Professor Marques de Melo lança livro sobre Pensamento Comunicacional Brasileiro
06/05/2015 14h20 - última modificação 07/05/2015 16h33
A publicação "Pensamento Comunicacional Brasileiro: o legado das Ciências Humanas" foi produzida pela editora Paulus e é fruto do trabalho e planejamento dos professores José Marques de Melo e Guilherme Moreira Fernandes.
A coletânea explora os estudos das Ciências da Comunicação no Brasil e explica como o campo se interconecta com o das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas.
A obra é dividida em seis partes e três volumes, e expõe o pensamento de pesquisadores brasileiros que atuam na área das ciências humanas e sociais que dialogam com o campo comunicacional em temas como: gênese e evolução, o processo básico, o fenômeno cultural, o sistema de poder, fluxos comportamentais (consumo, participação e opinião pública) e ciências sociais aplicadas.
Os temas são analisados por meio do resgate autoral de textos originais publicados em diferentes momentos da história do país, pela descrição da memória bibliográfica e também através de uma análise metodológica textual realizada por professores e pesquisadores de todo o território nacional.
O livro pode ser adquirido no site da editora.