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Edital de Seleção Discente - 2º semestre de 2015

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UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL (MESTRADO E DOUTORADO)
ANO ACADÊMICO DE 2015 – 2º SEMESTRE

I – O Programa
A Faculdade de Comunicação em seu Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP faz saber que se encontram abertas as inscrições para o preenchimento de 10 (dez) vagas no Mestrado e 05 (cinco) vagas no Doutorado, na seguinte Área de Concentração:

PROCESSOS COMUNICACIONAIS
A área concentra pesquisas empíricas e reflexões teóricas sobre os processos de comunicação social e suas relações socioculturais, as estratégias comunicacionais implementadas pelas organizações junto aos diversos públicos de interesse e as múltiplas formas, dimensões e interações no âmbito das inovações tecnológicas de informação e comunicação.

Linhas de Pesquisa:

1. COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA NAS INTERAÇÕES SOCIAIS
Estudos dos processos e meios de comunicação em seus diferentes segmentos e suportes, seus fluxos produção, difusão e recepção, suas mediações socioculturais e estéticas em interconexões econômicas e políticas. A linha abrange investigações tanto no âmbito da grande mídia como da comunitária e alternativa, tais como dos sistemas de informação, do entretenimento, das estruturas dos meios de comunicação e das mediações simbólicas na construção, circulação e consumo de conteúdos.

2. COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MERCADOLÓGICA
Análise dos processos de comunicação desenvolvidos pelas organizações junto aos seus diversos públicos de interesse. Estudo dos processos, produtos, instrumentos, ações, estratégias e gestão das competências de comunicação nas organizações, tais quais, a publicidade, as práticas promocionais e de relacionamento com a mídia, tendo em vista a interação das organizações com os seus públicos. Este estudo e esta análise contemplam aspectos de linguagem e discursos construídos a partir das interfaces entre comunicação e consumo, da construção das marcas, da auditoria de imagem/reputação das organizações e dão atenção a temáticas emergentes como a sustentabilidade, a governança corporativa e a gestão da comunicação nas redes e mídias sociais.

3. INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Pesquisa as inovações tecnológicas na comunicação, com enfoque nos sistemas dialógicos, tendo o ser humano como referência. Investiga interdisciplinarmente as aplicações comunicativas nas redes computacionais, a interação homem-máquina e os impactos socioculturais das tecnologias de comunicação, com recortes na usabilidade, inteligência e interatividade dos recursos midiáticos. Estuda os processos de fusão das mídias, as formas da armazenagem digital, as múltiplas telas, os bancos de dados, a transmídia e suas narrativas, as práticas colaborativas nas redes sociais conectadas e os processos cognitivos da comunicação atual.

II – Da Inscrição

As inscrições serão feitas na Central de Relacionamento, no Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal), Campus Rudge Ramos, Rua Álfeu Tavares, 149 – Rudge Ramos - São Bernardo do Campo/SP, de 04 de maio a 10 de junho de 2015 das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, mediante entrega da seguinte documentação:

a) 1 Foto 3x4;
b) Cadastro de Pessoa Física (CPF) – 1 cópia;
c) Cédula de Identidade (ou Carteira de Identidade da OAB) e para estrangeiros o RNE – 1 cópia;
d) Comprovante de Pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 110,00 (cento e dez reais);
e) Curriculum Vitae - 1 cópia;
f) Diploma de Graduação devidamente registrado (para inscrição no Mestrado) ou diploma de Mestrado, reconhecido pelo MEC, devidamente registrado (para inscrição no Doutorado) – 1 cópia autenticada. Diploma obtido no exterior deverá estar revalidado no Brasil, conforme legislação pertinente;
g) Exemplares de Produção Científica, como relatórios de pesquisa, artigos e, no caso do Doutorado, cópia da Dissertação de Mestrado (serão devolvidos aos aprovados no processo seletivo por ocasião da matrícula);
h) Histórico Escolar da graduação (para Mestrado) ou do Mestrado (para Doutorado) – 1 cópia autenticada. Histórico Escolar do exterior deverá estar autenticado pela autoridade consular brasileira no país de origem da documentação e com a tradução registrada;
i) Projeto de Pesquisa que pretende desenvolver com vistas à futura dissertação ou tese; (informações no Anexo B); - 01 cópia

Ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada. – Formulário disponível no link:
http://portal.metodista.br/poscom/stricto/ficha-de-inscricao/ficha-de-inscricao/view

Poderão se inscrever diplomados em Comunicação Social e áreas afins. Os casos extraordinários serão examinados pela Comissão de Processo Seletivo do Programa em Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo.

