Professora Magali Cunha fala sobre paz e justiça em coluna do jornal O Globo
07/08/2014 17h20 - última modificação 11/08/2014 11h34
A professora Magali Cunha, docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, escreve quinzenalmente, às quintas-feiras, uma coluna para o jornal O Globo. Na edição publicada hoje, dia 7 de agosto de 2014, o tema abordado foi a busca por paz e justiça.
Com o título “Que a paz e a justiça se beijem”, a professora chama atenção para o clamor por paz que ecoa quando as pessoas se deparam com as imagens de guerra na Palestina e outras “guerras” cotidianas, como a violência das grandes cidades.
Por isso, lembra um trecho do Salmo 85 que afirma que a justiça e a paz são unidas por um laço e que só há justiça quando há paz e vice-versa. Como exemplo de reavivamento de fé e paz, ela cita o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), associação de 350 igrejas cristãs, evangélicas e ortodoxas, que representa o movimento ecumênico mundial em ações concretas nos campos da unidade cristã, da promoção da vida e do diálogo entre as religiões.
Segundo a professora, o CMI lidera esforços em prol dos direitos humanos e, por meio de um discurso a favor da peregrinação, busca uma jornada de justiça e paz que as igrejas mesmas devem testemunhar, dentro delas e entre elas, contagiando o mundo.
Confira o artigo na íntegra