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Livro aborda a interação propiciada pelas redes sociais no relacionamento entre consumidor e empresa

26/08/2015 15h10 - última modificação 27/08/2015 17h21

A obra “A comunicação de mercado em redes virtuais – uma questão de relacionamento” foi organizada pelo professor Daniel dos Santos Galindo, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo e traz sete capítulos que analisam a importância das redes sociais nas estratégias de relacionamento das organizações.

O professor doutor Laércio Bento, da Escola de Gestão e Direito, em conjunto com pesquisadores de outras áreas como os professores Sebastião Squirra e Elizabeth Moraes Gonçalves (Pós-Graduação em Comunicação), e de outros países como Víctor Manuel Pérez-Martínez e Esmeralda Aleixandre Tolosana (pesquisadores convidados da Universidade San Jorge, Zaragoza, Espanha), elaboraram artigos que compõem a obra e analisam a troca de informação em redes, evidenciando a comunicação voltada para o mercado, a interação mútua entre os atores sociais envolvidos, a troca entre esses atores e a importância e o papel de influência de cada um deles.

Além dos aspectos citados, o livro aborda a relação entre máquina, homem e comunicação valendo-se de suportes on-line; analisa as novas narrativas a partir do universo das mídias digitais; as mudanças ocorridas no marketing em função do emprego de tecnologias e as diferenças entre os conceitos de socialcast e broadcast.

Sobre esse último assunto, o organizador da obra explica: “um é analógico e unidirecional, conhecido como comunicação massiva, já o outro é uma comunicação conectada, que prevê a multidirecionalidade”, referindo-se respectivamente a broadcast e socialcast. A comunicação virtual (mediada por computadores) permite feedback, ou seja, faz com que seja possível as pessoas conversarem umas com as outras, propiciando uma interação mutua e contribuindo para promover relacionamentos e estabelecer contato entre consumidor e empresa, por exemplo.

Laércio Bento, pesquisador que escreveu um dos capítulos do livro, evidencia que no ambiente mercadológico não pode haver uma comunicação do tipo broadcast, pois a empresa precisa ter uma visão muito mais ampla do que a de apenas “vender o produto”, a questão primordial é de relacionamento. “Aquilo que a empresa faz hoje tem uma implicação no mercado que vai muito além da venda do produto em si, pois ela tem uma imagem a zelar. Portanto, é essencial saber como se posicionar perante esse mercado e elaborar a melhor estratégia para isso”.

O livro “A comunicação de mercado em redes virtuais – uma questão de relacionamento” é uma obra interdisciplinar escrita em linguagem prática, a fim de servir como suporte para que os leitores compreendam os pormenores da dinâmica dos relacionamentos que permeiam as mídias sociais. Publicado pela Editora Argos, de Santa Catarina, o livro já está disponível para compra. 

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