Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Notícias / Professora Magali Cunha fala sobre religião e política em coluna do jornal O Globo

Professora Magali Cunha fala sobre religião e política em coluna do jornal O Globo

04/09/2014 20h15 - última modificação 04/09/2014 20h19

A professora doutora Magali Cunha, docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, escreve quinzenalmente, às quintas-feiras, uma coluna para o jornal O Globo. Na edição publicada hoje, dia 4 de setembro de 2014, o tema abordado foi religião e política.

Para responder e refletir sobre a questão “qual é o poder de influência dos evangélicos no processo eleitoral?”, a professora apresenta dados importantes, como o número de candidatos evangélicos que ocupam ou se candidataram a cargos políticos.  

Segundo ela, nesta eleição, são 327 candidatos apresentados como evangélicos. Desses, 273 são intitulados pastor/a, missionário/a, bispo/a ou apóstolo. Além disso, o grupo tem hoje 73 parlamentares no Congresso (três senadores e 70 deputados), informações que comprovam a força evangélica na política.

Embora muitos usem a religião como uma estratégica de marketing, essa participação deve ser vista como um avanço da democracia decorrente da dinâmica da cultura brasileira, em que as religiões têm importante papel na ordenação e no sentido da vida, e não uma ameaça à laicidade do Estado.

Confira o artigo na íntegra

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
SOBRE O PROGRAMA