Os candidatos residentes fora de São Paulo poderão inscrever-se por correspondência registrada, via Sedex ou por procuração, cujo modelo encontra-se disponível no link: http://portal.metodista.br/stricto/modelo-de-procuracao/modelo-de-procuracao/view, e o boleto referente à taxa de inscrição será enviado ao candidato após o recebimento de sua documentação, pelo e-mail disponibilizado na “Ficha de Inscrição”, com prazo para seu pagamento.

Nos casos de inscrição por correspondência registrada, somente serão considerados inscritos os candidatos cuja documentação e pagamento estejam regularizados dentro do prazo de inscrição.

Local de envio dos documentos de inscrição pelos Correios: Secretaria Acadêmica - Rua do Sacramento, 230 – Edifício Beta – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP – CEP: 09640-000.

III – Da Seleção

O processo de seleção para preenchimento das vagas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social – Mestrado e Doutorado – possui as seguintes etapas:

a) Prova Escrita;
b) Exame de Proficiência em língua(s) estrangeira(s), em um dos seguintes idiomas: inglês, espanhol ou francês. Alunos estrangeiros poderão fazer o exame de proficiência em sua língua materna, desde que esta integre as opções oferecidas.
c) Avaliação do Projeto de Pesquisa apresentado pelo candidato na inscrição;
d) Avaliação do Curriculum Vitae;
e) Entrevista.
a) Prova Escrita:

Na realização da prova escrita, o candidato entrará no local da aplicação dos módulos somente com os objetos necessários a sua realização: caneta, lápis e borracha. Portanto, durante a realização da prova não será permitida a consulta a materiais como livros, artigos, dicionários, anotações e quaisquer outros materiais analógicos ou digitais.

b) Proficiência em Língua Estrangeira:

  • Mestrado:

Os candidatos ao Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo deverão realizar o Exame de Proficiência de Idioma estrangeiro exclusivamente no Processo Seletivo do PósCom-UMESP optando por uma das línguas: Inglês, Espanhol ou Francês.

  • Doutorado:

Os candidatos ao Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo terão o aproveitamento, como primeira língua estrangeira, desde que o candidato seja selecionado no processo seletivo, aquele idioma que constar do histórico escolar do mestrado, e que este tenha sido obtido por programa credenciado pela CAPES, sem limite de prazo entre os idiomas Inglês, Espanhol ou Francês. Para a comprovação de proficiência no segundo idioma, o candidato deverá fazer o exame exclusivamente no Processo Seletivo do PósCom-UMESP, optando por uma das línguas - Inglês, Espanhol ou Francês, excluída aquela do Mestrado.

Dos candidatos estrangeiros será requerido, além da língua exigida pelo Programa, o Exame de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-BRAS). Este exame é realizado nos meses de abril e outubro e o certificado tem validade nacional.

Os candidatos habilitados à admissão que apresentarem insuficiência no conhecimento de língua estrangeira, ou de Língua Portuguesa para candidatos estrangeiros, poderão submeter-se a novos exames, no prazo máximo de 01 (um) ano, a contar do início das atividades acadêmicas, seguindo planejamento feito pelo Colegiado do Programa.

É permitido o uso de dicionário impresso para a prova de proficiência em língua estrangeira.

c) Projeto de Pesquisa / Currículo Vitae / Entrevista :
A Entrevista será constituída de arguição sobre o Projeto de Pesquisa, sobre o Curriculum Vitae do candidato e sua produção científica. Incluirá, ainda, avaliação das expectativas do candidato com relação ao curso e ao seu futuro acadêmico e profissional.

