Wilson Bueno lança novo livro: Comunicação Empresarial – alinhando teoria e prática
07/10/2014 11h12
Fonte: Jornal da Comunicação Corporativa
A obra inaugura a coleção “Comunicação Empresarial” focada na apresentação de estudos, reflexões, pesquisas e cases voltados para os principais temas dessa área, sob o olhar de estudiosos e profissionais.
Comunicação Empresarial – alinhando teoria e prática de Wilson da Costa Bueno, jornalista e professor da Universidade Metodista de São Paulo, lançada pela Editora Monole,é uma atualização completa de trabalho anterior – Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa –, resgata os principais temas que envolvem a teoria e a prática da comunicação das organizações, buscando não apenas fixar conceitos relevantes ou realizar análises em Comunicação Empresarial, mas contemplar a realidade do mercado brasileiro.
A obra pretende ser fonte importante de consulta para estudantes, gestores e profissionais de comunicação nas empresas públicas, privadas ou mesmo nas organizações do Terceiro Setor.
Ela está dividida em 14 capítulos, que compõem um cenário abrangente e diversificado da teoria e da prática em Comunicação Empresarial e, insistentemente, destaca a importância da pesquisa para o incremento da massa crítica na área. Incorpora perspectivas modernas, como a que associa comunicação e sustentabilidade; discute processos estratégicos, como o uso da comunicação para o comprometimento das gerações jovens com os objetivos das organizações, e a necessidade de planejamento adequado para atuação nas mídias sociais; bem como define etapas e metologias para a construção de uma política de Comunicação e enumera procedimentos para o processo de gestão de riscos.
Ao final de cada capítulo, há questões para serem debatidas em sala de aula ou no trabalho.
Sobre o autor:
Wilson da Costa Bueno é jornalista e professor da Universidade Metodista de São Paulo, formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, onde completou também o seu mestrado e doutorado em Comunicação, e atuou como docente e pesquisador por mais de 35 anos.