Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Notícias / Professor Marques de Melo recebe Comenda de Honra da Federação Nacional dos Jornalistas

Professor Marques de Melo recebe Comenda de Honra da Federação Nacional dos Jornalistas

13/02/2014

13/02/2014 12h06

A Federação  Nacional dos Jornalistas (FENAJ) realiza a cada dois anos seu congresso nacional, no qual presta homenagem a um profissional que tenha contribuído para o desenvolvimento do jornalismo no Brasil.

Neste ano o 36º Congresso Nacional de Jornalistas será realizado em Maceió, no dia 4 de abril e  o jornalista homenageado é o Prof. Dr. José  Marques de Melo, diretor-titular da Cátedra UNESCO/Metodista de Comunicação e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Metodista.

Segundo Valdice Gomes, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, e Audálio Dantas, ex-presidente da FENAJ, a escolha do nome do professor Marques de Melo foi feita pela diretoria da FENAJ e dos sindicatos afiliados, tendo em vista “sua história de dedicação exclusiva ao ensino e à pesquisa, formando várias gerações de jornalistas e de pesquisadores.”

Para José Marques de Melo, “trata-se de um reconhecimento singular, que muito me sensibilizou, motivado pela ação como presidente da comissão do MEC que elaborou as novas Diretrizes Curriculares para o curso de graduação em Jornalismo.”

O professor também acredita que esta Comenda é reflexo de um maior reconhecimento por parte da classe jornalística na área de Pesquisa em Comunicação, embora ainda exista motivação política. “Sou otimista, reconhecendo o avanço quantitativo dos estudos e pesquisas nessa grande área do saber, tendo porém consciência de que a avalanche de pesquisas quantitativas precisa ser avaliada criticamente.”

 

Sobre a Comenda de Honra FENAJ

A Comenda FENAJ é de ferro cromado, sob base de madeira "reciclada", com tampa de acrílico. Fechada, tem uma área de 10 x 10 cm com 3,5 cm de altura. Com o mapa erguido, sua altura é de 12 cm. A Comenda de Honra da FENAJ foi criada e concebida pelo "design" gráfico, Mauro Ferreira, da Thezainer - estúdio de criação ilimitada e produzida por Fábio Rautemberg, da Gestual Design.

Criada em 2008, a Comenda FENAJ foi atribuída inicialmente aos jornalistas José Hamilton Ribeiro (São Paulo) e Adisia Sá (Ceará).

 

Entrega da Comenda de Honra da FENAJ

Data: 04 de abril de 2014

Horário: 20h

Local: 36º Congresso Nacional de Jornalistas - Centro de Convenções de Maceió (Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso) - Bairro do Jaraguá – Maceió – Alagoas. 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
SOBRE O PROGRAMA