Os candidatos deverão apresentar documento de identidade no ato da entrevista. A ausência do candidato no dia, local e hora designada para a realização da entrevista será considerada como desistência.
Observações importantes:

1) A Critério da Comissão de Processo Seletivo do PósCom-UMESP, o número de vagas poderá ser ampliado ou remanejado entre os níveis de ensino do programa, de acordo com a disponibilidade de vagas dos docentes/orientadores do programa.

2) Caso o programa credencie novo(s) docente(s) permanente(s) no período em que este processo seletivo estiver em curso, os candidatos aprovados na prova escrita e não classificados na etapa de entrevistas com o orientador indicado, serão informados sobre eventual criação de novas vagas e convidados para entrevista com novo orientador, respeitada a linha de pesquisa de sua inscrição inicial.

3) A Comissão do Processo Seletivo do PósCom-UMESP, após análise do projeto do candidato considerado aprovado na prova escrita, mas não classificado na lista de selecionados do orientador por ele indicado, poderá encaminhá-lo a nova entrevista junto a outro orientador que dispuser de vagas. Neste caso, os candidatos serão avisados para agendamento de nova entrevista para o dia 22/06/2015. Levando-se em conta o perfil do novo orientador, o candidato deverá se escolhido, promover a adaptação do seu projeto de pesquisa.

IV - Da Divulgação

O docente enviará uma lista com a classificação dos candidatos aprovados na entrevista, incluindo suplentes, se houver, para a Comissão de Processo Seletivo e esta finalizará a lista dos aprovados e suplentes do programa que será divulgada no site do PósCom.
Não serão divulgadas as razões pelas quais os candidatos não foram classificados, nem caberá recurso em nenhuma etapa do processo de seleção.

A lista dos candidatos classificados e suplentes será disponibilizada na home-page da METODISTA: www.metodista.br/poscom, no dia 18 de junho de 2015 - após 20h.

V - Do Cronograma

As etapas acima descritas serão realizadas na Universidade METODISTA – Campus Rudge Ramos - São Bernardo do Campo - SP, de acordo com a seguinte programação/cronograma:

  • Prova Escrita: Mestrado e Doutorado - 17 de junho de 2015 – das 9h às 12h
  • Exame de Proficiência em Língua Estrangeira: Mestrado e Doutorado - 17 de junho de 2015 – das 13h às 14h30
  • Local da Prova Escrita e Exame de Proficiência em Língua Estrangeira: Campus Rudge Ramos – Edifício Capa (laboratório de informática) Mestrado e Doutorado na sala C-119
  • Entrevistas (horários agendados por sorteio): Mestrado e Doutorado - 17 de junho de 2015 – 15h
  • Divulgação do Resultado da Prova Escrita e Convocação de aprovados indicados para entrevista com outro orientador (Site PósCom – UMESP): 18 de junho de 2015 – após 20h
  • Entrevista com outro orientador – Mestrado e Doutorado: 22 de junho de 2015
  • Divulgação complementar do Processo Seletivo (Site PósCom – UMESP): 23 de junho de 2015 – após 20h
  • Matrículas – Mestrado e Doutorado: Dias 24, 25 e 26 de junho de 2015


Observações:
1) Os candidatos devem chegar com 15 minutos de antecedência ao horário indicado na Prova Escrita;
2) As entrevistas serão realizadas conforme horário divulgado na sala de prova;
3) Os candidatos não selecionados ou que tenham sido classificados no exame de seleção, mas não efetuaram a matrícula dentro do prazo estabelecido deverão retirar seus documentos, entregues no ato da inscrição, durante o mês de agosto de 2015. Concluído este prazo, a Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação não mais se responsabilizará pela guarda dos mesmos.

VI – Da Matrícula dos Aprovados

As matrículas serão realizadas na Central de Relacionamento, no Anexo Ómicron (em frente à Portaria), Campus Rudge Ramos, Rua Álfeu Tavares, 149 – Rudge Ramos - São Bernardo do Campo/SP, nos dias 24, 25 e 26 de junho de 2015, no horário das 8h às 21h.

Os candidatos aprovados (Mestrado e Doutorado) deverão agendar horário com seus orientadores, ou com a Coordenação do Programa, para escolha das disciplinas e assinatura no formulário de matrícula para efetivação da mesma. O formulário estará disponível na Coordenação do Programa.

