que interdisciplinar, integrando práticas de conhecimento com as quais os saberes legitimados são convidados e desafiados a dialogar.
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.

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