Oliver Boyd-Barrett, especialista em agências de notícias e globalização da comunicação, participa de seminário na Metodista
03/05/2011 10h01
O Grupo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologias Digitais (Comtec) da Universidade Metodista de São Paulo, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Consulado Americano em São Paulo e no Recife trará, pela primeira vez ao Brasil, o professor britânico, Oliver Boyd-Barrett, da Universidade de Bowling Geen - Estados Unidos, para conceder uma palestra aos alunos de pós-graduação sobre agências de notícias e a globalização da comunicação. O evento acontecerá na terça-feira, 10 de maio, no Auditório do Edifício Capa (Campus Rudge Ramos- Rua Alfeu Tavares, 149).
O professor Oliver Boyd-Barrett falará sobre o estado da arte das agências de notícias na era digital, tema do livro News Agencies in the Turbulent Era of the Internet, editado por ele e publicado em 2010 pelo Governo da Catalunha (Espanha). Na mesa de debates, também estarão presentes o ex-correspondente da TV Globo em Buenos Aires e Jerusalém, Alberto Gaspar, que discutirá os desafios do repórter diante das novas realidades tecnológicas e editoriais; a jornalista e doutoranda da UMESP, Maria Cleidejane Esperidião, que abordará o papel das novas mídias no telejornalismo mundial, apresentando novos dados sobre as agências audiovisuais telejornalísticas (tema de sua pesquisa); e o jornalista Pedro Aguiar, mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que comentará casos de agências que ousaram desafiar a hegemonia no fluxo de informações.
Seminário: A cobertura internacional e seus novos desafios
Participação: Alberto Gaspar (TV Globo), Maria Cleidejane Esperidião (UMESP) e Pedro Aguiar (Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia Política da Informação e da Comunicação da UFRJ)
Data: 10 de maio (terça-feira)
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório do Edifício Capa, Campus Rudge Ramos, da UMESP em São Bernardo do Campo (São Paulo).
Público: Estudantes de Comunicação e público em geral.