Atenção: A matrícula somente se efetivará com o pagamento da primeira parcela da semestralidade (Julho 2015), no ato da matrícula.

O candidato classificado no exame de seleção que não efetuar matrícula na data acima mencionada será considerado desistente. Casos omissos de interpretação duvidosa relativos ao Processo Seletivo em questão serão resolvidos pela Comissão de Processo Seletivo, indicada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo – METODISTA.

Quaisquer outras informações sobre o Programa poderão ser obtidas junto à Central de Relacionamento, por meio do telefone: (0xx11) 4366-5000 ou pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, através do telefone: (0xx11) 4366.5818 ou pelo e-mail:

São Bernardo do Campo, 16 de abril de 2015.
Profa. Dra. Marli dos Santos

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social


Anexo A: Bibliografia Básica para a Prova Escrita

Mestrado e Doutorado
a) CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança. São Paulo: Zahar, 2013.
b) RÜDIGER, Francisco. As teorias da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2013.
c) WOLTON, Dominique. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2011.

Anexo B: Projeto de Pesquisa

Trata-se de uma proposta preliminar de dissertação, e deve revelar o interesse do candidato por um tema específico, relacionado a uma das linhas de pesquisa. O projeto deve incluir:


- Título - Nome do autor - Linha de pesquisa e orientador pretendido
- Resumo de 5 a 10 linhas
- Problema de Pesquisa - Objetivos - Justificativa do tema escolhido - Hipóteses - Revisão de Literatura
- Metodologia - Referências Bibliográficas.
Obs.: O projeto deverá ser digitado em espaço de 1,5 (um e meio), fonte 12 (doze) e não exceder a 10 páginas, incluindo as referências.

Anexo C: Docentes que oferecem vagas para o 2º semestre de 2015

Cicília Maria Krohling Peruzzo
Temáticas de orientação no mestrado e doutorado: Comunicação comunitária, popular e alternativa em seus vários formatos (impressos, sonoros, audiovisuais e eletrônicos) e constituída no universo dos movimentos sociais, comunidades, organizações não-governamentais e sindicatos. Os estudos também podem ser sobre meios de comunicação públicos e privados desde que perpassados pela questão local, bem como sobre o empoderamento comunitário de tecnologias em suas interfaces com o desenvolvimento social e o exercício da cidadania. É doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (1991), com pós-doutorado pela Universidad Nacional Autónoma de México. Pesquisadora PQ1 do CNPq. Consultora ad hoc para projetos de pesquisa do CNPq, da CAPES e da FAPESP. Líder do grupo de pesquisa COMUNI – Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local.

Daniel dos Santos Galindo
Temáticas de orientação no mestrado e doutorado: gestão da comunicação de marketing; as novas ambiências tecnossociais e as práticas contemporâneas da publicidade; novos processos persuasivos na sociedade em rede; a construção simbólica das marcas; o neoconsumidor como prossumidor comunicacional; o contexto ético do consumo infantil; a marca cidadã e o consumidor consciente. É doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2000), com pós-doutorado pela Universidade Complutense de Madrid. Líder do grupo de pesquisa ECOM - Estudos de Comunicação com o Mercado. Consultor na área de marketing e comunicação.

Elizabeth Moraes Gonçalves
Temáticas de orientação no mestrado e doutorado: Comunicação na perspectiva da linguagem e dos discursos das organizações / instituições, mais especificamente as narrativas do contemporâneo, que envolvam as organizações e seus diferentes públicos. A comunicação organizacional nos seus diferentes formatos, desde a comunicação das diretrizes organizacionais que modelam a identidade até as mensagens publicitárias voltadas para possíveis consumidores em diferentes mídias, nas variadas plataformas. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Líder do grupo de pesquisa COLING - Estudos de Comunicação e Linguagem.

José Marques de Melo
Temáticas de orientação no mestrado e doutorado: o jornalismo brasileiro, os gêneros jornalísticos, o pensamento comunicacional latino-americano e a história das ciências da comunicação. É doutor em Ciências da Comunicação (1973) e livre-docente pela ECA/USP. Diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Líder do grupo de pesquisa PENSA-COM/ BRASIL – Pensamento Comunicacional Brasileiro. Fundou e dirigiu sociedades científicas no universo ibero-americano. Autor de extensa bibliografia no campo da Comunicação.

