Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Notícias / Professora Magali Cunha publica artigo sobre neoconservadorismo evangélico

Professora Magali Cunha publica artigo sobre neoconservadorismo evangélico

16/09/2014 19h30 - última modificação 17/09/2014 17h22

No dia 9 de setembro de 2014, a professora doutora Magali do Nascimento Cunha publicou um artigo em seu blog “Mídia, religião e política”, no qual abordou o neoconservadorismo evangélico a partir da análise da entrevista do pastor Silas Malafaia ao jornal O Globo.

Segundo a professora, o conservadorismo dos evangélicos no Brasil não é dado novo. Foi ele quem provocou a omissão das igrejas frente à implantação da ditadura militar no Brasil. Porém, a partir dos anos 2000, começa uma nova fase do conservadorismo religioso, na qual a religião tem o mercado e as tecnologias como aliados e se revela defensora do conservadorismo explícito.

Essa postura é adotada nos dias de hoje por muitos líderes religiosos na tentativa de influenciar também as eleições, quando defendem os candidatos que apresentam discursos conservadores. Embora essa defesa possa interferir no voto de parte dos eleitores, a professora lembra que os evangélicos não devem ser considerados monopolíticos e nem tratados, em sua totalidade, como neoconservadores.

O artigo teve grande repercussão e foi publicado no Observatório da Imprensa e no Instituto Humanitas Unisinos.  

Confira o texto na íntegra

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
SOBRE O PROGRAMA