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Marketing Político Pós-Eleitoral marca abertura do VII Politicom

16 e 17/10

13/10/2008 18h05 - última modificação 14/10/2008 11h08

Começa nesta quinta-feira, dia 16 de outubro, na Faculdade Prudente de Moraes em Itu/SP, o VII Politicom - Conferência Brasileira de Marketing Político, que neste ano discutirá a importância estratégica do “Marketing pós-eleitoral”. A conferência de abertura será mediada pelo coordenador do Curso de Comunicação, prof. Vitor Kraide Corte Real e contará com as presenças dos profs. Adolpho Queiroz e Marcelo Briseno Marques, ambos da Universidade Metodista de São Paulo. À Queiroz caberá a apresentação do arcabouço teórico do tema e a Briseno, a presença do marketing pós-eleitoral em Juscelino Kubitscheck, a partir da releitura da mini-série apresentada recentemente pela Rede Globo de televisão.

Também durante a abertura serão lançados: a POLITICOM, Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Marketing Político, ONG que pretende congregar os pesquisadores e profissionais da área; a primeira edição da revista impressa POLITICOM, Revista Brasileira de Marketing Político e o e-book “Propaganda política e modernidade”, contendo as conferências e principais trabalhos apresentados nas seis edições anteriores do evento.

No dia 17, sexta-feira, o evento terá ainda as seguintes atividades: debate sobre o marketing político internacional, com o “case” da propaganda política na Itália, a ser desenvolvido pela profa. Bruna Vieira Guimarães, que esteve estudando na Itália durante o ano de 2007; e a palestra “Marketing político e marketing do político”, pelo prof. Daniel Galindo, da Metodista. No período da tarde serão apresentados 48 trabalhos nos vários GTs, 30 papers e 18 comunicações aplicadas de propaganda política desenvolvidas por estudantes de graduação de várias universidades brasileiras. No período da noite, a profa. Dra. Célia Retz, diretora do Núcleo de opinião Pública da UNESP de Bauru, e o jornalista Rodrigo Manzano, diretor de redação da revista “Imprensa”, discutirão o tema central, na ótica da opinião pública e do jornalismo especializado.

O VII Politicom tem o apoio acadêmico da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.


Politicom, a Regionalidade na Propaganda Política

Desde que foi estabelecida, a Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Metodista de São Paulo, em 1998, a grande meta dos seus executores foi a de dar visibilidade para temas contemporâneos, construindo repertórios adequados para interpretá-los.

A partir de 29 de agosto de 2002, no anfiteatro do Edifício Capa, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Metodista, começou a ser escrita uma nova história. Primeiramente, com o nome de Seminários Brasileiros de Marketing Político e depois renomeados, em 2006, com as comemorações dos 10 anos da Cátedra UNESCO em São Bernardo, transformados em Conferência Brasileira de Marketing Político.

Com modéstia, naquele ano, o então reitor da Universidade, prof. Dr. Davi Ferreira Barros, ao lado do diretor da Cátedra UNESCO, prof. Dr. José Marques de Melo, abriram solenemente o encontro que percorreu três períodos do dia, entre palestras, apresentações de trabalho, culminando com uma conferência pronunciada pelo jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva sobre a temática do marketing político e eleitoral. Entre alunos do mestrado e doutorado da Metodista, fixou-se o objetivo de dar prosseguimento ao evento no ano seguinte.

Em 2003, ainda no mesmo auditório, tendo como convidado especial o prof. Gaudêncio Torquato, o II Politicom já recebeu uma estrutura organizacional mais adequada. Teve até cartaz e folder e uma programação rica apreciada igualmente por alunos de pós e de graduação da Metodista.

Foi também em agosto de 2004 que o III Politicom realizou-se sob o patrocínio do Instituto Superior de Ciências Aplicadas, de Limeira/SP, tendo como coordenadora local a profa. Dra. Adriana Pessate Azolino e como conferencista a profa. Dra. Graça Caldas, do programa de pós-graduação em comunicação da Metodista. Naquela ocasião, a primeira vez que o evento saía de São Bernardo, optou-se também por agregar às palestras, a apresentação de trabalhos em GTs, Grupos de trabalho que receberam contribuições da propaganda política no rádio,televisão, Internet, jornais, revistas, bem como um especial, tratando das campanhas políticas desenvolvidas pelos alunos dos cursos de publicidade das várias instituições de ensino superior presentes.

O IV Politicom realizou-se também em agosto de 2005, nas Faculdades Claretianas de Rio Claro/SP, sob a coordenação local do prof. João Carlos Picolin e colocou o evento na modernidade, construindo o seu primeiro site de divulgação, feito especialmente pelos acadêmicos da Agência Escola de Publicidade da Instituição. O presidente da ABCOP - Associação Brasileira de Consultores Políticos, Carlos Manhanelli fez então a conferência de abertura, mostrando um pouco do facetado mercado aos presentes.

A comemoração dos 10 anos de existência da Cátedra, realizada entre 9 e 11 de outubro de 2006, fez com que inúmeros eventos simultâneos fossem realizados, para comemorar a efeméride. Junto com o V Politicom, realizaram-se as etapas do Folkom, ComSaúde, Regiocom, Unescom, Celcacom, promovidos igualmente pela Cátedra. E o evento ganhou nova denominação, passando a chamar-se Conferência Brasileira de Marketing Político. Além disso, ganhou um tema central para as suas discussões. “Comunicação política na Internet” ficou sendo um marco importante no debate, que reuniu pela primeira vez pesquisadores de Universidade Públicas e Privadas, como da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, Universidade Federal de Tocantins/TO, Universidade Federal do Paraná, Universidade federal de São Carlos, entre outras.

Quando atingiu sua sexta edição, o Politicom voltou ao interior de São Paulo, desta vez a convite da Faculdade Anhanguera, de Santa Bárbara d´Oeste/SP, sob a coordenação local do prof. Paulo César D´Elboux, tendo como convidado para discutir o tema “Eleições municipais”, novamente o presidente da ABCOP, Carlos Manhanelli e a profa. Dra. Letícia Costa, da Unitau, e no painel de encerramento a presença dos deputados Célia Leão (PSDB), Chico Sardeli (PV) e Roberto Felício (PT), que na condição de parlamentares e clientes, opinaram sobre a importância da profissionalização do campo. Posteriormente, o deputado Chico Sardelli (PV) redigiu uma moção de aplauso ao evento, que foi aprovada pelo plenário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Entrando em sua sétima edição, agora sob a coordenação do prof. Victor Kraide Corte Real, da Faculdade Prudente de Moraes, em Itu/SP, caminha para a sua consolidação institucional, lançando um e-book, uma revista e preparando-se para tornar-se uma Oscip, capaz de, em 2009, quando da realização de sua IX Conferência, ser capaz de avançar ainda mais nos seus objetivos e propósitos iniciais: ampliar o repertório, os conhecimentos e a visibilidade do campo da propaganda política no Brasil.

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