José Salvador Faro
Temáticas de orientação no mestrado e doutorado: objetos pertinentes às relações históricas e/ou contemporâneas entre Mídia e Cultura. É doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (1996). Consultor do CNPq, da CAPES e da FAPESP. Ex-presidente da Intercom (1997-1998). Líder do grupo de pesquisa Narrativas Midiatizadas da Cultura, com projeto individual sobre a mesma temática em desenvolvimento no âmbito do Póscom da Metodista.

Kleber Markus
Temáticas de orientação no mestrado: as transformações globais que envolvem o mercado e a sociologia. Atua nas áreas de Comunicação - Mercado - Estudos Midiáticos Interculturais. É doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (2003), com pós-doutorado pela Université Paris Descartes Sorbonne, França. Consultor na área de marketing e comunicação. Vice-líder do grupo de pesquisa ECOM – Estudos de comunicação com o mercado.

Magali do Nascimento Cunha
Temáticas de orientação no mestrado e doutorado: processos comunicacionais midiáticos a partir do imaginário social e da cultura e de temáticas decorrentes, tais como identidade, memória, consumo, religião. É doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (2004). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE) e da Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial (ECLESIOCOM).

Marli do Santos
Temáticas de orientação no mestrado e doutorado: novas práticas jornalísticas na sociedade contemporânea, incluindo as inovações nos processos de produção e distribuição jornalística; métodos de apuração; gêneros, formatos e estilos; modelos de negócio; públicos e temáticas especializadas; formação de profissionais; e relações de gênero. É doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (2004). Jornalista e publicitária, atuou no mercado como repórter, editora, assessora de imprensa e gerente de comunicação. É membro do CEP - Comitê de Pesquisa e Extensão da UMESP. Líder do Grupo de Pesquisa Novas Práticas em Jornalismo – NPJor.

Sebastião Carlos de Morais Squirra
Temáticas de orientação no mestrado e doutorado: pesquisas em Mídias e TV Digitais, com recortes nas tecnologias da comunicação e nas IHC-Interações Homem-máquinas. É doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (1992), com Pós-doutorado na Universidade da Carolina do Norte (EUA) e na Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), 1995. Jornalista e Comunicador Visual, foi vice-presidente da Intercom e coordenador do PósCom da Metodista. Líder do Grupo de Pesquisa ComTec - Comunicação e Tecnologias Digitais.

Wilson da Costa Bueno
Temáticas de orientação no mestrado e doutorado: política de comunicação empresarial/organizacional; análise de ações, produtos e estratégias de relacionamento das organizações com os seus públicos de interesse; comunicação das organizações nas redes e mídias sociais; comunicação e sustentabilidade; e auditoria de comunicação e de imagem das organizações. É doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com especialização em Comunicação Rural. Líder do grupo de pesquisa CRITICOM - Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica. Jornalista, uma dezena de livros publicados e coletâneas organizadas nas áreas de Comunicação/Jornalismo. Já orientou mais de uma centena de dissertações e teses em Comunicação.

 

Anexo D: Vagas por Orientador

Linha de Pesquisa Docentes Vagas no Mestrado Vagas no Doutorado
1 Cicília M. K. Peruzzo 0 1
1 José Marques de Melo 2 0
1 José S. Faro 2 1
1 Magali N Cunha 0 1
1 Marli dis Santos 0 1
       
2 Daniel S. Galindo 1 1
2 Elizabeth M. Gonçalves 1 0
2 Kleber Markus 1 0
2 Wilson C. Bueno 1 0
       
3 Sebastião C. M. Squirra 2 0
Total - Póscom 10 5

 

Anexo E: Salas dos Docentes para Entrevista

Docentes Sala no Edifício  - Capa - 3º andar 
Cicília M. K. Peruzzo 317 D

Daniel S. Galindo

317 H
Elizabeth M. Gonçalves 317 C 
José Marques de Melo Cátedra
José S. Faro 317 F
Kleber Markus 311 D
Magali N Cunha 315 B
Marli dis Santos 321 -
Sebastião C. M. Squirra 317 A
Wilson C. Bueno  315 H
Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA