Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Notícias / Marques de Melo é homenageado em Portugal, Espanha e Brasil

Marques de Melo é homenageado em Portugal, Espanha e Brasil

24/04/2014

03/06/2014 21h19

Enaltecidas na Europa e no Brasil as contribuições do Professor Marques de Melo às Ciências da Comunicação

Ao inaugurar, no dia 14 de abril de 2014, na Universidade do Minho (Braga, Portugal) o II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, o presidente da CONFIBERCOM (Confederação Ibero-Americana de Ciências da Comunicação), prof. dr. Moisés Martins, prestou merecida homenagem ao fundador da entidade, professor José Marques de Melo, “principal obreiro (...) de uma comunidade científica, policentrada e polifacetada... (...) uma comunidade com o sentido do debate e da cooperação, no respeito pela diversidade e pela diferença entre as culturas”.

Moisés Martins lembrou a gênese dessa utopia, reiterando o compromisso estratégico assumido pela CONFIBERCOM em sua raiz acadêmica: formar uma comunidade destinada a “debater as políticas científicas e contrariar o modelo hegemônico de fazer ciência, um modelo que nos apaga, tanto pela língua de uso, como pelo paradigma que nos impõe”. Defendeu uma linha de ação capaz de tornar as línguas, portuguesa e espanhola, veículos de “pensamento, cultura e conhecimento”.

Na semana anterior ao congresso de Braga, o Professor Marques de Melo mereceu efusivas referências nas cidades do Porto (Portugal) e de Pontevedra (Espanha).

Folkcomunicação e Lusofonia

No Porto, nos dias 9 e 10 de abril, ele foi lembrado, na sessão de abertura do Encontro Internacional de Folkcomunicação, pelo organizador do evento, o Diretor do Museu Nacional de Imprensa, Luis Humberto Marcos, bem como pela Profa. Dra. Eliane Mergulhão (UNIP), atualmente realizando a sistematização do Acervo Marques de Melo do Cordel de Época, doado ao Museu da Xilogravura de Campos do Jordão (Brasil).

No campus da Universidade de Vigo, na cidade de Pontevedra, Galícia, Espanha, teve lugar, nos dias 11 e 12 de abril, o XI Congresso Internacional de Comunicação Lusófona. A sessão de encerramento do LUSOCOM 2014 foi organizada pela professora Margarida Ledo, presidente da Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, focalizando “A vida e a obra de José Marques de Melo”, através de depoimentos de autoria dos professores Jorge Pedro de Souza (Portugal), Bernardo Diaz Nosty (Espanha) e Antonio Hohlfeldt (Brasil).

Brasil

As iniciativas brasileiras no sentido de homenagear o fundador da INTERCOM tiveram como cenário as cidades de Blumenau (SC), São Bernardo do Campo (SP) e Maceió (AL).

Em Blumenau, o Professor Marques de Melo proferiu, no dia 9 de março, a Aula Inaugural do recém fundado curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Em São Bernardo do Campo (SP), ele proferiu, no dia 31 de março de 2014, a conferência de abertura do Ciclo de Estudos sobre o Golpe Militar de 1964; Em Maceió (AL), foi agraciado pela Federação Nacional de Jornalistas com a Comenda FENAJ, no dia 4 de abril, no encerramento do 36º. Congresso Nacional de Jornalistas; e no dia 10 de abril de 2014, no Teatro Deodoro, onde o Governador Teotônio Vilela Filho fez entrega do Troféu Expressão Alagoana, ao escritor José Marques de Melo, autor da melhor obra nacional do campo da Comunicação, segundo escrutínio realizado pela Câmara Brasileira do Livro durante o ano de 2013.

Novos livros

A Editora Paulus está anunciando o lançamento do mais novo livro escrito pelo Professor Marques de Melo. Trata-se de Teoria e Metodologia da Comunicação , obra de síntese, onde o autor narra didaticamente as tendências das ciências da comunicação no século XXI.

Também circulam em abril duas obras escritas em parceria. "Jornalismo Científico: teoria e prática" (São Paulo, Intercom) contou com a participação do jornalista José Hamilton Ribeiro.

Por sua vez, "Economia Política da Comunicação: Vanguardismo Nordestino" (Recife, Editora Massanana, 2013) é uma coletânea organizada conjuntamente com Patricia Bandeira de Melo, pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Recife).

INTERCOM

“Seu nome tem sido sempre lembrado, por brasileiros, espanhóis e portugueses, aliás, mais que merecidamente.” Esta mensagem foi enviada pelo prof. dr. Antonio Hohlfeldt ao Professor Marques de Melo, na data de encerramento do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. O Brasil tomou a iniciativa de fomentar a comunidade ibero-americana de ciências da comunicação, sediando em 2011 o primeiro congresso mundial. Em 2015, o Brasil sediará o III Fórum da CONFIBERCOM, coordenado pela profa. dra. Margarida Kunsch e o Congresso Bienal da AssIBERCOM, coordenado pela profa. dra. Maria Immacolata V. Lopes , na ECA-USP.

Fonte: Portal INTERCOM, 15/04/2014

Ações 
Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
SOBRE O PROGRAMA